Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, Brazil
Antes de falar da minha vida profissional quero dizer que como toda Mulher Contemporânea sou Filha, Amiga, Irmã, Esposa, Mãe dedicada etc. coisa e tal. Procuro viver intensamente e da melhor forma possível, os dias que me são permitidos viver. Como Virginiana, exigo muito de mim e acabo cobrando muito dos outros. Sou detalhista e organizada Em toda minha vida sempre busquei a perfeição e creiam meus queridos, sofria muito com isso. Hoje mais vívida e madura, descobri que a perfeição inexiste, assim sendo, escolhi deixar de sofrer e ser mais feliz !!! Falando do profissionalismo, em 1.989 juntamente com meu esposo ( Médico Urologista ) fundamos a Clínica Uroclin Unidade Urológica e Pronto Socorro S/C Ltda, onde exerço os Cargos: Diretora Administrativa e Coordenadora da mesma. Como Psicóloga Clínica especializei-me em Sexualidade Humama e Terapia Breve de Casais. Atendo Consultas e Avaliações Psicológica com hora marcada à Rua Bom Pastor, 2.606 - Ipiranga-São Paulo - Fones: (11) 2914.6290 / 2914.1219

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Primeira Menstruação ( Menarca ). Primeira Ejaculação ( Espermarca e/ou Semenarca )

A adolescente nem sempre fica muito satisfeita com a iédia de menstruar todos os meses, e talvez até preferisse não fazer muito alarde do ocontecido, mas sua mãe já fofocou com a sua vó, tias e primas, com as vizinhas mais próximass e as amigas mais íntimas, "" ... a minha filha ja é mocinha e os mais chegados dão até os parabéns ... " Quanta vergonha não é mesmo ??? " A primeira menstruação é uma coisa normal para toda a mulher pois é um sinal de que a adolescente está se tornando gente grande, deixando para trás a fase de criança. Para cada adolescente isso vai ocorrer em determinada idade. Lembrando que no começo pode houver uma desregularização, mas isso depois volta ao normal.



MAS O QUE VEM A SER A MENSTRUAÇÃO ?  Ela nada mais é do que a descamação da parede interna do Útero, o chamado Endométrio, que se prepara todos os meses para receber uma gravidez.Se esta não ocorre, o Endométrio se desfaz como menstruação,e começa tudo novamente para o próximo mes.

COMO É QUE ISSO OCORRE ? Existe uma glândula que tem como uma de suas funções, o controle de seu aparelho reprodutor que se chama Hipófise e fica localizada no cérebro. Quando você menstrua, ela manda uma ordem para que seus ovários inicie o amadurecimento de um óvulo, e também para produzir um hormônio, o Estrogênio, que faz seu Útero se preparar para uma possível gravidez, engrossando a camada do Endométrio.

Os dias vão passando, o óvulo vai amadurecendo e quando estiver pronto, a hipófise manda uma nova ordem para que o óvulo se solte.É a chamda ovulação.Neste período, existe a chance de ocorrer a gravidez,
se houver uma relação sexual, pois este é o período fértil. Após a ovulação, o ovário passa a produzir outro hormônio, a Progesterona, que faz com que a camada do Endométrio que se preparou, agora produza nutrientes para alimentar uma possível gravidez. Se não ocorrer a fecundação, que é o encontro do óvulo com o espermatozóide, em até 48 horas, o óvulo é então absorvido, e a camada que se formou não precisa mais existir, descamando após 14 dias desta ovulação, como menstruação. É comum na adolescencia, que as primeiras menstruações sejam irregulares, pois o controle de tudo ainda não está totalmente estabelecido



A  primeira ejaculação é um marco para o menino pois sente-se que está virando um homem. Agora ele já produz espermatozóides, ejacula e quiça já pode fazer filhos. E tudo isso ocorre por volta dos doze anos de idade, ou seja, na pré-adolescência. É bom saber que o nome ejacular vem do latim ejaculare, que significa lançar sêmen ou pólen.

Como a mulher tem a primeira menstruação, o homem também fica marcado pela primeira ejaculação. O
 nome desse evento que em geral assusta os meninos é : ESPERMARCA ou SEMENARCA.. Por desconhecimento, muitos meninos não compreendem o ato de ejacular e até sentem medo. “Imaginam que podem estar doentes, que o líquido seminal é alguma infecção. Nos garotos as coisas começam a mudar um pouco mais tarde que na menina. Ele começa a crescer muito rápidamente, chamada de a Fase do Estirão,quando seus braços ficam longos, suas mãos crescem e também os pés, ficando um tanto quando desajeitado.

A voz engrossa , aparecem os primeiros pêlos: no bigode, na barba, nas axilas e nos genitais. E por falar em genitais, estes também se modificam, o " saco " descola do corpo e fica mais escuro, mas o pênis ainda demora um pouco à crescer. Isso pode causar alguma decepção no rapaz, que no entanto, não deve se preocupar pois ele vai completar o seu desenvolvimento perto dos 16 à 18 anos de idade. Aí ele pensa: " As coisas vão melhorar " !!!

Na adolescencia uma das principais preocupações do garoto é ver o seu  pênis " funcionando " pela primeira vez. A partir da puberdade, sob o comando da Hipófise, os testículos passam a produzir espermatozóides. Quando houver excitação sexual, o pênis entrará em ereção, os espermatozóides se juntarão aos líquidos da Próstata e das Vesiculas Seminais, formando o Sêmen na hora da Ejaculação.

A primeira ejaculação também  poderá ocorrer durante o sono ( ejaculação involuntária ), sem que haja qualquer estímulo externo para que ela aconteça, neste caso é chamado de Polução Noturna. Isso pode ocorrer até mesmo na fase adulta, pois esta é uma forma que o corpo encontrou para eliminar os espermatozóides acumulados.



Regina Celia Verissimo
Psicóloga Clínica/Psicoterapeuta Sexual
CRP- 08/48809-1

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

A Pratica do Sexo pode beneficiar a Saúde Física e Emocional de Homens e Mulheres !!! !!



Dentro de um contexto de um bom relacionamento, o ato sexual alavanca a saúde mental , o bem estar físico e emocional de homens e mulheres. O exercício sexual que é praticado, pode ser mais puxado do que se imagina. A energia gasta por um homem durante a relação sexual equivale a um jogo de Golfe- quando se está carregando os tacos. Nas mulheres com 65 quilos aproximadamente, seguindo algumas tabelas de gasto calórico, 20 minutos de sexo moderado queimam cerca de 93 calorias- mais do que 20 minutos num passeio tranquilo a pé ou de bicicleta-.

Como qualquer outra atividade física, o sexo pode aumentar a capacidade respiratória, fortalecer os músculos e melhorar a circulação. Acelera também os batimentos cardíacos na qual existe também, uma correlação cada vez mais forte entre a frequência sexual e as doenças do coração, como relata O Dr. Richard Casey, também Editor do Journal of Sexual and Reproductive Medicine.

Um estudo inglês acompanhou 900 homens com idades entre 45 e 59 anos, comparados com os homens que tinham de dois ou mais orgasmos por semana, com  outros homens que tinham menos orgasmos, a qual apresentaram uma taxa duas vezes maior de morte por doenças cardiovasculares.

Em outro estudo composto por 34 mulheres, 11 delas experímentaram alívio completo ou parcial da enxaqueca, depois de fazer sexo e atingir o orgasmo. Descobriu-se também que o sexo pode alíviar cólicas, pois aparentemente o sexo provoca a liberação no cérebro de uma descarga de Endorfina, que bloqueia a dor. As mulheres com uma vida sexual ativa produzem mais estrogênio, um hormônio decisivo para a saúde do coração, dos ossos e até para a manutenção do bom humor e bem-estar;

Uma vida sexual ativa também pode aumentar a longevidade. Quem pratica sexo por mais de duas vezes na semana pode ganhar até um ano e meio segundo esse estudo. O sexo aumenta a expectativa de vida das pessoas na medida em que oferece benefícios à saúde e promove a tonificação de vários músculos do corpo humano, como pélvis, abdômen, braços e pernas.

O primeiro passo para os relacionamentos com os outros, é sentirmo-nos bem com o nosso corpo, pois significa tambem ACREDITAR em nossas capacidades, como também ter mais confiança no que  fazemos. O prazer físico e mental retirado de uma relação satisfatória, torna as pessoas mais abertas para o mundo exterior, havendo menos lugar para frustrações. O Ministério da Saúde Brasileiro recomenda que as pessoas façam sexo com frequência, algo considerado tão importante quanto controlar a pressão arterial.

Por isso meus queridos mãos a obra !!!  Vamos nos beneficiar de todos esses ganhos pois,  fazer sexo é bom, prazeroso, gasta energia e é de graça !!!

Até a próxima  ...


Regina Verissimo
Psicóloga Clínica/Psicoterapeuta Sexual
CRP- 06/48.809-1

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

A Vontade Dirigida- Texto prá lá de interessante !!!

Recebi por email o texto abaixo,  que tem muito a ver com um dos últimos textos escrito por mim relativo a DEPRESSÃO, a qual gostaria de compartilhar com os meus amigos do Blog. Peço que todos voces leiam, reflitam e percebam que faz parte da CURA o desejo de ser CURADO pois, basta que saibamos dirigir essa força de acordo com nossa escolha  !!!




O psiquiatra recebeu em seu consultório um paciente com depressão aguda. Segundo a família, ele estava naquele estado há mais de 5 anos e já havia tentado suicídio várias vezes. Agora estava ali, diante do médico, em busca de um remédio que o curasse de forma instantânea. 

O médico, acostumado a todo tipo de paciente, olhou-o no rosto e falou com firmeza: "Tenho duas notícias para lhe dar. Uma delas é que ainda não existe um remédio para a sua doença." O paciente contorceu-se na cadeira, e perguntou um tanto irritado: "e a outra notícia?" "Bem, a outra notícia é que a sua cura depende da sua vontade". 

"Como assim, Doutor? Eu não tenho vontade para nada. Não tenho vontade de trabalhar, nem de comer, nem de falar com pessoas. A vida não tem mais sentido para mim." O psiquiatra, que o observava com atenção, lhe falou com voz muito firme: "você está cheio de vontade." 

Aí o paciente não se conteve, deu um murro sobre a mesa e retrucou nervoso: "o senhor está brincando comigo? Eu já lhe disse que não tenho vontade, Doutor." Sem se alterar, o médico voltou a afirmar: "o senhor tem muita vontade, sim. Tem vontade de não trabalhar, de não comer, de dormir, de não falar com ninguém, e vontade de se isolar do mundo." 

"Mas a vida não tem sentido para mim". Tornou a dizer o paciente. O médico, conhecedor das causas que levam a pessoa a esse estado de ânimo, disse-lhe: "você está é com raiva do mundo e por isso deseja matar-se, para punir aqueles que o infelicitaram e que não consegue perdoar." 

Nesse momento o homem quase teve um surto. Levantou-se e gritou, enlouquecido: "Eu nunca vou perdoá-los! Meu patrão me despediu, acabou com a minha vida, meus irmãos me roubaram a herança e..." E desfilou uma lista de nomes de pessoas que odiava com toda força de seu ser. Então o psiquiatra voltou a dizer: "somente quando você perdoar conseguirá se livrar desse ácido que o corrói e o está matando, dia após dia." 

E aquele homem enorme, falou entre dentes: "eu nunca vou perdoá-los". O médico aproveitou a oportunidade para reafirmar ao seu paciente que ele estava cheio de vontade, mas dirigida para a própria infelicidade. 

Vale a pena meditar sobre a direção que estamos dando a nossa vontade. Até quando dizemos que não temos vontade, estamos usando nossa vontade para não sentir vontade. Se dizemos que não sentimos vontade de viver, podemos afirmar que, na verdade, estamos com vontade de não viver. Estamos com vontade de fugir do mundo, com vontade de dormir, de ficar num quarto fechado, com vontade de morrer... Mas a vontade está ativa. Somente está sendo dirigida para onde nossa razão desejar. 

Se você ainda não havia pensado por esse ângulo, pense agora. Lembre-se de que a vontade é uma força neutra que existe em nós, capaz de definir nossas ações. Basta que saibamos dirigir essa força de acordo com nossa escolha. Se escolhemos ter vontade de morrer, podemos direcionar essa força para a vontade de viver. A força não se altera, mas alteramos a direção. Se escolhemos ter vontade firme de não perdoar, de manter o desejo de vingança, podemos dirigir essa força para a indulgência, para o perdão. 

O que geralmente acontece, é que sentimos prazer mantendo esse estado de coisas. Sentimos prazer em chamar a atenção dos outros, fazendo-nos de vítimas. Essa autopiedade é extremamente perigosa, pois pode nos levar a situações de maior infelicidade ainda. Por todas essas razões, vale a pena direcionar a nossa vontade com lucidez. Com o desejo sincero de construir a nossa felicidade efetiva, sem o prazer mórbido de infelicitar aqueles que nos infelicitam. Pense nisso, mas pense agora.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Medo: Como podemos superar e vencer este sentimento !!!!



O medo, a ansiedade, a angustia e o estresse fazem referência a um estado-emocional aflitivo ou desagradável que se caracteriza por manifestações fisiológicas como tremor, arrepios, sudorese, sensação de vazio no estômago, aumento do ritimo respiratório e cardíaco, tensão nos músculos e outros.

Essas respostas fisiológicas do organismo podem ser úteis em algumas ocasiões por exemplo: diante de um perigo iminente tal como a presença de um animal feroz. O organismo mediante esses mecanismos, prepara-se para superar o perigo, seja escapando pela corrida ou enfrentando o animal, para o que necessita estar preparado, ter os músculos prontos e incrementar o ritimo respiratório e cardíaco a fim de dispor do oxigênio e da energia necessários.

Aprendemos a ter medo de pessoas, animais, coisas, fenômenos ou situações. Quanto a alguns medos, é conveniente mantê-los, pois servem para preservar o organismo. Outros porém, são destrutivos e são necessários eliminá-los. Quando nossos temores são infundados e em número excessivo, isso nos obriga a empregar muita energia em contê-los, nos mantém num estado permanente de tensão e nos impede ou dificulta a dedicação, atividades produtivas e criativas, bem como a concentração em sermos felizes , como tambem em nosso desenvolvimento pessoal.

Um dos medos que tem de enfrentar toda pessoa que quer elevar sua auto-estima, depois de ter decidido mudar é precisamente o medo da mudança, o medo das consequências de sua decisão, o que pode levá-lo a renunciar a seu propósito. Podemos superar esse medo e qualquer outro medo indesejado e irracional que nos impeça de melhorarmos e de sermos mais felizes.

Quanto mais profundo for o medo, mais difícil será admitir que as mudanças ocorram. Se tens medo de contrair uma doença, você vai ter que,  procurar vencer este sentimento em relação a doença. A solução mais saudável será o de criar defesas, se armar e lutar, caso contrário, írá ocorrer um ciclo viciante e muito difícil de ser retomado. A pessoa terá que ter uma força de vontade e se fortalecer para combater o medo, pois pensar em coisas positivas irá só atrair em coisas positivas.

" Para vencer os medos excessivos, é preciso recorrer aos mecanismos do nosso inconsciente, acreditar no seu poder, e se esforçar para transmutar os padrões condicionados que ali residem, para assim realizarmos nossos mais profundos anseios, entre eles, nos livrarmos do medo destrutivo, ao descobrirmos suas fontes ".


" Muitos têm medo de mudanças, mesmo que esta mudança as abra a uma existência melhor e mais feliz.  O abandono dos antigos hábitos, a perda do conhecido, cria em algumas pessoas um clima intolerável de insegurança.  Não há realmente segurança senão no previsível, mesmo que isto signifique infelicidade e sofrimento ".


" A VIDA É MARAVILHOSA SE NÃO SE TEM MEDO DELA "
( Charles Chaplin )


Regina Verissimo
Psicóloga Clínica/Psicoterapeuta Sexual
CRP- 06/48809-1

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Depressão: Importante saber que faz parte da cura o desejo de ser curado !!!



Mais do que uma tristeza momentânea, a depressão é uma problema grave que geralmente impede a pessoa de fazer suas atividades diárias. Todo mundo fica "derrubado"  ou  "na pior"  de vez em quando. É normal sentir-se triste por curtos períodos, principalmente se algo de ruim ocorreu em nossa vida.

Embora a depressão às vezes seja desencadeado por um motivo óbvio, ela geralmente entra na vida da pessoa sem avisar. Sem perceber, uma densa nuvem de tristeza cobre sua vida sem razão aparente. Mas as pessoas que sofrem de depressão tem muito mais que "tristeza", é mais do que altos e baixos e este sentimento pode durar por muito tempo, afetando o comportamento, a saúde, a aparência,  o desempenho profissional, a capacidade de tomar decisões e enfrentar as pressões diárias.

Pesquisas revelam que 5% da população sofre de depressão e que 10% a 20% vão sofrer em algum momento de sua vida. Ter depressão não é motivo de vergonha e pode aparecer em qualquer fase da vida, desde a infância até em idades avançadas.O importante a saber é o que as pessoas  deprimidas podem fazer para se tratar dessa doença aflitiva e aprender a conviver com ela. Conhecer as causas da depressão ajuda os deprimidos, seus amigos e a sua familia a entender o quanto ela é dolorosa e por que é dificil  "sair dela".

A DEPRESSÃO CARACTERIZA-SE POR:

-  Estado de ânimo persistentemente triste, ansiedade ou sensação de vazio.
- Pensamentos de culpa ou de inutilidade.
- Auto-estima baixa, pensamentos pessimistas ou sentimento de desesperança.
- Falta de interesse ou de prazer em atividades anteriormente satisfatórias, incluindo atividade sexual.
- Alterações no sono: insônia ( incluindo despertar precoce pela manhã ) sono pouco reparador e excessivo.
- Dificuldade de concentração, perda de memória e incapacidade para tomar decisões.
- Perda de energia, fadiga e abatimento.
- Perda ou aumento de apetite ou de peso.
- Pensamentos de morte, idéias ou comportamentos suicidas.
- Inquietação e irritabilidade.
- Sintomas físicos, como dor de cabeça, problemas digestivos e dores crônicas, que não respondem a
   tratamentos específicos.

Em nosso cérebro há mensageiros químicos chamados neurotransmissores que ajudam a controlar as emoções, sendo que, os níveis deles aumentam ou diminuem, mudando nossas emoções. Quando os neurotransmissores encontram-se "em equilibrio", sentimos a emoção certa para cada ocasião. Quando alguém está deprimido, os mensageiros químicos não estão em equilibrio. Isso significa que alguém pode se sentir triste quando deveria estar alegre. Ainda não está claro por que isso ocorre em algumas pessoas e não em outras, mas as pesquisas indicam que a depressão ocorre em  famílias com este histórico. Outros desencadeadores da depressão são:

- EVENTOS ESTRESSANTES OU PERDAS. É normal sentir-se triste após uma perda, como  morte de um ente querido ou o rompimento de uma relação. Às vezes, essa tristeza pode se transformar em depressão, em pessoas que tem essa tendência. Problemas de dinheiro, trabalho ou outras questões pessoais podem também desencadear a depressão.

-DOENÇAS FÍSICAS: Algumas doenças, podem causar alterações cerebrais que levam a depressão, sendo que outras doenças tambem podem levar à depressão porque são dolorosas e mudam a vida das pessoas.

-NÍVEIS HORMONAIS: Os hormônios são substâncias que se encontram no organismo. Se os níveis de hormônios entrarem em desiquilibrio, a depressão pode surgir.

- USO DE CERTOS MEDICAMENTOS, DROGAS OU ÁLCOOL:  Alguns medicamentos podem causar depressão. Se isso ocorrer, entre logo em contato com o seu médico. O alcool e algumas drogas podem piorar a depressão. Não é bom que os deprimidos usem essas substâncias, mesmo que pareçam ajudar momentaneamente.

A maior parte de nós pensa em tristeza quando se fala em depressão. Mas também há outros efeitos físicos, mentais e emocionais. Muitos deprimidos sentem-se desamparados, como se essa situação fosse durar para sempre. Sentem-se sem energia e sem interesse pela vida. É difícil se imaginar sentindo novamente alegrias ou emoções, mesmo que quase todos os deprimidos apresentem melhoras. Alguns podem sofrer de ansiedade, outros se isolam e ficam menos sociáveis. Podem  ficar mal-humorados e difícieis de agradar. O mundo da depressão é um mundo solitário.

O primeiro passo no tratamento da depressão é consultar o médico especializado. Ele precisa conhecer seus sintomas e por quanto tempo voce tem se sentido deprimido. Hoje em dia há muitas formas de tratar a depressão que variam de acordo com os sintomas e a gravidade da doença portanto,  nenhum deprimido precisa sofrer sem necessidade. Tenha em mente que existem fontes e muitas formas de cuidar da depressão, bem como: Medicação antidepressiva, acompanhamento psicológico, orientação, materiais educativos, exercícios leves que melhoram o humor, apoio da família e dos amigos, são os meios eficazes no tratamento da depressão
Comemore suas pequenas vitórias, como uma visita aos amigos, mantenha um diário, onde possa anotar suas melhoras no decorrer do tempo pois, somos os sujeitos de nossa felicidade. A vida é unica, linda e precisamos despertar nossa sensibilidade, desenvolvendo hábitos positivos e otimista, como:

- Procurar sempre estar com pessoas, é melhor que ficar sózinho.
- Realize atividades que sejam prazerosas, sem exceder-se, como exercício físico suave.
- Vá a cinemas ou participe de outras atividades sociais.
- Não espere uma melhora imedita. O tratamento pode levar semanas até mostrar algum efeito.  
- Por isto ... Não Desanime !!!

Entretanto, é bom que o deprimido se conscientize que o passo  mais importante é  saber que faz parte da cura o seu desejo de ser curado, que a cada amanhecer será um novo dia e que a vida sempre se renova !!!


Regina Verissimo
Psicóloga Clínica/Psicoterapeuta Sexual
CRP 06/48809-1

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Disfunção Erétil: Alteração Sexual que provoca estragos no emocional masculino !!!


As  disfunções sexuais são mais comuns do que se pode imaginar. Entre os problemas que afetam boa parte da vida da população masculina está a Disfunção Erétil, antes conhecida como Impotência Sexual. Muitos homens ainda demoram para procurar ajuda profissional, sendo que alguns deles até tentam sózinhos descobrir a causa do problema. Há também os que receiam que, a sua dificuldade de ereção possa ser um indicador de outro problema de saúde a mais. Há outros ainda que hesitam, achando que as suas dificuldades de ereção não são um problema real de saúde.

Entretanto, este é certamente um problema de saúde, a respeito do qual o homem pode ter uma atitude positiva. Porém, o impacto emocional que esses problemas causam podem ser  produto de desinformação. Para o homem ter uma ereção precisa receber estímulos, que podem ser uma visão, um toque ou um pensamento.

A Disfunção Erétil (DE),  é uma alteração da ereção. Ela só pode ser chamada em homens que a DE ocorra em todas as suas relações sexuais, na qual apresenta a incapacidade persistente em obter e/ou manter uma ereção adequada para uma relação satisfatória. Embora anteriormente chamada de " impotência ", a disfunção erétil é considerada um termo mais apropriado, devido as conotações negativas que algumas pessoas associam a palavra impotência.

A DE.  não é algo do qual o homem deve se envergonhar pois, não significa que ele seja infértil, incapaz de atingir o orgasmo ou de ejacular. A importancia do problema é mais ou menos clara dentro de uma cultura em que se estabeleceu a sexualidade como uma espécie de identidade de um homem e onde é preciso  ter uma atividade sexual para ostentar como uma afirmação de sexualidade. Uma falha sexual realmente derruba o indivíduo. Muito mais que o aspecto sexual em sí, derruba como imagem masculina, como um ideal de vida,  fazendo um grande estrago no emocional desse homem.

No final das contas, o homem quando vai para uma relação sexual está preocupado em demonstrar do que é capaz, quer dizer, transforma o sexo muito mais numa função consciente do que realmente num exercício de uma liberdade sensorial. De uma forma simplista a DE. pode ser classificada e ocorrer de duas formas:  Disfunção Erétil de Obtenção e Disfunção Erétil de Manutenção, podendo também ser Primária, Secundária ou Situacional :
 
OBTENÇÃO: É quando o homem não consegue de forma alguma ter uma ereção.

MANUTENÇÃO: É quando o homem consegue ter uma ereção mas não mantém, ou seja,  qundo vai penetrar ele perde a ereção

PRIMÁRIA:  Ocorre desde o  ínicio das relações sexuais.

SECUNDÁRIA:  Ocorre em homens que já tiveram uma boa ereção e por algum motivo passaram a apresentar a Disfunção Erétil.

SITUACIONAL:  A própria palavra já está dizendo. Ocorre de acordo com a situação e do momento que o homem esteja passando.
             
Homens na faixa de 40 a 70 anos, o mais esperado são as causas orgânicas, cujos fatores de risco são: Diabetes; Hipertensão; Colesterol Elevado; Disturbios Hormonais, Problemas Cardíacos.

A disfunção Erétil também pode estar ligado a um estilo de vida que inclui: Tabagismo; Bebidas Alcoólicas e Estresse. Pode manisfestar-se no medo de falhar, desencadeado pela ansiedade, insegurança, culpa por alguma traição, medo de engravidar a parceira, relacionamento familiar inadequado, não olha para  a parceira como mulher e sim como mãe, como também, ter dia e hora para o envolvimento sexual.


Às vezes não é tão fácil conversar sobre esse tipo de problema pois, a simples idéia pode fazer com que o homem fique nervoso, envergonhado e ansioso. Como o tratamento tem a ver com o casal, pode ser uma boa idéia a parceira acompanhá-lo na consulta médica com o Urologista, o qual ambos vão ter uma visão clara da condição e das opções de tratamento que podem ser: Tratamento Medicamentoso, Psicoterapia Sexual e Psicoterapia de Casal  focado na Sexualidade. As causas da DE. podem ser decorrentes de problemas físicos ou de fatores psicológicos,sendo que em muitos casos estão envolvidos ambos os fatores.

O casal iniciando uma conversa franca, aberta, procurando um profissional especializado, vão ajudar no tratamento de maneira correta e agindo assim, irão potencializar um relacionamento melhor, mais afetivo. O objetivo do tratamento com um Psicólogo especializado em Sexualidade é de ajudar o paciente a lidar com a frustração e encontrar  as causas da Disfunção Erétil pois, quando o homem sente-se impotente diante de uma situaçõ ele somatiza e traz esta impotência em tudo que o cerca, inclusive para o corpo.


Regina Verissimo
Psicóloga Clínica/Psicoterapeuta Sexual
CRP- 06/48809-1

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Esteja atenta aos Principais Métodos para evitar uma Gravidez Indesejada:

MÉTODO ORAL: A pílula contém hormônios que evitam a gravidez, impedindo que as mulheres ovulem. É uma combinação de Estrógêno e Progesterona, com a função de inibir o amadurecimento dos óvulos. Sem óvulos não há ovulação, sem ovulação não há fecundação e sem fecundação não há  gravidez. Deve ser tomado diáriamente e sempre no mesmo horário.

MÉTODO VAGINAL- DIAFRAGMA:  Este método dever ser usado em conjunto com geléiais espermaticidas ou cremes. Deve ser introduzido na vagina, o que vai impedir a entrada de espermatozóides no útero. Espermaticidas são cremes ou geléias especiais que impedem a gravidez matando os espermatozóides, impedindo assim que eles fertilizem o óvulo. Devem ser colocados na vagina momentos antes da penetração.

MÉTODO INJETÁVEL (MENSAL OU TRIMESTRAL):  É um método seguro e seu   risco de esquecimento é menor. Impede que a mulher ovule,  impossibilitando dessa forma a gravidez. Oferece proteção anticoncepçional já no primeiro ciclo de uso, mantendo-se durante todo o período de utilização

MÉTODO ASSISTIDO: O Dispositivo intra-uterino DIU deve ser introduzido no útero da mulher por um médico. É um méodo contraceptivo muito utilizado. Geralmente Os DIUs são feito de cobre o que aumenta a sua eficácia. É colocado dentro do útero e leva a várias modificações do útero e da tuba úterina, além de provocar reações que matam os espermatozóides.

IMPLANTE SUBDÉRMICO:  É um método anticoncepcional no formato de bastonete que deve ser inserido sob a pele, na parte superior do braço da mulher. O bastonete contém progestogênio que é muito parecido com o hormônio natural e é liberado lentamente em doses constantes que impede a ovulação previnindo a gravidez. Apresenta alta eficácia e rápida reversibilidade após a interrupção do efeito.

ANEL VAGINAL: Trata-se de um anel de plástico flexível e libera compostos de  progesterona e estrógeneo que são absorvidos pela mucosa vaginal.O anel vaginal deve ser inserido pela mulher entre o 1° e o 5° dia do ciclo e dura um ciclo completo.

ADESIVO ANTICONCEPCIONAL TRANSDÉRMICO:  O adesivo contém estrógeno e progesterona que são absorvidos pela pele. Da mesma maneira que os outros contraceptivos hormonais inibe a ovulação e altera o muco cervical.                      

PRESERVATIVO MASCULINO: Não deixa o pênis entrar em contato direto com a vagina, impedindo assim a gravidez indesejada. Tem eficácia entre 88% e 97%. Alem disso é o método mais seguro para se proteger contra as Doenças Sexualmente Transmissíveis, principalmente a AIDS.

PRESERVATIVO FEMININO: O preservativo feminino evita a gravidez por impedir o esperma de entrar em contato com o óvulo. Também é um método bastante eficiente da mulher se proteger contra as Doenças Sexualmente Transmissíveis, principalmente a AIDS

TABELINHA-MÉTODO COMPORTAMENTAL:  Através de seu ciclo menstrual a mulher pode saber quais os dias em que está no seu período fértil e os dias em que ela pode manter relações sexuais sem riscos de engravidar. É um método baseado em cálculos sobre a possibilidade da mulher engravidar ou não em diferentes épocas do ciclo menstrual. Lembre-se que é um método pouco eficaz quando se quer prevenir a gravidez.

MÉTODOS CIRURGICOS- LIGADURA DE TROMPAS ( NA MULHER ) : É feito uma cirurgia na mulher com o objetivo de bloquear as trompas  para impedir a fecundação. Com a obstrução nas trompas  o espermatozóide é impedido de chegar ao óvulo e a eficácia desse método é muito alta.
VASECTOMIA ( NO HOMEM ): É um método permanente, adotado sómente nos casos em que o homem não quer mais ter filhos. Sua eficácia é alta.

MÉTODO DE CONTRACEPÇÃO DE EMERGÊNCIA: É um método usado para prevenir uma gravidez indesejada, dentro de 72 horas após uma relação sexual desprotegida. É feito a base de altas doses de hormônios que impdem a ovulação e a mobilidade dos espermatozóides, impedindo dessa maneira a fecundação e consequentemente a gravidez. Esse método só deve ser utilizado, após qualquer relação sexual desprotegida, incluindo:

- Quando nenhum outro contraceptivo foi usado;
- Esquecimento da tomada da pílula anticoncepcional;
- Ruptura da camisinha;
- Falha na tabelinha ou no coito interrompido;
- Desalojamento do diafragma;
- Expulsão do DIU;
- Em caso de estupro.

O método de contracepção de emergência não oferece nenhum tipo de proteção contra as Doenças Sexualmente  Transmissíveis, entre elas a AIDS. Use sempre a camisinha para o sexo seguro. O comprimido deve ser tomado até 72 horas após a ocorrência de uma relação sexual desprotegida e nunca após esse prazo. O segundo comprimido deve ser tomado 12 horas após o primeiro. Não é um método para ser usado com frequência e sim só em situações de emergência.

Regina Verissimo
Psicóloga Clínica/Psicoterapeuta Sexual
CRP- 06/48809-1

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Saiba o que é Herpes e suas formas de contágio !!!



O Herpes é uma doença infecto-contagiosa causado por um vírus. É chamado de Herpes Zoster quando há uma reativação do vírus  da varíola (vírus varicela-zoster), Herpes labial ou Herpes Genital segundo a localização das lesões, que são causadas pelos Herpes hominis virus. Estes vírus são muito semelhantes mas apresentam algumas diferenças.


O contágio se dá através do contato direto entre a pessoa infectada com lesões e a pessoa saudável. No Herpes Labial, em geral, o primeiro contato se dá na infância através dos pais, irmãos e parentes próximos, que já são portadores e apresentam lesões.

Evite beijar quando você ou o seu parceiro estiverem com Herpes Labial, pois o beijo é uma das formas mais importantes no contágio, podendo também ocorrer com o uso de objetos pessoais  como : ( copos, talheres, toalha, etc ). É importante que seja evitado esfregar seus olhos depois de tocar na ferida labial,  isso pode provocar infecção grave resultando na fomação de úlceras nas córneas.

MANIFESTAÇÃO, SINTOMAS CLÍNICOS  E REGRESSÃO DO HERPES GENITAL E LABIAL:

Quando somos adultos é quando o vírus "adormecido" pode apresentar manifestações clínicas e sinais: Primeiramente através de ardor no local que será infectado, em seguida com a formação de pequenas vesículas (bolhas) dolorosas,  e posteriormente com o ressecamento, ocorre a formação de crostas. Passada essa fase de mais ou menos 15 dias, o vírus volta ao seu estado "adormecido"  junto aos nervos.

HERPES  ZOSTER : Mais agressivo que os outros dois, acomete nervos e pele causando dor acentuada. Sua localização mais comum é entre as costelas na direção horizontal e nervos da face a partir da orelha. Sua duração é mais demorada ( pode durar semanas, meses ou anos ); entretanto, uma vez cessado o quadro, a pessoa fica imunizada contra novos surtos.
Isso ocorre pois os sinais e sintomas aparecem quando o sistema imunológico está baixo e algumas situações podem favorecer o seu surgimento pois, são vários os fatores desencadeantes como por exemplo:

                                   - Infecções (com febre);
                                   - Exposição ao sol;
                                   - Traumatismos;
                                   - Menstruação;
                                   - Estresse;
                                   - Gripe;
                                   - Frio.  
                            
O que se pode fazer e a medida mais adequada para evitar a reativação do processo da Herpes Genital e Labial  é sempre ouvir a opinião e orientação do seu médico. Não se deve  ignorar os cuidados  adequados ou se auto medicar pois, pode causar sérios danos a saúde. Mesmo assim, algumas atitudes podem fortalecer o seu sistema imunológico, como por exemplo :

Proteger os lábios dos raios solares com protetor solar labial e mantê-los sempre hidratados;
Evite ter relações sexuais se fôr de localização genital;
Evite o estresse exagerado;
Evite furar as vesículas (bolhas);
Transtornos emocionais
Crie hábitos saudáveis;
Evite fumar e ingerir bebidas alcoólicas

O vírus da Herpes não tem cura, apenas tratamento com antivirais, pomadas e soluções. Com  relação as vacinas é muito discutida mostrando bons resultados em alguns pacientes e nenhum resultados em outros.
Permanece no corpo para sempre se manifestando quando a pessoa está com a imunidade baixa. É bom saber que nos casos de pacientes diabéticos, idosos, transplantados ou portadores de HIV, correm o risco de ficarem cegos.



Herpes Labial
Herpes Vaginal


Regina CT Verissimo-CRP-06/48809-1
Psicóloga Clínica/Psicoterapeuta Sexual


Marcos J.M.Verissimo- CRM. 29746
Urologista/Colaborador


quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Sexo é muito bom, se for feito com segurança !!!




Para a maioria das pessoas, falar de sexo é difícil e complicado.Pior ainda é falar de doenças que se podem pegar na relação sexual, tanto genital, oral, anal com parceiro (a) que esteja doente.





Não faz diferença se você é solteiro, se tem um caso, ou vários, se é casado, separado, divorciado, juntado, mal resolvido, heterossexual ou homossexual.Para qualquer um fazer sexo é bom, porém se não se cuidar e se prevenir, pode se transformar num pesadelo então, o melhor, é não pagar para ver.

As Doenças Sexualmente transmissíveis (DST) são aquelas que passa de pessoa p/pessoa através de relações sexuais sem proteção e que apresentam uma expressão mais ampla das chamadas Doenças Venéreas. A palavra Venérea vem de Vênus, a Deusa do Amor. As primeiras referências a elas datam do ano de 2.637 a.C, descobertas estas em documentos chineses. Os Arábes, Hindus e também a Bíblia mencionaram as doenças Venéreas. Entretanto,foi no final do século 15, início do século 16, que elas atingiram a Europa e atualmente estão espalhadas por todo o mundo.

Nós podemos ter uma infecção em qualquer parte do corpo. Durante nossa vida pegamos muitas doenças contagiosas, mas ninguém deve esconder uma doença sexualmente trasnsmissível por vergonha e medo, pois o que torna necessário é se precaver e identificar de imediato, para que se possa tratar ainda na fase inicial.

É bom saber que toda e qualquer pessoa pode pegar ums D.S.T: Pode ser rico, pobre, em qualquer idade, mesmo tomando banho diáriamente, relacionando-se sexualmente com pessoas do sexo oposto ou com pessoas do mesmo sexo, sem o uso do preservativo, que já é do conhecimento de todos, a melhor forma de se proteger. Pode se pegar uma DST muitas e muitas vezes. Se você estiver desconfiado de que pegou uma DST, pois não fez uso da prevenção e começou a sentir os seguintes sintomas:

- Sensação de ardor intenso na hora de urinar;
- Pus saindo do pênis;
- Ferida que não cicatriza nos orgãos genitais;
- Manchas avermelhadas na pele;
- Corrimento abundante e mal cheiroso;
- Dor na hora da relação sexual;
- Gânglios na virilha, axila e/ou pescoço.

Você deve procurar de imediato uma orientação médica, pois a maioria das DSTs. tem diagnóstico e tratamento. Quanto mais precoce for o diagnóstico, mais fácil e eficaz será o tratamento, pois para cada doença existem medicamentos próprios, que devem ser tomados nas doses certas.

Portanto não fique temeroso de ir ao médico e relatar com quem você teve relações sexuais recentemente e da possibilidade de uma infecção para que seu pareciro (a) também possa se tratar o quanto antes. Isto vai significar que vc. respeita e se preocupa com ele (a). Voce deve se prevenir tendo cuidados com a higiene pessoal e a manutençaõ da saúde do corpo são extremanente importantes. Lavar-se logo após a relação sexual ajuda a evitar algumas DSTs. Porém existe uma proteção muito mais segura que é o preservativo, mundialmente conhecido como um método extremamente eficaz e que também evita a gravidez indesejada. O uso do preservativo quando bem colocado, não interfere na sensibilidade do homem e da mulher e o seu uso não implica na redução do prazer sexual.

A variação frequente de parceiros aumenta o risco de transmissão pois, pessoas aparentemente saudáveis podem ser portadoras de DSTs. No século passado, nas décadas de 60 e 70, essas doenças aumentaram em ritmo vertiginoso e muito por conta da " Revolução Sexual ", uma liberação geral que se pautou principalmente, pelo aparecimento da pílula anticoncepcional Como consequência do abuso, nos anos 80 o mundo tomou conhecimento dos primeiros casos da AIDS, a mais terrível síndrome que acometeu a humanidade em todos os tempos.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, ocorrem no Brasil cerca de mais ou menos 12 milhões de casos de D.S.T ao ano, o que torna as doenças venéreas um grande problema de saúde pública no país. Sabe-se que uma pessoa com DST tem muito mais chances de contrair o vírus da AIDS e também maior propensão a pegar outras doenças também transmitidas via sexo que, grande parte da população desconhece por completo e que poderiam ser evitadas e que muitas vezes não são. Alguns por ignorância, outros por falta de hábito, outras até por prepotência, por achar que só acontece com os outros.

Pior é que alguns casos podem se desenrolar em enfermidades gravíssimas, causando disfunções sexuais, infertilidade, nascimentos de bebês prematuros com problemas de saúde, deficiência física ou mental, câncer e até mesmo a morte do paciente. Dessa forma é sempre recomendável que na formação de um casal, deve-se fazer exames pré-nupciais, como também exames pré-natal pois essas doenças podem também provocar aborto,cequeira, retardamento ou deformidades numa criança.


















Regina Verissimo
Psicóloca Clínica/Psicoterapeuta Sexual
CRP- 06/48809-1

sábado, 20 de agosto de 2011

Dicas para melhorar o desempenho sexual :




O bom e velho sexo pode fazer mais pela saúde, pois é uma atividade física que queima calorias, melhora a circulação, alivia a dor, tonifica os músculos, combate a depressão, faz você parecer mais jovem e usa equipamentos que você já possui. Quer saber a resposta :  SEXO !!!

Sexo não é ilegal, não engorda e não exige mensalidades e quando se tem um parceiro amoroso, traz benefícios emocionais, afetivos e psicológicos. Ter um relacionamento satisfatório, agradável e com intimidade  faz bem à saúde.

O ato sexual pode ser um motivo de orgulho para alguns e uma fonte de sofrimento para outros. Um desempenho sexual insatisfatório não significa necessáriamente que algo está errado com você ou que afetará o resto da sua vida, Seguem algumas dicas que são bem eficazes e que irá melhorar muito o relacionamento íntimo do casal :

ESTRESSE:
Procure evitar o estresse, caso contrário, ele poderá contribuir para diminuir o desejo sexual e o bom desempenho. Quando se pensa em outras coisas no momento das preliminares ou mesmo na relação sexual em sí, o esperado é que não irá ocorrer um desempenho satisfatório. Aqui é bom repensar e parar. Tente um exercício de relaxamento, como respirar fundo ou um relaxamento muscular progressivo, ou seja, tensione e relaxe cada parte do corpo em sequência.

ÁLCOOL:
Beber em demasia antes do sexo pode alterar, comprometer e atrapalhar negativamente o desempenho sexual tanto do homem quanto o da mulher. Uma taça de vinho ou champagne pode criar um clima especial. O  consumo excessivo de álcool começa a mostrar sua verdadeira vocação, pois é um potente depressor do funcionamento do Sistema Nervoso Central (SNC). Quem bebe demais pode ficar com reflexos lentos, voz arrastada, sonolência e comportamentos impróprios e esse efeito na mulher começa a partir da terceira taça de vinho e champagne. A dica é pegar leve, ok.

MUDE A  ROTINA:
Procure colocar mais tempero nas suas relações. Saia do ambiente familiar ...  quebre a rotina ... vá a um motel, compre lingeries novas para sua parceira, vá a locais diferentes e experimente novas posicões e que sejam confortáveis para você e a parceira. O casal tambem deve dizer do que gosta e do que não gosta e se tem vontade de experimentar alguma coisa nova,  a hora é agora !!!

EXPRESSE OS SENTIMENTOS:
As dificuldades que surgem no casamento como também no relacionamento dual não ajudam em nada nos problemas sexuais. Mágoas, ressentimentos, normalmente caem sobre a vida sexual do casal, dificultando e transformando o quarto num campo de batalhas.
Medo, tristeza, vergonha raiva, culpa e outras emoções podem afetar o bom desempenho sexual. Caso isso esteja acontecendo e o casal não consiga um entendimento favorável, pode-se conseguir ajuda de Psicólogos Clínicos  que se especializaram em Sexualidade.

Dentro do contexto de um relacionamento, o sexo alavanca a saúde mental e o bem-estar emocional de homens e mulheres. Pesquisas mostram que casais sexualmente ativos e que mantém um bom diálogo, são mais felizes.


Regina Verissimo
Psicóloga Clínica/Psicoterapeuta Sexual
CRP- 06/48809-1

Relacionamentos ...

Depois de muito meditar sobre o assunto concluí que os casamentos ( relacionamentos ) são de dois tipos: Há os casamentos do tipo Tênis e há os casamentos do tipo Frescobol. Os casamentos do tipo tênis são uma fonte de raiva e ressentimentos e terminam sempre mal. Os casamentos do tipo frescobol são uma fonte de alegria e tem a chance de ter vida longa.

Para começar, uma afirmação de Nietzsche com a qual concordo inteiramente. Dizia ele:

" Ao pensar sobre a possibilidade do casamento, cada um deveria se fazer a seguinte pergunta: Você crê que seria capaz de conversar com prazer com  esta pessoa até a sua velhice " ???

Tudo o mais no casamento é transitório, mas as relações que desafiam o tempo são aquelas construídas sobre a arte de conversar.
Sheerazade sabia disso. Sabia que os casamentos baseados nos prazeres da cama são sempre decapitados pela manhã, terminam em separação, pois os prazeres do sexo se esgotam rápidamente, terminam na morte, como no filme " O Impérios dos Sentidos ".
Por isso, quando o sexo já estava morto na cama e o amor não mais se podia dizer através dele, ela o ressuscitva pela magia da palavra: começava uma longa conversa sem fim, que deveria durar mil e uma noites.

O sultão se calava e escutava as suas palavras como se fosse música. A música dos sons ou da palavra é a
sexualidade sob a forma da eternidade: é o amor que ressuscita sempre, depois de morrer. Há os carinhos que se fazem com as palavras. E contráriamente ao que pensam os amantes inexperientes, fazer carinho com as palavras e não ficar repetindo o tempo todo:  " EU TE AMO ... ".

Barthes advertia: " Passada a primeira confissão, " Eu te amo " não quer dizer mais nada. É na conversa que o nosso verdadeiro corpo se mostra em sua nudez poética " .   Recordo a sabedoria de Adélia Prado: 
" ERÓTICA É A ALMA "

O tênis é um jogo feroz. O seu objetivo é derrotar o adversário. E mais, a sua derrota se revela no seu erro: o outro foi incapaz de devolver a bola. Joga-se tênis para fazer o outro errar. O bom jogador é aquele que tem a exata noção do ponto fraco do seu adversário, e é justamente para aí que ele vai dirigir sua "cortada", palavra muito sugestiva, que indica o seu objetivo sádico, que é o de cortar, interromper, derrotar. O prazer do tênis se encontra, portanto, justamente no momento em que o jogador não pode mais continuar porque o adversário foi colocado fora do jogo. Termina sempre com a alegria de um e a tristeza do outro.

O frescobol se parece muito com o tênis: dois jogadores, duas raquetes e uma bola. Só que, para o jogo ser bom, é preciso que nenhum dos dois perca. Se a bola veio meio torta,  a gente sabe que não foi de propósito e faz o maior esforço do mundo para devolvê-la gostosa, no lugar certo, para que o outro possa pegá-la. Não existe adversário porque não há ninguém a ser derrotado. Aqui, ou os dois ganham ou ninguém ganha. E ninguém  fica feliz quando o outro erra, pois o que se deseja é que ninguem erre. E o que errou pede desculpas, e o que provocou o erro se sente culpado. Mas não tem importância: começa-se de novo este delicioso jogo em que ninguém marca pontos.

A bola: são nossas fantasias, irrealidades, sonhos sob forma de palavras. Conversar é ficar batendo sonho prá lá, sonho prá cá ...
Mas há casais que jogam com os sonhos como se jogassem tênis. Ficam a espera do momento certo para a cortada.
Tênis é assim :  recebe-se o sonho do outro para destruí-lo, arrebentá-lo como bolha de sabão ...
O que se busca é ter razão e o que se ganha é o distanciamento. Aqui, quem ganha sempre perde.

Já no frescobol é diferente: o sonho do outro é um brinquedo que deve ser preservado, pois se sabe que, se é sonho, é coisa delicada de coração.
O bom ouvinte é aquele que, ao falar, abre espaços para que as bolhas de sabão do outro voem livres. Bola vai, bola vem- cresce o amor- ...
Ninguém ganha para que os dois apanhem. E se deseja então que o outro viva sempre, eternamente, para que o jogo nunca tenha fim ....


Autor: Rubens Alves


PS:
Que mente iluminada desse autor ... Que maravilha ...
Explicação e associação inteligente fez Rubens Alves entre os jogos: tênis x frescobol x relacionamentos  !!!
Parabéns por mais esta obra !!!  Sou sua fã nata desde o livro:  No País das |Sombras Longas ...  
Regina Verissimo

Me Encante ...

Este email  recebí da minha grande amiga Rosa  (que está dó-dói)  e que vai ficar boa. Gostaria de compartilhar  no Blog, com os meus amigos que não conhecem esta obra. Achei  de uma doçura, de um encantamento sendo que, sempre deveria  acontecer e estar presente  no convívio diário de um casal.   


Me encante da maneira que você quizer, como você souber.
Me encante para que eu possa me dar.
Me encante nos mínimos detalhes.
Saiba me sorrir, aquele sorriso malicioso e gostoso, inocente e carente.
Me encante com tuas mãos gesticulando preciso.
Me toque, quero correr esse risco.
Me acarinhe com seus olhos, me olhe profundo mas só por um segundo.
Desvie o seu olhar como se o meu olhar não tivesse conseguido tí encontrar.
E então, volte a me falar tão profundamente que eu fique perdida, sem saber o que falar ...
Me encante com suas palavras, me fale dos seus sonhos, dos seus prazeres.
Me conte segredos sem medos.
Pode até nem ser verdade, mas me faça acreditar que vou gostar.
Me encante com serenidade, mas não se esqueça, também tem que ser com simplicidade, não pode haver maldade ...
Me encante com uma certa calma, não tenha pressa, tente entender a minha alma.
Me encante como você fez com a primeira namorada :
Sem subterfúgios; sem cálculos; sem dúvidas; com certezas.
Me encante na calada da madrugada, na luz do sol ou embaixo da chuva.
Me encante sem dizer nada,
Ou até dizer tudo
Sorrindo ou chorando
Triste ou alegre
Mas me encante de verdade, com vontade de que depois ti confesso
Que me apaixonei
E prometo te encantar todos os dias
Do resto das nossas vidas ...


Texto: Silvana Dubo
Formatação: Amélia Soares

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Ciclo da Vida ao Inverso !!!


Achei essa mensagem do Wood Allen bem interessante e gostaria de compartilhar com os meus amigos do Blog. Seria muito bom se conseguíssemos reverter o ciclo da vida, quem sabe o ser humano sofreria menos e viveria melhor. Leiam, pensem e reflitam o texto inteligente que esse homem fez, entre os muitos que esse  diretor e grande ator criou. !!!



" Na minha próxima vida quero viver de trás para frente. Começar morto, poder despachar logo o assunto. Depois acordar num lar de idosos e ir-me sentindo melhor a cada dia que passa. Ser expulso, porque estou demasiadamente saudável, receber a reforma e começar a trabalhar recebendo logo um relógio de ouro no primeiro dia. Trabalhar 40 anos cada vez mais desenvolto e saudável, até ser jovem o suficiente para embebedar-me diariamente e ser bastante promíscuo ".


" Depois estar pronto para cursar a faculdade, o colegial, o primário e o pré-primário, antes de me tornar criança e só brincar sem grandes responsabilidades. Aí torno-me um bebê inocente até nascer. Por fim, passo 9 meses num Spa de luxo, aquecimento central, serviço de quarto à disposição e com um espaço maior por cada dia que passa, e depois- "VOILÁ" ! desapareço num ORGASMO  ... "


Wood Allen

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Olá queridos amigos (as) do Blogger !!!

Hoje me deu vontade de compartilhar com vocês uma das várias letras e músicas que acho demais. Sérgio Brito  ao compôr esta maravilha, devia  estar em estado de graça pois,  criou frases que são extremamente profundas e significativas,  na minha visão, ok !!!

MÚSICA: EPITÁFIO/ GRUPO TITÃS

Devia ter amado mais
Ter chorado mais
Ter visto o sol nascer
Devia ter arriscado mais
E até errado mais
Ter feito o que eu queria fazer ...
Queria ter aceitado
As pessoas como elas são
Cada um sabe a alegria
E a dor que traz no coração ...

O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar ...

Devia ter complicado menos
Trabalhado menos ...
Ter visto o sol se pôr
Devia ter me importado menos
Com problemas pequenos
Ter morrido de amor ...
Queria ter aceitado
A vida como ela é
A cada um cabe alegrias
E a tristeza que vier ...

O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquando eu andar distráido

Devia ter complicado menos
Trabalhado menos
Ter visto o sol se pôr ...


Até a próxima música e letra !!!


segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Vaginismo: Uma forma inconsciente da mulher dizer não ao Sexo !!!



Durante uma relação sexual a mulher quando fica excitada, relaxa os músculos do orgão genital facilitando a entrada do pênis na vagina. Já no Vaginismo acontece o contrário, de forma involuntária a musculatura se contrai, fechando o intróito vaginal, tornando dessa maneira  impossível a penetreação.

Vaginismo é uma disfunção da sexualidade feminina que pode impedir completamente uma relação sexual. É uma síndrome psicofisiológica, cuja característica fundamental é a contração involuntária, recorrente ou persistente dos músculos da entrada da vagina. Em algumas mulheres, até mesmo o fato de pensar na possibilidade da penetração vaginal pode provocar este espasmo muscular.

É uma condição que afeta a capacidade da mulher tomar parte em qualquer forma de penetração vaginal, incluindo relação sexual, colocação de absorvente íntimo e penetrações relacionados a exames físicos ginecológicos.
Uma mulher que sofre desse disturbio não consegue controlar conscientemente o espasmo muscular, pois é o resultado de um condicionamento reflexo do músculo pubococcígeo, pois a severidade do vaginismo e dor durante a penetração podem variar de mulher para mulher, originando um circulo vicioso, bem como: Ansiedade ...  Tensão ...  e ...  Dor.

As mulheres vaginicas, normalmente o desejo, excitação e a capacidade de atingir o orgasmo não estão prejudicados. Existem dois tipos de Vaginismo: Primário e Secundário.

PRIMÁRIO: Ocorre desde as primeiras tentativas da relação sexual
SECUNDÁRIO: Ocorre depois de um período da vida sexual normal e está associada a um evento de origem emocional ou orgânico.
                         
                       
As causas psicológicas são constatadas científicamente como desencadeadoras do Vaginismo e pode ser devido a :

- Educação Religiosa Severa;
- Sentimento de Culpa;
- Sexo Repressor;
- Estupros;
- Assédio Sexual ;
- Educação Rígida;
- Desconhecimento do Próprio Corpo;
- Medo de tocar a Vagina;
- Acreditarem que o Sexo é Sujo;
- Hostilidade aos Homens;
- Dificuldade de incorporar a Vagina como parte do próprio corpo.

Existem alguns casos em que a mulher teve alguma doença ginecológica que causava dor durante o sexo e, mesmo tratando e curando esta doença, ela desenvolve um reflexo condicionado, o qual a faz continuar sentindo dor em suas relações sexuais.

Não há indicação para tratamento cirurgico ou medicamentoso na literatura médica pois, muitas vezes, o Vaginismo resulta da mulher ter aprendido ou feito uma associação da dor ou medo à penetração. Esta  associação pode dever-se a uma doença ou outra coisa orgânica, como por exemplo, Endometriose ou Infecção Vaginal. Sendo assim, pode dizer-se que as causas orgânicas da Dispareunia (dor na relação sexual),  podem indiretamente provocar o Vaginismo.

Em termos gerais várias intervenções são possíveis e no caso do Vaginismo, o tratamento recomendado e a ser realizado será com profissionais, Psicólogos e Fisioterapeutas especializados em Sexualidade para que possam trabalhar a :

- Redução da Ansiedade
- Aumento da experiência sensorial ( foco sensível ), recurso e fantasia
- Relaxamento e treino respiratório
- Dessensibilização do corpo e do períneo
- Dilatação vaginal progressiva. Para esta técnica é necessário uma exploração dos orgãos genitais, sentir-se bem relaxada, a mulher deverá introduzir um dedo na vagina bem devagarzinho. Após esta etapa e ter conseguido com certa facilidade, tentará intoduzir o outro dedo, ou se preferir e dependendo do caso, poderá usar dilatadores artificiais.

Após estes passos, deve-se tentar a introdução dos dedos do parceiro, seguindo o mesmo passo a passo. Durante este processo, é recomendado que o casal não deverá  tentar o  coito.

Com o desenvolvimento das técnicas, a mulher vai reduzindo sua hiper sensibilidade vaginal, até chegar a permitir a introdução do pênis de seu parceiro. As tarefas com o parceiro serão realizadas na intimidade do casal, o que vai ajudar a paciente a compreender a ligação entre seus problemas mais profundos e o sintoma sexual do Vaginismo, e que deverá ser sempre acompanhado por um profissional especializado.


Regina Verissimo
Psicóloga Clínica/Psicoterapeuta Sexual
CRP- 06/48809-1
          

sábado, 6 de agosto de 2011

Homens e Mulheres- Vivências Sexuais Diferentes

Homen e Mulheres nem sempre querem a mesma coisa. Tudo vai depender de como se sentem, do que  gostam, dos seus desejos, das fantasias no momento e  do clima que está acontecendo entre eles.


É claro que não existem duas pessoas iguais. O que agrada a um pode não agradar ao outro. Na verdade, poucos homens reclamariam se de repente, sua amada começasse a tocar, acariciar, e beijar  o seu pênis. Porém, o equivalente poderá não ser tão erótico para algumas mulheres. As mulheres preferem a fantasia do que o ato sexual própriamente dito. E qual seria a solução para esse descompasso ???  Com certeza, gastar mais tempo nos jogos preliminares, nos jogos do amor e da sedução, sendo que  outra tão importante quanto, é o DIÁLOGO.

Comecem se olhando bem nos olhos, no rosto, no corpo, de alto a baixo, quem sabe de frente e costas. Acheguem-se bem e devagarzinho, testando  a cada momento, se o que estão fazendo é tão exatamente  excitante quanto possível,  o que estão desejando fazer naquele instante. Pode ser só um correr lento de mão, de um, do outro ou dos dois.

Pode ser um aconchego lento e um abraço não muito apertado. Mantenham uma certa liberdade de movimentos. Sintam bem o que estiverem sentindo e depois- isso é o mais difícil e o mais importante- tentem deixar que os corpos comecem a se movimentar juntos, como que por conta própria, pois este é o o prazer do jogo sensual e amoroso das preliminares.


Os jogos sensuais são o que podemos chamar de aperitivo para o ato sexual . Na bem da verdade, para muitas mulheres essas preliminares são  mais importantes  pois, estando nesse clima,  gostam de namorar, de serem tocadas sutilmente, de serem acariciadas e de ouvir palavras carinhosas ao pé do ouvido, levando dessa maneira e através desses movimentos,  muitas delas a atingir orgasmos extremamente satisfatórios e prazerosos, do que própriamente na relação sexual com a penetração.

Não se pode negar que as mulheres geralmente levam mais tempo para "esquentar  e se excitar" do que os seus parceiros gostariam. Isso é um problema ???  Não,  não é e nunca foi problema, basta que  homens e mulheres conheçam as preferências e os desejos de cada um. Sendo assim, o canal de comunicação sempre deve estar presente pois, quando acontece dessa  forma, ambos ficam felizes e com uma profunda sensação de terem se compreendido, pois comunicar-se com intenção, com clareza, com emoção e com desejo será muito gratificante para os dois.

Por isso da importância que se deve ter em deixar seu corpo falar. Através da comunicação corporal, você dirá muitas coisas ao  parceiro e a você mesma. Nosso corpo é antes de tudo um centro de  informações, e com certeza uma nova dimensão acontecerá nesta comunicação. Certamente irão se beneficiar porquê, tanto os homens como as mulheres, vão descobrir e conhecer uma fonte inesgotável de coisas novas e de intenso prazer.

Regina Verissimo
Psicóloga Clínica/Psicoterapeuta Sexual
CRP- 06/48809-1

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Fruto da Vida- Reflexão V



CHORO, mas não é tempo de lágrimas, pois preciso ver o futuro.

PENSO, mas é tempo de agir; preciso seguir o caminho.

ANDO, mas é preciso correr; tenho tanto para conquistar.

FALO, mas deveria fazer silencio; é tempo de fazer mais.

PERGUNTO, mas deveria ensinar; passei por tantas dificuldades.

OLHO, mas nem sempre enxergo; há ainda uma nuvem no meu olhar.

VIGIO, mas deveria dormir; abandonar-me em mim mesmo.

CANSO, mas deveria ter mais energia, seguir adiante, não olhar para trás.

AMO, mas ainda não me amam, mas não desisto do amor.

CREIO, e sei que DEUS me ouve, ainda que eu não entenda o que ELE responde.

SONHO, porque a noite cai e adormeço, e quando o dia vem, vem a certeza:  EU POSSO SER FELIZ !



D.A

Mitos e Verdades sobre a Higiene Íntima Feminina:





Nos deparamos a todo momento na prateleiras das farmácias, drogarias e até de super mercados, uma infinidade de produtos para a higiene íntima feminina, bem como:




sabonetes, colonias, absorventes, lenços umedecidos, sprays perfumados, etc., para a região vaginal. Com tantas informações de opções desperta uma dúvida: Será que todos esses produtos faz bem ou faz mal a saúde íntima da mulher ?

 A forma correta da higiene íntima, mais correta e mais simples possível, deve ser feita com água corrente e um bom sabonete neutro, que faz toda diferença no seu bem estar, sendo que, alguns produtos quando usados aleatóriamente,  podem ser, até prejudiciais para a região íntima.

Vamos decifrar algumas dúvidas que surge em relação aos cuidados diários que a mulher deve ter para que seja previnido alguns problemas nesta região:

- Podemos afirmar que o sabonete íntimo é igual ao sabonete comum?
Isto não é verdade pois, os sabonetes comuns costumam ser ácidos demais ou de menos, enquanto que o sabonete íntimo tem um grau de acidez igual ao da região genital, reduzindo desta forma, as chances de irritação, sempre lembrando que,  o ideal para higienizar a vagina é o uso de água, sabonete neutro ou de glicerina.

- O uso de sabonete íntimo diáriamente pode acarretar algum mal ?
O uso diário de sabonete íntimo não irá acarretar mal algum, desde que seja o PH neutro.

- Os lenços umedecidos para a higiene íntima, podem ser usados diáriamente ?
Quando os lenços umedecidos for da mesma marca dos sabonetes íntimos são ótimos numa situação de emergência. O seu uso diário pode causar coceira e também irritações nesta região.

-Protetor de calcinha ( tipo absorvente ), acarreta algum mal quando usado diáriamente ?
Sim, pois o uso diário deste  "protetor", pode provocar coceira, infecções e corrimentos. A região vaginal não deve ser abafada porque torna o local  mais quente e muito úmido.

- Os absorventes internos podem desencadear cólicas ?
O uso de absorventes internos não tem nada a ver com as cólicas menstruais pois uma grande maioria das mulheres que fazem uso do mesmo, sentem-se muito confortável e não relatam nenhum desconforto.

E para finalizar este tema é bom que se diga que, a higiene íntima é um assunto para a mulher bastante complicado. Todos esses produtos que prometem "limpeza adequada", não deve existir a necessidade do seu uso rotineiramente, ou  a mulher que  faz uso, usar com moderação. O importante a saber que a vulva ( pele e mucosa ), deve ser lavado diáriamente com bastante água e sabonete neutro,  secar a região genital é fundamental, para não aumentar a proliferação bacteriana, fúngica e viral. No caso da mulher que trabalha o dia todo fora, ou no caso de estar menstruada,  pode sim se beneficiar com a praticidade do sabonete líquido  íntimo, pois esses produtos são apenas para uso excepcionais, não devendo fazer parte da rotina. A vagina  possui  seu cheiro fisiológico e que faz parte da natureza das mulheres que são os Ferômonios, fundamentais para despertar a líbido dos homens.
 Estudo científicos já comprovaram que os ferômonios exercem uma função significativa na hora da sedução !

Regina Verissimo
Psicóloga Clínica/Psioterapeuta Sexual
CRP- o6/48809-1

Você sabia que ninguém se cruza na vida por acaso ???

Pessoas entram na sua vida por uma razão, por uma estação ou por uma vida inteira.
Quando perceber qual motivo é, você vai saber o que fazer com cada pessoa.




Quando alguém está em sua vida por uma razão é, geralmente, para suprir uma necessidade que você demonstrou.
Elas vem para auxiliar em uma dificuldade, fornecer apoio e orientação, ajudar física, emocional ou espiritualmente.
Elas poderão parecer dádiva de Deus.
E são !Elas estão lá pela razão que você precisa que estejam  lá.


Então, sem nenhuma atitude errada de sua parte ou em uma hora inconveniente, esta pessoa vai dizer ou fazer alguma coisa para levar essa relação a um fim.
Às vezes, essas pessoas morrem;
Às vezes, elas simplesmente se vão:
Às vezes, elas agem e te forçam a tomar uma posição.
O que devemos entender é que nossas necessidades foram atendidas, nossos desejos preenchidos e os trabalhos delas feitos.
As suas orações foram atendidas.
E agora é tempo de ir.

Quando pessoas entram em nossas vidas por uma estação é porque chegou sua vez de dividir, crescer e aprender.

Elas trazem para você a experiência da paz, ou fazem você rir.

Elas poderão ensinar algo que você nunca fez
.
Elas, geralmente, dão uma quantidade enorme de prazer.

Acredite !

É real !

Mas, sómente, por uma estação.

Relacionamentos de uma vida inteira ensinam lições para a vida inteira. Coisas que você deve construir para ter uma formação emocional sólida. Sua tarefa é aceitar a lição, amar a pessoa e colocar o que você aprendeu em uso, em todos os outros relacionamentos e áreas de sua vida.

É DITO QUE O AMOR É CEGO MAS A AMIZADE  É CLARIVIDENTE !!! 



JH.PA  ...

quarta-feira, 27 de julho de 2011

É gratificante ter alguém especial ... ( Reflexão IV )




Gosto do seu Sorriso ... porque há tantas coisas maravilhosas para compartilharmos;

Gosto de sua Amizade ... porque você me compreende como ninguém;

Gosto de seus abraços me envolvendo ...  para me manter juntinho de você e me aquecer;

Gosto de estar com você ... porquê você sempre faz com que eu me sinta especial;

Preciso do seu amor ... porque isso me ajuda a ver como o mundo pode ser belo;

Preciso de você tanto quanto eu te amo ... e eu te amo muito mais do que as palavras podem transmitir !

COMO É BOM TER ALGUÉM TÃO ESPECIAL COMO VOCÊ  !!!

Só você ... ( Reflexão- III )




Tudo o que dissemos,

Nossos risos,  nossas alegrias ...

As coisas especiais que partilhamos dia a dia ...

O seu sorriso que faz o meu coração bater,

O modo como me pinto quando estou londe de você,

A  pura  felicidade  que você sempre me traz ...

Os planos que nós fazemos para os dias de amanhã ...

Eu penso em tudo isso quando digo com o coração cheio de alegria !!!

Eu amo você,  pois você é o meu AMOR ... Você é minha FELICIDADE !!!

Eu te Amo ... ( Reflexão- II )




Te amo nos seus gestos;

Te amo no seu sorriso;

Te amo na sua voz;

Te amo no que você é !!

Sim, eu te amo em tudo ...

Te amo nas alegrias e te amo nas tristezas;

Você é minha felicidade  !!

Você mora dentro de mim ... Bem aqui, no meu coração.

Ao seu lado ... ( Reflexão- I )




Tudo é encanto e felicidade.

Nem percebo o tempo passar;

O mundo pode mudar,  lugares  podem se transformar,

mas nada poderá influenciar o nosso amor.


Passaria a minha vida ao seu lado com a sensação de ter vivido um sonho, cheio de emoção, como no

primeiro dia em que nos encontramos  !!!

 COMO É BOM ESTAR COM VOCÊ !!!!


.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Dispareunia: Você sabe o que é isso ???

A dor que alguma mulheres relatam sentir durante a relação sexual, recebe o nome científico de Dispareunia. A origem dessa dor que impede a mulher de ter uma relação sexual satisfatória, pode ser tanto de origem emocional ou físico.

ORIGEM PSICOLÓGICA :
Como causas psicológicas temos aproximadamente uma porcentagem  de 40% que está relacionada com a falta de lubrificação. Muitas mulheres apresentam esta dificuldade em se lubrificar, por não estar muito a fim de transar, devido ao cotidiano da relação  que a impede de ficar excitada pois, a lubirificação da vagina é causada pela excitação. Se uma mulher durante a relação sexual, por algum motivo  sentir-se nervosa, tensa ou ansiosa, logo não acontecerá a lubrificação vaginal, o que poderá causar a dor.  Outro fato que pode comprometer  a falta de lubriifcação, é a falta de carinho, a falta de namoro e a não entrega na relação.

CAUSAS FÍSICAS :
Como causas físicas temos  uma porcentagem de 60% que são as irritações e as infecções. São mulheres que apresentam corrimentos vaginais com odor muito forte ou doenças sexualmente transmissíveis, no caso o H.P.V.  Outro problema como causas físicas muito frequente está relacionado ao hímem rígido, que pode trazer dores durante o ato sexual. Já em alguns casos de problema na má formação do hímem terá que consultar um Médico e avaliar,  pois será necessário uma cirurgia para não causar o desconforto que leva a Dispareunia (dor na relação). Em menor escala existem outras causas físicas mais raras para a falta de lubrificação como a Diabetes e Vaginites.

É bom saber que a Dispareunia (dor na relação), pode ser de intróito vaginal e que tem como causa  corrimento, ou de profundidade, que são aquelas mulheres que estando em psicoterapia sexual,  relatam sentirem  muitas dores no pé da barriga após o ato sexual. Então vamos entender o que acontece aqui :
O canal vaginal na mulher não estando excitado mede em repouso + ou - 7cms. Quando a mulher está excitada, que ocorre no envolvimento a dois, com a entrega, toques, carinhos a mulher vai sendo preparada para o sexo, a lubrificação vai  surgindo, o útero se eleva dando condições com este processo, do canal vaginal se alongar mais e,  de 7 cms. ele passa para 14 cms., sendo possível a vagina receber este pênis sem nenhuma dor.

O padrão do pênis do homem brasileiro em media mede 14 a l6 cms. + ou - quando ereto. Sendo a vagina um tubo flexível e elástico, ela pode acomodar qualquer tamanho de pênis quando excitada. Portanto,  o  homem não pode ser muito apressadinho nas preliminares, ou seja, tem que namorar muito para que este processo aconteça de forma prazerosa para não ocasionar  a Dispareunia (dor na relaçao).


Regina Verissimo
Psicóloga Clínica/Psicoterapeuta Sexual
CRP- 06/48809-1

terça-feira, 19 de julho de 2011

Duvidas, perguntas e respostas:

Olá pessoal ...

Aqui neste espaço estarei respondendo perguntas como tambem eliminando dúvidas que ocorrem com certa frequência, durante as Consultas e Avaliações Psicológicas em consultório :

O uso prolongado da pílula pode desenvolver Câncer?

Não, o uso da pílula anticoncepcional não desenvolve Câncer. Isso é um Mito. Existem especulações, mas não existe nada conclusivo. A pílula anticoncepcional de hoje é muito segura e são sempre indicadas e acompanhadas por médicos Ginecologistas com dosagens certas para cada mulher.

O uso de anticoncepcionais atrasa a Menopausa ?

Não, isso não tem nehuma relação. O uso das pílulas não compromete em nada a chegada da Menopausa pois, a quantidade de óvulos que possuímos, já são pré-determinados  desde o nosso nascimento.

Depois do parto, pode ocorrer alguma mudança na vagina ? Ela pode ficar mais larga ?

Não é verdade. Isso é outro Mito ! Só poderá ocorrer quando a mulher tem muitos filhos através do parto normal consecutivos e mesmo assim, varia de mulher para mulher e da musculatura de cada uma. Existem vários métodos, como tambem exercícios orientados por Fisioterapeutas e Psicólogos especializados, que fortalecem muito a região pélvica.

Além de fazer muita sujeira faz mal ter relação sexual na menstruação ?

Não é pelo fato de fazer sujeira, o que é importante saber é que, durante a menstruação a mucosa da vagina fica mais sensível nesses dias. Sendo assim, pode ocorrer traumas com possíveis contaminações por bactérias que normalmente povoam os genitais da mulher. Muitas nesta época, ficam com muito desejo e se o casal estiver de acordo, como tambem de se protegerem com o uso do preservativo, não existe nada que os impeçam de usufruirem das atividades sexuais.

Engolir Sêmem faz mal à saúde ?

Não faz mal nenhum, pois os componentes do sêmem são ricos em frutose e outras substâncias. A secreção que vem antes é para poder lubrificar o canal da uretra. Essa lubrificação ocorre para facilitar a passagem dos Espermatozóides.

Pênis torto existe mesmo ? O que é isso ?

Existe sim. Alguns pênis podem apresentar certo graus de inclinação sem no entanto causar problemas ou desconforto para as atividades sexuais. Porém, existem outras curvaturas que, devido a traumas durante a relação sexual, podem inflamar e evoluir com formação de placas endurecidas, sendo conhecida como Doença de Peyronie. O homem que apresenta esta patologia, deve procurar um médico, com formação em Urologia, para que possa ser avaliado e tratado.

Estou grávida e sinto vontade de fazer sexo mas, eu e meu marido temos medo de machucar o bebê. Isso pode acontecer mesmo ?

Muitos casais tem esta sensação de medo com a penetração pois, fantasiam que o penis irá bater na cabeça do bebê, sendo que isso é impossível. É fato que o casal nesta época, terá que fazer algumas adaptações, pois a barriga cresce, posições que o casal achava confortável, talvez neste período deixa de ser taõ prazerosa. Após o término do canal da vagina, vamos encontrar o Colo do Útero e daqui o pênis não irá penetrar para dentro do útero, não havendo portanto, o perigo em atingir a cabeça do bebê. O feto está bem protegido por várias camadas de músculo, pelo Saco Gestacional e como naõ bastasse essas proteções, há um tampão de muco que fecha a entrada do útero. Alem de poupar o feto, proteje de outros tipos de contato e contaminação. Outro Mito que ocorre é que as contrações provocadas pelo orgasmo podem antecipar o parto. É bom saber que essas contrações não tem nada a ver com as contrações do trabalho do parto, e que, elas podem fortalecer e contribuir em muito os músculos do períneo, e que vai só contribuir e ajudar no trabalho do parto normal. As relações sexuais só serão "PROIBIDAS", caso ocorra gravidez de alto risco. O Médico Ginecologista-Obstetra, dará toda orientação, como tambem, fará todo o acompanhamento necessário.


Fico por aqui e continuarei respondendo sempre que fôr necessário. Abraços a todos vocês e continuem enviando suas perguntas !!!