Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, Brazil
Antes de falar da minha vida profissional quero dizer que como toda Mulher Contemporânea sou Filha, Amiga, Irmã, Esposa, Mãe dedicada etc. coisa e tal. Procuro viver intensamente e da melhor forma possível, os dias que me são permitidos viver. Como Virginiana, exigo muito de mim e acabo cobrando muito dos outros. Sou detalhista e organizada Em toda minha vida sempre busquei a perfeição e creiam meus queridos, sofria muito com isso. Hoje mais vívida e madura, descobri que a perfeição inexiste, assim sendo, escolhi deixar de sofrer e ser mais feliz !!! Falando do profissionalismo, em 1.989 juntamente com meu esposo ( Médico Urologista ) fundamos a Clínica Uroclin Unidade Urológica e Pronto Socorro S/C Ltda, onde exerço os Cargos: Diretora Administrativa e Coordenadora da mesma. Como Psicóloga Clínica especializei-me em Sexualidade Humama e Terapia Breve de Casais. Atendo Consultas e Avaliações Psicológica com hora marcada à Rua Bom Pastor, 2.606 - Ipiranga-São Paulo - Fones: (11) 2914.6290 / 2914.1219

terça-feira, 26 de julho de 2011

Dispareunia: Você sabe o que é isso ???

A dor que alguma mulheres relatam sentir durante a relação sexual, recebe o nome científico de Dispareunia. A origem dessa dor que impede a mulher de ter uma relação sexual satisfatória, pode ser tanto de origem emocional ou físico.

ORIGEM PSICOLÓGICA :
Como causas psicológicas temos aproximadamente uma porcentagem  de 40% que está relacionada com a falta de lubrificação. Muitas mulheres apresentam esta dificuldade em se lubrificar, por não estar muito a fim de transar, devido ao cotidiano da relação  que a impede de ficar excitada pois, a lubirificação da vagina é causada pela excitação. Se uma mulher durante a relação sexual, por algum motivo  sentir-se nervosa, tensa ou ansiosa, logo não acontecerá a lubrificação vaginal, o que poderá causar a dor.  Outro fato que pode comprometer  a falta de lubriifcação, é a falta de carinho, a falta de namoro e a não entrega na relação.

CAUSAS FÍSICAS :
Como causas físicas temos  uma porcentagem de 60% que são as irritações e as infecções. São mulheres que apresentam corrimentos vaginais com odor muito forte ou doenças sexualmente transmissíveis, no caso o H.P.V.  Outro problema como causas físicas muito frequente está relacionado ao hímem rígido, que pode trazer dores durante o ato sexual. Já em alguns casos de problema na má formação do hímem terá que consultar um Médico e avaliar,  pois será necessário uma cirurgia para não causar o desconforto que leva a Dispareunia (dor na relação). Em menor escala existem outras causas físicas mais raras para a falta de lubrificação como a Diabetes e Vaginites.

É bom saber que a Dispareunia (dor na relação), pode ser de intróito vaginal e que tem como causa  corrimento, ou de profundidade, que são aquelas mulheres que estando em psicoterapia sexual,  relatam sentirem  muitas dores no pé da barriga após o ato sexual. Então vamos entender o que acontece aqui :
O canal vaginal na mulher não estando excitado mede em repouso + ou - 7cms. Quando a mulher está excitada, que ocorre no envolvimento a dois, com a entrega, toques, carinhos a mulher vai sendo preparada para o sexo, a lubrificação vai  surgindo, o útero se eleva dando condições com este processo, do canal vaginal se alongar mais e,  de 7 cms. ele passa para 14 cms., sendo possível a vagina receber este pênis sem nenhuma dor.

O padrão do pênis do homem brasileiro em media mede 14 a l6 cms. + ou - quando ereto. Sendo a vagina um tubo flexível e elástico, ela pode acomodar qualquer tamanho de pênis quando excitada. Portanto,  o  homem não pode ser muito apressadinho nas preliminares, ou seja, tem que namorar muito para que este processo aconteça de forma prazerosa para não ocasionar  a Dispareunia (dor na relaçao).


Regina Verissimo
Psicóloga Clínica/Psicoterapeuta Sexual
CRP- 06/48809-1

Nenhum comentário:

Postar um comentário