Muitas mulheres relatam que ficam aflitas e com muita vergonha do parceiro quando estão na relação sexual e ocorre alguns "barulhos estranhos" saindo da sua vagina. E porque será que isto acontece ?? O que fazer nessas situações de barulho estranho, justamente no momento de maior intimidade ???
O "barulho estranho" expulso da vagina chama-se Flatos Vaginais ou ainda Garrulitas Vulval (do grego garrulitas: gorjeio, loquacidade tagarelice). Este é o nome dado aos gases expulsos durante a relação sexual e que fazem os pequenos e grandes lábios vibrarem. É bom saber que a vagina não possue esfincter como o ânus, sendo assim, a mulher não consegue controlar a saída do som. Este "barulho" é o resultado do ar que entra em excesso na vagina, devido ao relaxamento da musculatura pélvica e das paredes da vagina. Este som é semelhante ao som da flatulência intestinal, porém, sem aquele odor desagradável.
O som também podem ocorrer em determinadas posições sexuais, que irá facilitar a entrada de ar na vagina e potencializar a ocorrencia dos flatos. Geralmente, posições em que o penis pode constantemente sair da vagina, causam ainda mais este barulho. O importante à dizer é que o casal devem levar esta situação, caso ela ocorra, de forma tranquila e lúdica. Procurar deixar prá lá, levar na brincadeira e rir da situação e procurar continuar a relação sexual ou talvez buscarem outra posição sexual pois, se voce se encanar o clima erótico vai embora e aí báu ... báu ! O melhor é não se incomodar com isso e entender que os flatos vaginais são reações normais do corpo feminino e que não vale a pena se estressar por isso.
Existe alguns exercícios que fortalece esta região, aumentando o tônus muscular que é o Pompoarismo. A Fisioterapia Uroginecológica é bem indicada, e irá promover fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico, através de exercícios de Kegel e também por meio de aparelhos de eletroestimulação e biofeedback. Com esses recursos e bem orientada, a mulher vai aprender a reconhecer e a contrair os músculos do períneo, o que vai reduzir, como também sendo possível eliminar o barulho (flatulência vaginal), sendo que, além desses tratamentos ela tambem vai ganhar outro benefício que é o de aumentar a sua satisfação sexual.
Nas mulheres em que já existe a flacidez dos músculos perineais, que pode acontecer através de partos normais consecutivos, podendo deixar em algumas mulheres o canal interno da vagina mais largo que irá permitir grande entrada de ar. Neste caso será necessário a realização da Cirurgia Plástica Íntima chamada de Perineoplastia, que será indicada e acompanhada por Médico, na qual a região perineal será reconstruída em mulheres que tiveram laceração da musculatura da vagina, ocasionando desta maneira perda de urina, como também, propiciando os indesejáveis "barulhos vaginais" durante a relação sexual.
Regina Verissimo
Psicóloga Clínica/ Psicoterapeuta de Casais
CRP- 06/48809-1
Quem sou eu
- Regina Verissimo
- São Paulo, Brazil
- Antes de falar da minha vida profissional quero dizer que como toda Mulher Contemporânea sou Filha, Amiga, Irmã, Esposa, Mãe dedicada etc. coisa e tal. Procuro viver intensamente e da melhor forma possível, os dias que me são permitidos viver. Como Virginiana, exigo muito de mim e acabo cobrando muito dos outros. Sou detalhista e organizada Em toda minha vida sempre busquei a perfeição e creiam meus queridos, sofria muito com isso. Hoje mais vívida e madura, descobri que a perfeição inexiste, assim sendo, escolhi deixar de sofrer e ser mais feliz !!! Falando do profissionalismo, em 1.989 juntamente com meu esposo ( Médico Urologista ) fundamos a Clínica Uroclin Unidade Urológica e Pronto Socorro S/C Ltda, onde exerço os Cargos: Diretora Administrativa e Coordenadora da mesma. Como Psicóloga Clínica especializei-me em Sexualidade Humama e Terapia Breve de Casais. Atendo Consultas e Avaliações Psicológica com hora marcada à Rua Bom Pastor, 2.606 - Ipiranga-São Paulo - Fones: (11) 2914.6290 / 2914.1219
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Meninas, olhem o artigo que eu li, parece muito interessante: http://pompoarismo.biz/como-evitar-flatos-vaginais/
ResponderExcluir