Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, Brazil
Antes de falar da minha vida profissional quero dizer que como toda Mulher Contemporânea sou Filha, Amiga, Irmã, Esposa, Mãe dedicada etc. coisa e tal. Procuro viver intensamente e da melhor forma possível, os dias que me são permitidos viver. Como Virginiana, exigo muito de mim e acabo cobrando muito dos outros. Sou detalhista e organizada Em toda minha vida sempre busquei a perfeição e creiam meus queridos, sofria muito com isso. Hoje mais vívida e madura, descobri que a perfeição inexiste, assim sendo, escolhi deixar de sofrer e ser mais feliz !!! Falando do profissionalismo, em 1.989 juntamente com meu esposo ( Médico Urologista ) fundamos a Clínica Uroclin Unidade Urológica e Pronto Socorro S/C Ltda, onde exerço os Cargos: Diretora Administrativa e Coordenadora da mesma. Como Psicóloga Clínica especializei-me em Sexualidade Humama e Terapia Breve de Casais. Atendo Consultas e Avaliações Psicológica com hora marcada à Rua Bom Pastor, 2.606 - Ipiranga-São Paulo - Fones: (11) 2914.6290 / 2914.1219

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Flatos Vaginal: Saiba como lidar com este indesejável barulho na hora H !!!

Muitas mulheres relatam que ficam aflitas e com muita vergonha do parceiro quando estão na relação sexual e  ocorre alguns "barulhos estranhos"  saindo da sua vagina. E porque será que isto acontece ?? O que fazer nessas situações de barulho estranho, justamente no momento de maior intimidade ???



O  "barulho estranho" expulso da vagina chama-se Flatos Vaginais ou ainda Garrulitas Vulval  (do grego garrulitas: gorjeio, loquacidade tagarelice). Este é o nome dado aos gases expulsos durante a relação sexual e que fazem os pequenos e grandes lábios vibrarem. É bom saber que a vagina não possue esfincter como o ânus, sendo assim, a mulher não consegue controlar a saída do som. Este "barulho" é o resultado do ar que entra em excesso na vagina, devido ao relaxamento da musculatura pélvica e das paredes da vagina. Este som é semelhante ao som da flatulência intestinal, porém, sem aquele odor desagradável.

O som  também podem ocorrer em determinadas posições sexuais, que irá facilitar a entrada de ar na vagina e  potencializar a ocorrencia dos flatos. Geralmente,  posições em que o penis pode constantemente sair da vagina, causam ainda mais este barulho. O importante à dizer é que o casal devem levar esta situação, caso ela ocorra, de forma tranquila e lúdica. Procurar deixar prá lá, levar na brincadeira e rir da situação e procurar continuar a relação sexual ou talvez buscarem outra posição sexual  pois, se voce se encanar o clima erótico vai embora e aí báu ... báu ! O melhor é não se incomodar com isso e entender que os flatos vaginais são reações normais do corpo feminino e que não vale a pena se estressar por isso.

Existe alguns exercícios que fortalece esta região, aumentando o tônus muscular que é o Pompoarismo. A Fisioterapia Uroginecológica é bem indicada, e  irá promover fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico, através de exercícios de Kegel e também por meio de aparelhos de eletroestimulação e biofeedback. Com esses recursos e bem orientada, a mulher vai aprender a reconhecer e a contrair os músculos do períneo, o que vai reduzir, como também sendo possível eliminar o barulho (flatulência vaginal), sendo que,  além desses tratamentos ela tambem vai ganhar outro benefício que é o de aumentar a sua satisfação sexual.

Nas mulheres em que já existe a flacidez dos músculos perineais,  que pode acontecer através de partos normais consecutivos, podendo deixar em algumas mulheres o canal interno da vagina mais largo que irá permitir grande entrada de ar. Neste caso será necessário a realização da Cirurgia Plástica Íntima chamada de Perineoplastia, que será indicada e acompanhada por Médico, na qual a região perineal será reconstruída em mulheres que tiveram laceração da musculatura da vagina, ocasionando desta maneira perda de urina, como também, propiciando os indesejáveis "barulhos vaginais" durante a relação sexual.


Regina Verissimo
Psicóloga Clínica/ Psicoterapeuta de Casais
CRP- 06/48809-1
 

Um comentário:

  1. Meninas, olhem o artigo que eu li, parece muito interessante: http://pompoarismo.biz/como-evitar-flatos-vaginais/

    ResponderExcluir