Quem sou eu
- Regina Verissimo
- São Paulo, Brazil
- Antes de falar da minha vida profissional quero dizer que como toda Mulher Contemporânea sou Filha, Amiga, Irmã, Esposa, Mãe dedicada etc. coisa e tal. Procuro viver intensamente e da melhor forma possível, os dias que me são permitidos viver. Como Virginiana, exigo muito de mim e acabo cobrando muito dos outros. Sou detalhista e organizada Em toda minha vida sempre busquei a perfeição e creiam meus queridos, sofria muito com isso. Hoje mais vívida e madura, descobri que a perfeição inexiste, assim sendo, escolhi deixar de sofrer e ser mais feliz !!! Falando do profissionalismo, em 1.989 juntamente com meu esposo ( Médico Urologista ) fundamos a Clínica Uroclin Unidade Urológica e Pronto Socorro S/C Ltda, onde exerço os Cargos: Diretora Administrativa e Coordenadora da mesma. Como Psicóloga Clínica especializei-me em Sexualidade Humama e Terapia Breve de Casais. Atendo Consultas e Avaliações Psicológica com hora marcada à Rua Bom Pastor, 2.606 - Ipiranga-São Paulo - Fones: (11) 2914.6290 / 2914.1219
quinta-feira, 6 de outubro de 2011
Depressão: Importante saber que faz parte da cura o desejo de ser curado !!!
Mais do que uma tristeza momentânea, a depressão é uma problema grave que geralmente impede a pessoa de fazer suas atividades diárias. Todo mundo fica "derrubado" ou "na pior" de vez em quando. É normal sentir-se triste por curtos períodos, principalmente se algo de ruim ocorreu em nossa vida.
Embora a depressão às vezes seja desencadeado por um motivo óbvio, ela geralmente entra na vida da pessoa sem avisar. Sem perceber, uma densa nuvem de tristeza cobre sua vida sem razão aparente. Mas as pessoas que sofrem de depressão tem muito mais que "tristeza", é mais do que altos e baixos e este sentimento pode durar por muito tempo, afetando o comportamento, a saúde, a aparência, o desempenho profissional, a capacidade de tomar decisões e enfrentar as pressões diárias.
Pesquisas revelam que 5% da população sofre de depressão e que 10% a 20% vão sofrer em algum momento de sua vida. Ter depressão não é motivo de vergonha e pode aparecer em qualquer fase da vida, desde a infância até em idades avançadas.O importante a saber é o que as pessoas deprimidas podem fazer para se tratar dessa doença aflitiva e aprender a conviver com ela. Conhecer as causas da depressão ajuda os deprimidos, seus amigos e a sua familia a entender o quanto ela é dolorosa e por que é dificil "sair dela".
A DEPRESSÃO CARACTERIZA-SE POR:
- Estado de ânimo persistentemente triste, ansiedade ou sensação de vazio.
- Pensamentos de culpa ou de inutilidade.
- Auto-estima baixa, pensamentos pessimistas ou sentimento de desesperança.
- Falta de interesse ou de prazer em atividades anteriormente satisfatórias, incluindo atividade sexual.
- Alterações no sono: insônia ( incluindo despertar precoce pela manhã ) sono pouco reparador e excessivo.
- Dificuldade de concentração, perda de memória e incapacidade para tomar decisões.
- Perda de energia, fadiga e abatimento.
- Perda ou aumento de apetite ou de peso.
- Pensamentos de morte, idéias ou comportamentos suicidas.
- Inquietação e irritabilidade.
- Sintomas físicos, como dor de cabeça, problemas digestivos e dores crônicas, que não respondem a
tratamentos específicos.
Em nosso cérebro há mensageiros químicos chamados neurotransmissores que ajudam a controlar as emoções, sendo que, os níveis deles aumentam ou diminuem, mudando nossas emoções. Quando os neurotransmissores encontram-se "em equilibrio", sentimos a emoção certa para cada ocasião. Quando alguém está deprimido, os mensageiros químicos não estão em equilibrio. Isso significa que alguém pode se sentir triste quando deveria estar alegre. Ainda não está claro por que isso ocorre em algumas pessoas e não em outras, mas as pesquisas indicam que a depressão ocorre em famílias com este histórico. Outros desencadeadores da depressão são:
- EVENTOS ESTRESSANTES OU PERDAS. É normal sentir-se triste após uma perda, como morte de um ente querido ou o rompimento de uma relação. Às vezes, essa tristeza pode se transformar em depressão, em pessoas que tem essa tendência. Problemas de dinheiro, trabalho ou outras questões pessoais podem também desencadear a depressão.
-DOENÇAS FÍSICAS: Algumas doenças, podem causar alterações cerebrais que levam a depressão, sendo que outras doenças tambem podem levar à depressão porque são dolorosas e mudam a vida das pessoas.
-NÍVEIS HORMONAIS: Os hormônios são substâncias que se encontram no organismo. Se os níveis de hormônios entrarem em desiquilibrio, a depressão pode surgir.
- USO DE CERTOS MEDICAMENTOS, DROGAS OU ÁLCOOL: Alguns medicamentos podem causar depressão. Se isso ocorrer, entre logo em contato com o seu médico. O alcool e algumas drogas podem piorar a depressão. Não é bom que os deprimidos usem essas substâncias, mesmo que pareçam ajudar momentaneamente.
A maior parte de nós pensa em tristeza quando se fala em depressão. Mas também há outros efeitos físicos, mentais e emocionais. Muitos deprimidos sentem-se desamparados, como se essa situação fosse durar para sempre. Sentem-se sem energia e sem interesse pela vida. É difícil se imaginar sentindo novamente alegrias ou emoções, mesmo que quase todos os deprimidos apresentem melhoras. Alguns podem sofrer de ansiedade, outros se isolam e ficam menos sociáveis. Podem ficar mal-humorados e difícieis de agradar. O mundo da depressão é um mundo solitário.
O primeiro passo no tratamento da depressão é consultar o médico especializado. Ele precisa conhecer seus sintomas e por quanto tempo voce tem se sentido deprimido. Hoje em dia há muitas formas de tratar a depressão que variam de acordo com os sintomas e a gravidade da doença portanto, nenhum deprimido precisa sofrer sem necessidade. Tenha em mente que existem fontes e muitas formas de cuidar da depressão, bem como: Medicação antidepressiva, acompanhamento psicológico, orientação, materiais educativos, exercícios leves que melhoram o humor, apoio da família e dos amigos, são os meios eficazes no tratamento da depressão
Comemore suas pequenas vitórias, como uma visita aos amigos, mantenha um diário, onde possa anotar suas melhoras no decorrer do tempo pois, somos os sujeitos de nossa felicidade. A vida é unica, linda e precisamos despertar nossa sensibilidade, desenvolvendo hábitos positivos e otimista, como:
- Procurar sempre estar com pessoas, é melhor que ficar sózinho.
- Realize atividades que sejam prazerosas, sem exceder-se, como exercício físico suave.
- Vá a cinemas ou participe de outras atividades sociais.
- Não espere uma melhora imedita. O tratamento pode levar semanas até mostrar algum efeito.
- Por isto ... Não Desanime !!!
Entretanto, é bom que o deprimido se conscientize que o passo mais importante é saber que faz parte da cura o seu desejo de ser curado, que a cada amanhecer será um novo dia e que a vida sempre se renova !!!
Regina Verissimo
Psicóloga Clínica/Psicoterapeuta Sexual
CRP 06/48809-1
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário