Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, Brazil
Antes de falar da minha vida profissional quero dizer que como toda Mulher Contemporânea sou Filha, Amiga, Irmã, Esposa, Mãe dedicada etc. coisa e tal. Procuro viver intensamente e da melhor forma possível, os dias que me são permitidos viver. Como Virginiana, exigo muito de mim e acabo cobrando muito dos outros. Sou detalhista e organizada Em toda minha vida sempre busquei a perfeição e creiam meus queridos, sofria muito com isso. Hoje mais vívida e madura, descobri que a perfeição inexiste, assim sendo, escolhi deixar de sofrer e ser mais feliz !!! Falando do profissionalismo, em 1.989 juntamente com meu esposo ( Médico Urologista ) fundamos a Clínica Uroclin Unidade Urológica e Pronto Socorro S/C Ltda, onde exerço os Cargos: Diretora Administrativa e Coordenadora da mesma. Como Psicóloga Clínica especializei-me em Sexualidade Humama e Terapia Breve de Casais. Atendo Consultas e Avaliações Psicológica com hora marcada à Rua Bom Pastor, 2.606 - Ipiranga-São Paulo - Fones: (11) 2914.6290 / 2914.1219

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Medo: Como podemos superar e vencer este sentimento !!!!



O medo, a ansiedade, a angustia e o estresse fazem referência a um estado-emocional aflitivo ou desagradável que se caracteriza por manifestações fisiológicas como tremor, arrepios, sudorese, sensação de vazio no estômago, aumento do ritimo respiratório e cardíaco, tensão nos músculos e outros.

Essas respostas fisiológicas do organismo podem ser úteis em algumas ocasiões por exemplo: diante de um perigo iminente tal como a presença de um animal feroz. O organismo mediante esses mecanismos, prepara-se para superar o perigo, seja escapando pela corrida ou enfrentando o animal, para o que necessita estar preparado, ter os músculos prontos e incrementar o ritimo respiratório e cardíaco a fim de dispor do oxigênio e da energia necessários.

Aprendemos a ter medo de pessoas, animais, coisas, fenômenos ou situações. Quanto a alguns medos, é conveniente mantê-los, pois servem para preservar o organismo. Outros porém, são destrutivos e são necessários eliminá-los. Quando nossos temores são infundados e em número excessivo, isso nos obriga a empregar muita energia em contê-los, nos mantém num estado permanente de tensão e nos impede ou dificulta a dedicação, atividades produtivas e criativas, bem como a concentração em sermos felizes , como tambem em nosso desenvolvimento pessoal.

Um dos medos que tem de enfrentar toda pessoa que quer elevar sua auto-estima, depois de ter decidido mudar é precisamente o medo da mudança, o medo das consequências de sua decisão, o que pode levá-lo a renunciar a seu propósito. Podemos superar esse medo e qualquer outro medo indesejado e irracional que nos impeça de melhorarmos e de sermos mais felizes.

Quanto mais profundo for o medo, mais difícil será admitir que as mudanças ocorram. Se tens medo de contrair uma doença, você vai ter que,  procurar vencer este sentimento em relação a doença. A solução mais saudável será o de criar defesas, se armar e lutar, caso contrário, írá ocorrer um ciclo viciante e muito difícil de ser retomado. A pessoa terá que ter uma força de vontade e se fortalecer para combater o medo, pois pensar em coisas positivas irá só atrair em coisas positivas.

" Para vencer os medos excessivos, é preciso recorrer aos mecanismos do nosso inconsciente, acreditar no seu poder, e se esforçar para transmutar os padrões condicionados que ali residem, para assim realizarmos nossos mais profundos anseios, entre eles, nos livrarmos do medo destrutivo, ao descobrirmos suas fontes ".


" Muitos têm medo de mudanças, mesmo que esta mudança as abra a uma existência melhor e mais feliz.  O abandono dos antigos hábitos, a perda do conhecido, cria em algumas pessoas um clima intolerável de insegurança.  Não há realmente segurança senão no previsível, mesmo que isto signifique infelicidade e sofrimento ".


" A VIDA É MARAVILHOSA SE NÃO SE TEM MEDO DELA "
( Charles Chaplin )


Regina Verissimo
Psicóloga Clínica/Psicoterapeuta Sexual
CRP- 06/48809-1

Nenhum comentário:

Postar um comentário