Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, Brazil
Antes de falar da minha vida profissional quero dizer que como toda Mulher Contemporânea sou Filha, Amiga, Irmã, Esposa, Mãe dedicada etc. coisa e tal. Procuro viver intensamente e da melhor forma possível, os dias que me são permitidos viver. Como Virginiana, exigo muito de mim e acabo cobrando muito dos outros. Sou detalhista e organizada Em toda minha vida sempre busquei a perfeição e creiam meus queridos, sofria muito com isso. Hoje mais vívida e madura, descobri que a perfeição inexiste, assim sendo, escolhi deixar de sofrer e ser mais feliz !!! Falando do profissionalismo, em 1.989 juntamente com meu esposo ( Médico Urologista ) fundamos a Clínica Uroclin Unidade Urológica e Pronto Socorro S/C Ltda, onde exerço os Cargos: Diretora Administrativa e Coordenadora da mesma. Como Psicóloga Clínica especializei-me em Sexualidade Humama e Terapia Breve de Casais. Atendo Consultas e Avaliações Psicológica com hora marcada à Rua Bom Pastor, 2.606 - Ipiranga-São Paulo - Fones: (11) 2914.6290 / 2914.1219

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Sexo é muito bom, se for feito com segurança !!!




Para a maioria das pessoas, falar de sexo é difícil e complicado.Pior ainda é falar de doenças que se podem pegar na relação sexual, tanto genital, oral, anal com parceiro (a) que esteja doente.





Não faz diferença se você é solteiro, se tem um caso, ou vários, se é casado, separado, divorciado, juntado, mal resolvido, heterossexual ou homossexual.Para qualquer um fazer sexo é bom, porém se não se cuidar e se prevenir, pode se transformar num pesadelo então, o melhor, é não pagar para ver.

As Doenças Sexualmente transmissíveis (DST) são aquelas que passa de pessoa p/pessoa através de relações sexuais sem proteção e que apresentam uma expressão mais ampla das chamadas Doenças Venéreas. A palavra Venérea vem de Vênus, a Deusa do Amor. As primeiras referências a elas datam do ano de 2.637 a.C, descobertas estas em documentos chineses. Os Arábes, Hindus e também a Bíblia mencionaram as doenças Venéreas. Entretanto,foi no final do século 15, início do século 16, que elas atingiram a Europa e atualmente estão espalhadas por todo o mundo.

Nós podemos ter uma infecção em qualquer parte do corpo. Durante nossa vida pegamos muitas doenças contagiosas, mas ninguém deve esconder uma doença sexualmente trasnsmissível por vergonha e medo, pois o que torna necessário é se precaver e identificar de imediato, para que se possa tratar ainda na fase inicial.

É bom saber que toda e qualquer pessoa pode pegar ums D.S.T: Pode ser rico, pobre, em qualquer idade, mesmo tomando banho diáriamente, relacionando-se sexualmente com pessoas do sexo oposto ou com pessoas do mesmo sexo, sem o uso do preservativo, que já é do conhecimento de todos, a melhor forma de se proteger. Pode se pegar uma DST muitas e muitas vezes. Se você estiver desconfiado de que pegou uma DST, pois não fez uso da prevenção e começou a sentir os seguintes sintomas:

- Sensação de ardor intenso na hora de urinar;
- Pus saindo do pênis;
- Ferida que não cicatriza nos orgãos genitais;
- Manchas avermelhadas na pele;
- Corrimento abundante e mal cheiroso;
- Dor na hora da relação sexual;
- Gânglios na virilha, axila e/ou pescoço.

Você deve procurar de imediato uma orientação médica, pois a maioria das DSTs. tem diagnóstico e tratamento. Quanto mais precoce for o diagnóstico, mais fácil e eficaz será o tratamento, pois para cada doença existem medicamentos próprios, que devem ser tomados nas doses certas.

Portanto não fique temeroso de ir ao médico e relatar com quem você teve relações sexuais recentemente e da possibilidade de uma infecção para que seu pareciro (a) também possa se tratar o quanto antes. Isto vai significar que vc. respeita e se preocupa com ele (a). Voce deve se prevenir tendo cuidados com a higiene pessoal e a manutençaõ da saúde do corpo são extremanente importantes. Lavar-se logo após a relação sexual ajuda a evitar algumas DSTs. Porém existe uma proteção muito mais segura que é o preservativo, mundialmente conhecido como um método extremamente eficaz e que também evita a gravidez indesejada. O uso do preservativo quando bem colocado, não interfere na sensibilidade do homem e da mulher e o seu uso não implica na redução do prazer sexual.

A variação frequente de parceiros aumenta o risco de transmissão pois, pessoas aparentemente saudáveis podem ser portadoras de DSTs. No século passado, nas décadas de 60 e 70, essas doenças aumentaram em ritmo vertiginoso e muito por conta da " Revolução Sexual ", uma liberação geral que se pautou principalmente, pelo aparecimento da pílula anticoncepcional Como consequência do abuso, nos anos 80 o mundo tomou conhecimento dos primeiros casos da AIDS, a mais terrível síndrome que acometeu a humanidade em todos os tempos.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, ocorrem no Brasil cerca de mais ou menos 12 milhões de casos de D.S.T ao ano, o que torna as doenças venéreas um grande problema de saúde pública no país. Sabe-se que uma pessoa com DST tem muito mais chances de contrair o vírus da AIDS e também maior propensão a pegar outras doenças também transmitidas via sexo que, grande parte da população desconhece por completo e que poderiam ser evitadas e que muitas vezes não são. Alguns por ignorância, outros por falta de hábito, outras até por prepotência, por achar que só acontece com os outros.

Pior é que alguns casos podem se desenrolar em enfermidades gravíssimas, causando disfunções sexuais, infertilidade, nascimentos de bebês prematuros com problemas de saúde, deficiência física ou mental, câncer e até mesmo a morte do paciente. Dessa forma é sempre recomendável que na formação de um casal, deve-se fazer exames pré-nupciais, como também exames pré-natal pois essas doenças podem também provocar aborto,cequeira, retardamento ou deformidades numa criança.


















Regina Verissimo
Psicóloca Clínica/Psicoterapeuta Sexual
CRP- 06/48809-1

Um comentário:

  1. Dra. sei que é muito seguro usar a camisinha, porem nao consigo chegar ao orgasmo usando a mesma.....gostaria de algumas dicas...

    ResponderExcluir