Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, Brazil
Antes de falar da minha vida profissional quero dizer que como toda Mulher Contemporânea sou Filha, Amiga, Irmã, Esposa, Mãe dedicada etc. coisa e tal. Procuro viver intensamente e da melhor forma possível, os dias que me são permitidos viver. Como Virginiana, exigo muito de mim e acabo cobrando muito dos outros. Sou detalhista e organizada Em toda minha vida sempre busquei a perfeição e creiam meus queridos, sofria muito com isso. Hoje mais vívida e madura, descobri que a perfeição inexiste, assim sendo, escolhi deixar de sofrer e ser mais feliz !!! Falando do profissionalismo, em 1.989 juntamente com meu esposo ( Médico Urologista ) fundamos a Clínica Uroclin Unidade Urológica e Pronto Socorro S/C Ltda, onde exerço os Cargos: Diretora Administrativa e Coordenadora da mesma. Como Psicóloga Clínica especializei-me em Sexualidade Humama e Terapia Breve de Casais. Atendo Consultas e Avaliações Psicológica com hora marcada à Rua Bom Pastor, 2.606 - Ipiranga-São Paulo - Fones: (11) 2914.6290 / 2914.1219

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Saiba o que é Herpes e suas formas de contágio !!!



O Herpes é uma doença infecto-contagiosa causado por um vírus. É chamado de Herpes Zoster quando há uma reativação do vírus  da varíola (vírus varicela-zoster), Herpes labial ou Herpes Genital segundo a localização das lesões, que são causadas pelos Herpes hominis virus. Estes vírus são muito semelhantes mas apresentam algumas diferenças.


O contágio se dá através do contato direto entre a pessoa infectada com lesões e a pessoa saudável. No Herpes Labial, em geral, o primeiro contato se dá na infância através dos pais, irmãos e parentes próximos, que já são portadores e apresentam lesões.

Evite beijar quando você ou o seu parceiro estiverem com Herpes Labial, pois o beijo é uma das formas mais importantes no contágio, podendo também ocorrer com o uso de objetos pessoais  como : ( copos, talheres, toalha, etc ). É importante que seja evitado esfregar seus olhos depois de tocar na ferida labial,  isso pode provocar infecção grave resultando na fomação de úlceras nas córneas.

MANIFESTAÇÃO, SINTOMAS CLÍNICOS  E REGRESSÃO DO HERPES GENITAL E LABIAL:

Quando somos adultos é quando o vírus "adormecido" pode apresentar manifestações clínicas e sinais: Primeiramente através de ardor no local que será infectado, em seguida com a formação de pequenas vesículas (bolhas) dolorosas,  e posteriormente com o ressecamento, ocorre a formação de crostas. Passada essa fase de mais ou menos 15 dias, o vírus volta ao seu estado "adormecido"  junto aos nervos.

HERPES  ZOSTER : Mais agressivo que os outros dois, acomete nervos e pele causando dor acentuada. Sua localização mais comum é entre as costelas na direção horizontal e nervos da face a partir da orelha. Sua duração é mais demorada ( pode durar semanas, meses ou anos ); entretanto, uma vez cessado o quadro, a pessoa fica imunizada contra novos surtos.
Isso ocorre pois os sinais e sintomas aparecem quando o sistema imunológico está baixo e algumas situações podem favorecer o seu surgimento pois, são vários os fatores desencadeantes como por exemplo:

                                   - Infecções (com febre);
                                   - Exposição ao sol;
                                   - Traumatismos;
                                   - Menstruação;
                                   - Estresse;
                                   - Gripe;
                                   - Frio.  
                            
O que se pode fazer e a medida mais adequada para evitar a reativação do processo da Herpes Genital e Labial  é sempre ouvir a opinião e orientação do seu médico. Não se deve  ignorar os cuidados  adequados ou se auto medicar pois, pode causar sérios danos a saúde. Mesmo assim, algumas atitudes podem fortalecer o seu sistema imunológico, como por exemplo :

Proteger os lábios dos raios solares com protetor solar labial e mantê-los sempre hidratados;
Evite ter relações sexuais se fôr de localização genital;
Evite o estresse exagerado;
Evite furar as vesículas (bolhas);
Transtornos emocionais
Crie hábitos saudáveis;
Evite fumar e ingerir bebidas alcoólicas

O vírus da Herpes não tem cura, apenas tratamento com antivirais, pomadas e soluções. Com  relação as vacinas é muito discutida mostrando bons resultados em alguns pacientes e nenhum resultados em outros.
Permanece no corpo para sempre se manifestando quando a pessoa está com a imunidade baixa. É bom saber que nos casos de pacientes diabéticos, idosos, transplantados ou portadores de HIV, correm o risco de ficarem cegos.



Herpes Labial
Herpes Vaginal


Regina CT Verissimo-CRP-06/48809-1
Psicóloga Clínica/Psicoterapeuta Sexual


Marcos J.M.Verissimo- CRM. 29746
Urologista/Colaborador


Nenhum comentário:

Postar um comentário