Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, Brazil
Antes de falar da minha vida profissional quero dizer que como toda Mulher Contemporânea sou Filha, Amiga, Irmã, Esposa, Mãe dedicada etc. coisa e tal. Procuro viver intensamente e da melhor forma possível, os dias que me são permitidos viver. Como Virginiana, exigo muito de mim e acabo cobrando muito dos outros. Sou detalhista e organizada Em toda minha vida sempre busquei a perfeição e creiam meus queridos, sofria muito com isso. Hoje mais vívida e madura, descobri que a perfeição inexiste, assim sendo, escolhi deixar de sofrer e ser mais feliz !!! Falando do profissionalismo, em 1.989 juntamente com meu esposo ( Médico Urologista ) fundamos a Clínica Uroclin Unidade Urológica e Pronto Socorro S/C Ltda, onde exerço os Cargos: Diretora Administrativa e Coordenadora da mesma. Como Psicóloga Clínica especializei-me em Sexualidade Humama e Terapia Breve de Casais. Atendo Consultas e Avaliações Psicológica com hora marcada à Rua Bom Pastor, 2.606 - Ipiranga-São Paulo - Fones: (11) 2914.6290 / 2914.1219

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Mitos e Verdades sobre a Higiene Íntima Feminina:





Nos deparamos a todo momento na prateleiras das farmácias, drogarias e até de super mercados, uma infinidade de produtos para a higiene íntima feminina, bem como:




sabonetes, colonias, absorventes, lenços umedecidos, sprays perfumados, etc., para a região vaginal. Com tantas informações de opções desperta uma dúvida: Será que todos esses produtos faz bem ou faz mal a saúde íntima da mulher ?

 A forma correta da higiene íntima, mais correta e mais simples possível, deve ser feita com água corrente e um bom sabonete neutro, que faz toda diferença no seu bem estar, sendo que, alguns produtos quando usados aleatóriamente,  podem ser, até prejudiciais para a região íntima.

Vamos decifrar algumas dúvidas que surge em relação aos cuidados diários que a mulher deve ter para que seja previnido alguns problemas nesta região:

- Podemos afirmar que o sabonete íntimo é igual ao sabonete comum?
Isto não é verdade pois, os sabonetes comuns costumam ser ácidos demais ou de menos, enquanto que o sabonete íntimo tem um grau de acidez igual ao da região genital, reduzindo desta forma, as chances de irritação, sempre lembrando que,  o ideal para higienizar a vagina é o uso de água, sabonete neutro ou de glicerina.

- O uso de sabonete íntimo diáriamente pode acarretar algum mal ?
O uso diário de sabonete íntimo não irá acarretar mal algum, desde que seja o PH neutro.

- Os lenços umedecidos para a higiene íntima, podem ser usados diáriamente ?
Quando os lenços umedecidos for da mesma marca dos sabonetes íntimos são ótimos numa situação de emergência. O seu uso diário pode causar coceira e também irritações nesta região.

-Protetor de calcinha ( tipo absorvente ), acarreta algum mal quando usado diáriamente ?
Sim, pois o uso diário deste  "protetor", pode provocar coceira, infecções e corrimentos. A região vaginal não deve ser abafada porque torna o local  mais quente e muito úmido.

- Os absorventes internos podem desencadear cólicas ?
O uso de absorventes internos não tem nada a ver com as cólicas menstruais pois uma grande maioria das mulheres que fazem uso do mesmo, sentem-se muito confortável e não relatam nenhum desconforto.

E para finalizar este tema é bom que se diga que, a higiene íntima é um assunto para a mulher bastante complicado. Todos esses produtos que prometem "limpeza adequada", não deve existir a necessidade do seu uso rotineiramente, ou  a mulher que  faz uso, usar com moderação. O importante a saber que a vulva ( pele e mucosa ), deve ser lavado diáriamente com bastante água e sabonete neutro,  secar a região genital é fundamental, para não aumentar a proliferação bacteriana, fúngica e viral. No caso da mulher que trabalha o dia todo fora, ou no caso de estar menstruada,  pode sim se beneficiar com a praticidade do sabonete líquido  íntimo, pois esses produtos são apenas para uso excepcionais, não devendo fazer parte da rotina. A vagina  possui  seu cheiro fisiológico e que faz parte da natureza das mulheres que são os Ferômonios, fundamentais para despertar a líbido dos homens.
 Estudo científicos já comprovaram que os ferômonios exercem uma função significativa na hora da sedução !

Regina Verissimo
Psicóloga Clínica/Psioterapeuta Sexual
CRP- o6/48809-1

Nenhum comentário:

Postar um comentário