MÉTODO ORAL: A pílula contém hormônios que evitam a gravidez, impedindo que as mulheres ovulem. É uma combinação de Estrógêno e Progesterona, com a função de inibir o amadurecimento dos óvulos. Sem óvulos não há ovulação, sem ovulação não há fecundação e sem fecundação não há gravidez. Deve ser tomado diáriamente e sempre no mesmo horário.
MÉTODO VAGINAL- DIAFRAGMA: Este método dever ser usado em conjunto com geléiais espermaticidas ou cremes. Deve ser introduzido na vagina, o que vai impedir a entrada de espermatozóides no útero. Espermaticidas são cremes ou geléias especiais que impedem a gravidez matando os espermatozóides, impedindo assim que eles fertilizem o óvulo. Devem ser colocados na vagina momentos antes da penetração.
MÉTODO INJETÁVEL (MENSAL OU TRIMESTRAL): É um método seguro e seu risco de esquecimento é menor. Impede que a mulher ovule, impossibilitando dessa forma a gravidez. Oferece proteção anticoncepçional já no primeiro ciclo de uso, mantendo-se durante todo o período de utilização
MÉTODO ASSISTIDO: O Dispositivo intra-uterino DIU deve ser introduzido no útero da mulher por um médico. É um méodo contraceptivo muito utilizado. Geralmente Os DIUs são feito de cobre o que aumenta a sua eficácia. É colocado dentro do útero e leva a várias modificações do útero e da tuba úterina, além de provocar reações que matam os espermatozóides.
IMPLANTE SUBDÉRMICO: É um método anticoncepcional no formato de bastonete que deve ser inserido sob a pele, na parte superior do braço da mulher. O bastonete contém progestogênio que é muito parecido com o hormônio natural e é liberado lentamente em doses constantes que impede a ovulação previnindo a gravidez. Apresenta alta eficácia e rápida reversibilidade após a interrupção do efeito.
ANEL VAGINAL: Trata-se de um anel de plástico flexível e libera compostos de progesterona e estrógeneo que são absorvidos pela mucosa vaginal.O anel vaginal deve ser inserido pela mulher entre o 1° e o 5° dia do ciclo e dura um ciclo completo.
ADESIVO ANTICONCEPCIONAL TRANSDÉRMICO: O adesivo contém estrógeno e progesterona que são absorvidos pela pele. Da mesma maneira que os outros contraceptivos hormonais inibe a ovulação e altera o muco cervical.
PRESERVATIVO MASCULINO: Não deixa o pênis entrar em contato direto com a vagina, impedindo assim a gravidez indesejada. Tem eficácia entre 88% e 97%. Alem disso é o método mais seguro para se proteger contra as Doenças Sexualmente Transmissíveis, principalmente a AIDS.
PRESERVATIVO FEMININO: O preservativo feminino evita a gravidez por impedir o esperma de entrar em contato com o óvulo. Também é um método bastante eficiente da mulher se proteger contra as Doenças Sexualmente Transmissíveis, principalmente a AIDS
TABELINHA-MÉTODO COMPORTAMENTAL: Através de seu ciclo menstrual a mulher pode saber quais os dias em que está no seu período fértil e os dias em que ela pode manter relações sexuais sem riscos de engravidar. É um método baseado em cálculos sobre a possibilidade da mulher engravidar ou não em diferentes épocas do ciclo menstrual. Lembre-se que é um método pouco eficaz quando se quer prevenir a gravidez.
MÉTODOS CIRURGICOS- LIGADURA DE TROMPAS ( NA MULHER ) : É feito uma cirurgia na mulher com o objetivo de bloquear as trompas para impedir a fecundação. Com a obstrução nas trompas o espermatozóide é impedido de chegar ao óvulo e a eficácia desse método é muito alta.
VASECTOMIA ( NO HOMEM ): É um método permanente, adotado sómente nos casos em que o homem não quer mais ter filhos. Sua eficácia é alta.
MÉTODO DE CONTRACEPÇÃO DE EMERGÊNCIA: É um método usado para prevenir uma gravidez indesejada, dentro de 72 horas após uma relação sexual desprotegida. É feito a base de altas doses de hormônios que impdem a ovulação e a mobilidade dos espermatozóides, impedindo dessa maneira a fecundação e consequentemente a gravidez. Esse método só deve ser utilizado, após qualquer relação sexual desprotegida, incluindo:
- Quando nenhum outro contraceptivo foi usado;
- Esquecimento da tomada da pílula anticoncepcional;
- Ruptura da camisinha;
- Falha na tabelinha ou no coito interrompido;
- Desalojamento do diafragma;
- Expulsão do DIU;
- Em caso de estupro.
O método de contracepção de emergência não oferece nenhum tipo de proteção contra as Doenças Sexualmente Transmissíveis, entre elas a AIDS. Use sempre a camisinha para o sexo seguro. O comprimido deve ser tomado até 72 horas após a ocorrência de uma relação sexual desprotegida e nunca após esse prazo. O segundo comprimido deve ser tomado 12 horas após o primeiro. Não é um método para ser usado com frequência e sim só em situações de emergência.
Regina Verissimo
Psicóloga Clínica/Psicoterapeuta Sexual
CRP- 06/48809-1
Quem sou eu
- Regina Verissimo
- São Paulo, Brazil
- Antes de falar da minha vida profissional quero dizer que como toda Mulher Contemporânea sou Filha, Amiga, Irmã, Esposa, Mãe dedicada etc. coisa e tal. Procuro viver intensamente e da melhor forma possível, os dias que me são permitidos viver. Como Virginiana, exigo muito de mim e acabo cobrando muito dos outros. Sou detalhista e organizada Em toda minha vida sempre busquei a perfeição e creiam meus queridos, sofria muito com isso. Hoje mais vívida e madura, descobri que a perfeição inexiste, assim sendo, escolhi deixar de sofrer e ser mais feliz !!! Falando do profissionalismo, em 1.989 juntamente com meu esposo ( Médico Urologista ) fundamos a Clínica Uroclin Unidade Urológica e Pronto Socorro S/C Ltda, onde exerço os Cargos: Diretora Administrativa e Coordenadora da mesma. Como Psicóloga Clínica especializei-me em Sexualidade Humama e Terapia Breve de Casais. Atendo Consultas e Avaliações Psicológica com hora marcada à Rua Bom Pastor, 2.606 - Ipiranga-São Paulo - Fones: (11) 2914.6290 / 2914.1219
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário