Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, Brazil
Antes de falar da minha vida profissional quero dizer que como toda Mulher Contemporânea sou Filha, Amiga, Irmã, Esposa, Mãe dedicada etc. coisa e tal. Procuro viver intensamente e da melhor forma possível, os dias que me são permitidos viver. Como Virginiana, exigo muito de mim e acabo cobrando muito dos outros. Sou detalhista e organizada Em toda minha vida sempre busquei a perfeição e creiam meus queridos, sofria muito com isso. Hoje mais vívida e madura, descobri que a perfeição inexiste, assim sendo, escolhi deixar de sofrer e ser mais feliz !!! Falando do profissionalismo, em 1.989 juntamente com meu esposo ( Médico Urologista ) fundamos a Clínica Uroclin Unidade Urológica e Pronto Socorro S/C Ltda, onde exerço os Cargos: Diretora Administrativa e Coordenadora da mesma. Como Psicóloga Clínica especializei-me em Sexualidade Humama e Terapia Breve de Casais. Atendo Consultas e Avaliações Psicológica com hora marcada à Rua Bom Pastor, 2.606 - Ipiranga-São Paulo - Fones: (11) 2914.6290 / 2914.1219

sábado, 22 de setembro de 2012

Termos que expressam nossa Sexualidade/Afetividade

IDENTIDADE DE GÊNERO:   Mulher -------Transgênero ------- Homem.
Identidade de gênero é a forma  como você na sua cabeça pensa sobre você mesmo. È a química que compõe ( Ex. Níveis Hormonais)  e como você interpreta isso.

EXPRESSÃO DE GÊNERO:  Feminino ---- Andrógeno-------- Masculino.
Expressão de gênero é  como você demonstra seu gênero ( baseado em papéis de gênero tradicional ), através da forma como você age, veste, se comporta e interage.

SEXO BIOLÓGICO:  Fêmea ------ Hermafrodita ------- Macho.
O sexo biológico refere a características mensuráveis do individuo como orgãos, hormônios e cromossomos. Vagina=  Ovários cromossomos XX . Macho= Pénis, Testículos cromossomos XY. Hermafrodita= Combinação dos dois anteriores.
          
ORIENTAÇÃO SEXUAL:  Heterossexual ----- Bissexual ----- Homossexual.
A orientação sexual refere-se a quem você é físicamente e emocionalmente é atraído, baseado na relação entre o sexo/gênero e da outra pessoa.

F: GLS/LGBT



sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Ejaculação Retardada-Causas e Tratamento

A Ejaculação Retardada (ER) ocorre quando o homem não consegue ejacular durante a relação sexual  por mais que ele deseje, apesar de ter boa ereção e ser estimulado sexualmente. A ER. é uma disfunção sexual que acomete 5% dos homens e prejudica muito a sua auto-estima. Segundo alguns profissionais médicos, o tempo médio para que uma ejaculação ocorra é em torno de cinco minutos, sendo que alguns deles, conseguem controlar e até prolongar esse tempo.

O homem que apresenta  ER., por mais que ele queira e deseje a ejaculação fica comprometida pois, ele não consegue ejacular normalmente dentro da vagina da parceira. Essa disfunção sexual pode ter tanto causas orgânicas como psicológicas. Quando o homem é mais jovem, principalmente na adolescência, é esperado uma frequência maior a prática da masturbação, visto que os mesmos não
adquiriram nenhuma experiencia sexual. Masturbam-se fazendo pressão excessiva exercida pelas mãos e quando se deparam no ato sexual própriamente dito, não conseguem sentir prazer suficiente para ejacular durante o intercurso. A pressão da penetração vaginal sobre o pênis é menor do que a realizada com as mãos, dificultando o estímulo no homem para chegar ao orgasmo e a ejaculação.

Existem casos de homens que conseguem ter orgasmos e não ejaculam ou ejaculam sem ter orgasmo, desde que a parceira o masturbe ou faça sexo oral. É fundamental que homens que apresentam  ER., consulte seu médico para que ele possa avaliar cada caso e indicar tratamento individualizado. Na
maioria das vezes, a ER. é causada por fatores psicológicos, educacionais, emocionais e de relacionamentos desencadeados por falta de diálogo, ressentimentos, perda de confiança, raiva e inseguranças. Muitos homens relatam que conseguem ejacular normalmente na masturbação, o que causa um sentimento de rejeição muito grande em suas parceiras.

Qualquer problema que cause tensão, estresse ou medo é capaz de prejudicar o orgasmo, sendo que
as causas psicológicas mais comuns da Ejaculação Retardada são:

- Ansiedade e nervosismo frente a relação sexual;
- Educação sexual muito rígida;
- Traumas na infância pode comprometer na idade adulta;
- Medo de ser rejeitado;
- Punição pela atividade sexual;
- Vergonha do próprio corpo;
- Forma pela qual o homem percebe a figura feminina;
- Falta de atração sexual pela parceira;
- Preocupação excessiva com o orgasmo da mulher;
- Medo de engravidar a parceira, etc

O tratamento psicoterápico é indicado pois são usadas técnicas específicas de sensibilização sistemática. Nesse tratamento também será necessário trabalhar a auto-estima, a auto-confiança como também identificar os possíveis motivos que causaram estresse e tensão no homem.

Regina Celia Verissimo
Psicóloga Clínica/Psicoterapeuta Sexual
CRP- 06/48809-1



terça-feira, 21 de agosto de 2012

Sexo- Uma Energia Vital !!!

A CRIAÇÃO DA VIDA: ( Vamos filosofar um pouco )

Sexo é parte da mesma energia vital que faz com que flores cresçam em meio ao concreto das
grandes cidades e que raízes de uma simples árvore derrubem edifícios. Sexo é vida !!!

O sexo tem uma história estranha e interessante: Desde que os nossos primeiros ancestrais, os chipanzés, descobriram que podia ser muito mais divertido se balançar juntos as árvores, alguns dos mais brilhantes cérebros tem se dedicado a aprimorar os movimentos básicos dessa arte.

Ele cria a vida, mas pode carregar grande peso. Nas sociedades onde os homens são mais obcecados sexualmente, as mulheres  são tratadas como agentes do diabo. Sexo é parte da mesma energia vital que faz com que flores cresçam em meio ao concreto das grandes cidades e que raízes de uma simples árvore derrubem edifícios. Se tentarmos reprími-lo, de duas uma, ou ele explode de repente ou se manifesta sorrateiro, nas mais bizarras e estranhas formas.

Imagine por exemplo uma sociedade na qual as crianças assistem a massacres na TV, mas não  tem educação sexual nas escolas. Uma sociedade onde podemos ver pessoas sendo assassinadas, mas nunca fazendo amor, onde mulheres ainda acreditam que aquela parte do corpo criada exclusivamente para o prazer é feio, sujo, estranho  e não pode tocar ???

Então vamos esclarecer uma coisa ... Em se tratando de sexo, amor e diversão  quanto mais melhor.
Os paceiros tem que ter  liberdade de falar do que gosta e como gosta , para que seja prazeroso tanto
para o homem como  também para a mulher  !!!


Regina Verissimo
Psicóloga Clínica/Psicoterapeuta Sexual
CRP- 06/48809-1

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

DICAS DE SAÚDE;

A Organização Mundial de Saúde  coloca que, em nossa vida existem 5 pontos que devem sempre procurar estar em equilibrio  na vida de todo ser humano. Diz também que, quando um deles se desiquilibra, pode afetar e comprometer os demais. Então vejamos quais são eles:

TRABALHO: Procure trabalhar naquilo que gosta e fazer do trabalho um prazer, assim a jornada semanal não será desgastante e sim  compensadora e prazerosa.

SAÚDE:  Procurar ter uma dieta balançeada e pensar sempre na prevenção como, não comer frituras, carnes gordurosas, investir mais em arroz integral, frutas, verduras e farináceos integrais.
 Procure o seu médico com maior frequência conforme a idade for chegando, sendo assim,  os problemas nunca se tornarão tão grandes.

FAMÍLIA:  Procure ter um bom relacionamento famíliar,  lazer e procurar brincar sempre com seus filhos, para que possam se divertirem juntos. Estes bons momentos sempe serão lembrados por toda a família.

LAZER:Procure reservar os finais de semana e os feriados para recarregar as baterias e ter novamente energia e vigor. Fazer só aquilo que gosta, como ter um hobby, como também aquilo que sempre prometemos e que nunca cumprimos. uma caminhada, uma corrida, um esporte, etc., que sempre ajuda.

SEXUALIDADE: A vida sexual tem que ser plena, ter frequência sexual, não ter dia e hora para fazer amor e ser vivida da melhor maneira possível,  em sua total plenitude. Quando o casal perceber que algo não vai bem no relacionamento afetivo e sexual,   conversarem a respeito pois, o diálogo ainda é o melhor remédio para solução de todos os problemas.


Regina Celia Verissimo
Psicóloga Clínica- CRP.06/48809-1

PAPO DE PSICÓLOGO;


                                     SER  PSICÓLOGO É:


" Ser Psicólogo é muito mais do que ter um consultório e fazer atendimentos.

" Ser Psicólogo é muito mais do que ler: Freud, Skinner, C.Rogers, Lacan, Bauman e todos os outros
   teóricos.

" Ser Psicólogo é olhar de uma forma mais nítida o que realmente importa.

" Ser Psicólogo é se importar com causas sociais, se engajar em coisas que pode mudar o nosso meio.

" Ser Psicólogo é ser revolucionário.

" Ser Psicólogo é uma dádiva, mas também uma responsabilidade enorme e prazerosa.


(D. Toledo)-


                                      

sábado, 18 de agosto de 2012

Menopausa: Saiba como conviver com os incomodos que esta fase provoca

O termo menopausa vem do grego men (mês) e pausis (interrupção, pausa) - numa clara referência à interrupção do ciclo menstrual. A maioria das mulheres apresentam alguns sintomas ao chegar na menopausa. O primeiro sintoma que a mulher sente é a angustia. Mas outros podem chegar como a insônia. A incidência da depressão também aumenta durante este período, sendo que, muitos desses problemas são ocasionados pela falta de hormônios.

A menopausa acontece quando os ovários cessam a produção de estrógenos, ao passo em que a capacidade reprodutiva diminui. Como o organismo naturalmente adapta-se aos níveis variáveis dos hormônios, vão surgindo em graus variados sintomas circulatórios como ondas de calor e palpitações, sintomas psicológicos, como aumento da depressão, ansiedade, irritabilidade, variações de humor e falta de concentração e, finalmente sintomas de atrofia, como secura vaginal e urgência na urinação

A menopausa costuma apresentar-se na metade da vida como um momento crítico do ciclo de desenvolvimento pessoal. Algumas mulheres tem filhos muito jovens- ainda adolescentes- outras não tem filhos. outras já tem netos, algumas estão no auge de suas carreiras profissionais, outras voltam a estudar depois de passar vários anos como donas de casa, algumas ainda estão dando assistência a parentes idosos, outras mantem relações tensas com seus parceiros por problemas sexuais, algumas já são viúvas, outras se separaram ou se divorciaram de seus parceiros e outras nunca se casaram sendo que, algumas podem também ter tido orientação homossexual.

Os valores familiares,  religiosos, culturais e sociais podem influir na reputação como, imagem corporal e baixa estima dessas mulheres. Além disso na menopausa, as mulheres sentem com mais intensidade que o tempo é finito em lugar de infinito, o que as leva a um período de introspecção. A partir dos 40 anos, inicia-se em geral um decréscimo do ritimo da evolução: o ovário não produz um óvulo todo mes nem são gerados em cada mes as quantidades habituais de hormônios femininos ( progesterona e estrôgeneos. )

A menopausa é um estágio natural da vida, não uma doença ou disfunção, e desta maneira não necessita automaticamente de nenhum tipo de tratamento. No entanto, quando os efeitos corporais são severos e prejudiciais, pode-se aliviá-los com tratamento medicamentoso, neste caso nas ondas de calor, secura vaginal, insônia, a terapia de reposição hormonal como tratamento de primeira escolha.

Outras mudanças dietéticas também possuem um efeito positivo no alívio das ondas de calor. Estas incluem evitar o consumo de cafeína, bebidas quentes, chocolate, comidas apimentadas e alcool. Acredita-se que certas ervas também possam ajudar.

Regina Celia Verissimo
Psicologa Clínica/Psicoterapeuta Sexual
CRP- 06/48809-1

Sexo Anal: Outra forma de intimidade de fazer amor

Uma grande maioria de homens adoram praticar o sexo anal, enquanto que muitas mulheres dividem suas opiniões. Algumas mulheres não praticam por medo e não se arriscam estar experimentando, outras garantem que com jeitinho, paciência e muito carinho, o sexo anal é uma forma muito íntima e prazerosa de fazer amor. Algumas mulheres relatam que conseguem chegar ao orgasmo com o parceiro com esta prática porque é possível usar as mãos tocando o clitóris, enquanto que outro grupo de mulheres consideram a prática do sexo anal um ato contra a natureza, uma perversão e que nunca deveria ser praticado.

A prática do sexo anal sem proteção pode ser uma via de transmissão de doenças sexualmente transmissíveis pois a mucosa anal é muito mais permeável a agentes externos que a pele comum ou mesmo a mucosa vaginal. O ânus é uma região com muitas terminações nervosas e a musculatura do ânus é mais apertado do que a da vagina, sendo assim a pressão sobre o pênis é muito maior .

Há também uma técnica, divulgada em congressos de sexualidade de todo o país. Consiste em começar a prática com carícias no ânus, depois a introdução do dedo e só mais tarde o pênis. Dessa forma a musculatura anal relaxa, facilitando a penetração, como também usar um bom lubrificante íntimo à base de água que pode facilitar o desconforto, vendido em farmácias.

O importante é respeitar todos os grupos de opiniões pois a prática do sexo anal é uma questão de gosto pessoal, de acordo entre os parceiros como também, o uso de preservativos, na qual o pênis não pode penetrar na vagina sem antes colocar uma nova camisinha, pois ao entrar em contato com o ânus, também estará entrando em contato direto com bactérias intestinais que podem provocar doenças e infecções, por isso a necessidade e a importância de usar e trocar o preservativo.

O mais importante é saber que fazer ou não sexo anal, tem que ser uma decisão do casal pois, se ambos estão de acordo não existe problema algum com essa prática, desde que, se tomem todas as precauções acima mencionadas.

Regina Celia Verissimo
Psicóloga Clínica/Psicoterapeuta Sexaul
CRP- 06/48809-1





Estimulando a autoconfiança

 

Autoconfiança é a convicção que uma pessoa tem de ser capaz de fazer ou realizar alguma coisa.
Uma análise mais detalhada de seu uso mostra no entanto que auto confiança refere-se sempre à competência pessoal e inclui as convicções de saber fazer alguma coisa, de fazê-lo bem, de conseguir alcançar alguma coisa, de suportar as dificuldades e de poder prescindir de algo.

AQUI VAI ALGUMAS DICAS:

- Não destrua sua autoconfiança. Quando você tiver dificuldade para compreender ou de resolver situações novas, nunca se coloque na posição de fracassado.

- Não supervalorize o lado negativo, ao contrário, lembre-se de situações semelhantes em que seu desempenho foi positivo e avalie críticamente os resultados negativos, tentando identificar os fatores que contribuíram para seu baixo rendimento

- Respire fundo e recomece tentando combater esses " maus hábitos " que você identificou.

- Não se isole. Não crie um mundo a parte, onde não exista lugar para outras pessoas em sua vida.

-Namore, saia, dance e tenha uma "turma". Isso é importante para que você possa ter momentos de descontração e relaxamento. Procure ter ao seu lado pessoas alegres e otimistas.

VÁ EM FRENTE ... VÁ A LUTA ... BOA SORTE !!!

Regina Celia Verissimo
Psicóloga Clínica- CRP-06/48809-1

Corrimento Vaginal : Com odor forte ... O que fazer ???

Os orgãos sexuais feminino possuem um odor característico. Quando se está ovulando quase toda mulher tem de fato um corrimento leve, incolor e sem cheiro. Isso é bastante normal e não indica nenhum tipo de infecção. Para identificar o corrimento a mulher deve observar o fundo da sua calcinha em uso e o papel higiênico após a limpeza da vagina depois de urinar. Quando este corrimento vem acompanhado de odor ativo,  pode estar relacionado a pouco asseio ou a infecçõe vaginais relacionados à  secreção com odor muito forte, coceira, vagina inchada, pequenos e grandes lábios   avermelhadados, ato de urinar com maior frequência,  deve-se procurar com urgência o médico ginecologista.

Os corrimentos vaginais se dá por meio de relações sexuais,  hábitos em usar calças jeans muito apertadas, calcinhas de tecidos sintéticos ( Lycra ou Naylon), como também  a baixa resistência do organismo. O corrimento vaginal pode afetar o estado emocional da mulher desencadeando dúvidas, ansiedade e estresse. Ao sentir coceira, cheiro forte, ardor na hora de fazer xixi procure um médico pois, deve estar ocorrendo algo de errado. Através do exame ginecológico o profissional vai chegar ao diagnóstico após observar os sinais clínico da mulher.

Aqui vão algumas dicas que ajudam a prevenir o aparecimento dos indesejáveis corrimentos vaginais:

* A higiene íntima é o passo fundamental aliado ao uso de sabanetes neutros
* Calcinhas de algodão
* Papel higiêncio sem perfume e sem cor pois agridem a mucosa vaginal
* Absorventes sem perfume
* Calças compridas apertadas
* Calcinhas e roupas de ginástica sintéticas
* Nunca sente em banheiros públicos, saunas e vestiários. Sempre que possível use uma toalha.
* Evite desodorante íntimo
* Evite ficar muito tempo com biquines molhados
* Durante a menstruação troque o absorvente quantas vezes fôr necessário
* Absorventes internos devem ser trocados com regularidade
* Passe a ferro as calcinhas antes do uso
* Não use duchas vaginais pois retiram a proteção natural da vagina. Este procedimento favorece o
   crescimento de fungos e bactérias.    



Regina Celia Verissimo
Psicóloga Clínica/Psicoterapeuta Sexual
CRP: 06/48809-1    

Sexo requer entrega e doação

Quando o assunto é sexo é bom que se diga que homens e mulheres tem desejos e frequências dos atos sexuais diferentes. O importante é que cada um conheça sua própria dinâmica como também a do parceiro e procurem respeitar as necessidades de cada um.


De certa forma os homens pensam e são mais " interessados " em sexo pois faz parte da natureza masculina, embora não seja regra. O beijo e o aconchego leva mais o homem a pensar em fazer sexo, enquanto que muitas mulheres se satisfazem em ficar juntinhos embalados com o carinho nos braços do seu parceiro. É sabido que uma grande parte desses homens fazem sexo apenas para satisfazer a sí mesmos, embora isso vai depender do grau de cumplicidade e envolvimento do casal na vida a dois.

Os homens são estimulados mais pela visão, enquanto que nas mulheres os estímulos acontecem na audição, ou seja, quando ouve palavras amorosas, elogios e sentem-se amadas o seu corpo começa a se preparar para o ato sexual, sendo que é de suma importância que emocionalmente ela se sinta bem.

Quando o casal adquire o conhecimento do que cada um deseja, souber estimular e proporcionar um ao outro o que cada um necessita a aliança afetiva e amorosa estará garantida. O importante é abrir o coração, dizer como se sente pois, o momento sexual requer entrega e doação.

O casal deve desnudar-se do corpo, da alma no momento da intimidade sexual confidenciando todos os seus desejos e fantasias. O sexo realizado com amor, carinho e cumplicidade vai além do prazer físico. A confiança no parceiro (a) é o pré-requisito para que este momento sublime e intenso aconteça da melhor maneira possível chegando a porta da perfeição.

Regina Celia Verissimo
Psicóloga Clínica/ Psicoterapeuta Sexual
CRP 06/48809-1

Clarice Lispector sobre Saudades (Reflexão VII)

SAUDADES: Sinto saudades de tudo que marcou a minha vida. Quanto vejo retratos, quanto sinto cheiros, quando escuto minha voz, quando me lembro do passado, eu sinto saudades ...

Sinto saudades de amigos (as) que nunca mais ví, de pessoas com quem não mais falei ou cruzei ...

Sinto saudades dos que se foram e de quem não me despedí direito ! Daqueles que não tiveram como me dizer ADEUS ;

... Sinto saudades das coisas que vivi e das que deixei passar sem curtir na totalidade ...

Quantas vezes tenho vontade de encontrar não sei o que ... não sei onde ... para resgatar alguma coisa que nem sei o que é e nem onde perdí ...

HPV- Papilomavírus Humano

O HPV é um virus que vive na pele e nas mucosas genitais dos seres humanos, tais como: Vulva, Vagina, Colo de Útero e Pênis. O HPV afeta tanto homens quanto mulheres. Existem mais de 100 tipos diferentes de HPV, sendo que nos genitais existem duas formas do virus se manifestar: As verrugas genitais que aparecem na vagina, pênis e ânus e a microscópica que aparecem no pênis, vagina e colo do útero. Os que afetam a área genital provocam mudanças na células do revestimento do colo do útero e caso não sejam tratadas, essas células anormais podem se tornar células cancerosas.

O HPV é provávelmente mais comum do que se pensa. A Organização Mundial de Saúde, em 2001 estimou que cerca de 650 milhões de pessoas estavam infectadas com o virus HPV. Atualmente estima-se que na Cidade de São Paulo pelo menos 25% dos individuos adultos com atividade sexual tiveram contato ou são portadores do vírus.

É importante saber que qualquer pessoa está suscetível a adquirir o HPV genital em contato sexual. É excepcional, porém é possível, adquirir o vírus sem a ocorrência do intercurso sexual. É altamente contagioso e pode ser adquirido com uma única exposição. Nem todas as pessoas que tem o HPV vão desenvolver câncer de colo de útero ou verrugas genitais pois, para uma maioria de pessoas as defesas do corpo são suficientes para eliminar o vírus, sendo que para outras certos tipos do HPV podem desenvolver verrugas genitais ou alterações benignas no colo do útero, vagina e vulva.

Como o HPV não apresenta sinais ou sintomas, no caso das mulheres a maioria fica sabendo através do resultado anormal do exame de Papanicolau que é realizado com a coleta de material durante a consulta ginecológica. Outro teste é o DNA do HPV ou Captura Hibrida, enquanto que nos homens as manifestações clínicas mais comuns são as verrugas genitais, causadas pelos tipos 6 e 11 do vírus. Os de alto risco, como o 16 e o 18, também causam câncer como os de pênis e ânus.

Para reduzir o risco de adquirir o HPV genital o ideal é reduzir o número de parceiros sexuais, evitar qualquer tipo de atividade sexual sem o uso de preservativos que podem reduzir o risco de aquisição do HPV. Não existe forma de prevenção 100% segura, já que o HPV pode ser transmitido até mesmo por meio de um objeto. O preservativo pode conseguir barrar até 70/80% das transmissões. Em 2006 a novidade foi a chegada da primeira vacina capaz de previnir a infecção pelos dois tipos mais comuns de HPV: o 6 e o 11, responsáveis por 90% das verrugas e também pelos dois mais perigosos, o 16 e o 18, responsáveis por 70% do câncer de colo do útero. Vale mais uma vez ressaltar que não são todos os tipos de HPV que podem levar ao Câncer. Os HPVs mais perigosos foram classificados em tres grupos distintos:

BAIXO RISCO: 06, 11, 42, 43 e 44
MÉDIO RISCO: 31, 33, 35, 51 e 52
ALTO RISCO: 16 e 18


Regina Celia Verissimo
Psicóloga e Psicoterapeuta Sexual
CRP- 06/48809-1
Dados do Hospital A.C.Camargo

Nietzsche: Sobre o amor ( Reflexão VI )

" Para se relacionar plenamente com o outro, você precisa primeiro relacionar-se consigo mesmo.
Se não conseguimos abraçar nossa própria solidão, simplesmente usaremos o outro como um escudo contra o isolamento.

Sómente quando consegue viver como a águia, sem absolutamente qualquer público, voce consegue se voltar para a outra pessoa com amor, sómente então é capaz de se preocupar com o engrandecimento do outro ser humano " ....

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Como está o seu Auto-Exame das Mamas ???

A palpação da mama é fácil e ajuda a achar descobertas de doenças, e muitas vezes em sua fase inicial quando ainda é possível fazer o tratamento com maior sucesso. O auto-exame é um exame mensal que a mulher deve fazer em sí mesma, e leva sómente alguns mínutos para verificar a presença de Câncer de mama de modo precoce, aumentando dessa forma
 suas chances de cura. A mulher não deve ter medo e nem de
 envergonhar-se em apalpar suas mamas pois, nem todo o caroço da mama é uma doença grave. O Instituto Nacional de Câncer no Brasil recomenda que o auto-exame não substitua o exame clínico da mama, que deve ser feito anualmente por um médico.

VOCE SABE COMO E QUANDO SE AUTO-EXAMINAR ???

1º PASSO: Em mulheres que menstruam a  mama dever ser  examinada uma semana após a menstruação, enquanto que as mulheres que não menstruam, já estando na menopausa, devem escolher um dia no mes, de preferencia, no primeiro dia de cada mes e fazer o exame sempre nesse dia.

2º  PASSO: O banho é um bom momento para tambem fazer o auto-exame. Com a pele ensaboada, levante um braço e, apalpe toda a mama, apertando levemente com as ponta dos dedos. Com a mão direita examine a mama esquerda e com a mão esquerda examine a mama direita.

3º  PASSO: Diante do espelho e olhando as mamas levante os braços e procure ver se ocorre alguns inchaços, enrugamentos ou depressões na pele. Observe também os contornos de cada mama e o bico dos seios.

4º  PASSO: Quando voce estiver deitada na cama, com a barriga para cima, coloque uma das mãos atrás da cabeça e com a outra apalpe toda a mama com movimentos circulares, apertando levemente com a ponta dos dedos. Aproveite tambem quando estiver sentada aperte suavemente cada mamilo ( bico dos seios ) e em torno dele verifique se sai alguma secreção.

Havendo " suspeita de algo errado " procure o médico ginecologista, para que ele possa avaliar e tratar as  sua mamas. A finalidade do auto-exame não é encontrar alguma coisa, mas sim, acostumar a mulher a  se auto-examinar, pois quanto mais ela se tocar, mais conhecerá a sua mama permitindo que, se for encontrado alguma alteração, possa avisar o seu médico.

É bom que a mulher se conscientize que o auto-exame passe a ser uma rotina em sua vida pois, o cuidado com a saúde da sua mama representa um grande ato de amor e respeito para com o seu corpo, por isso não se envergonhe ... TOQUE-SE !!!


Regina Celia Verissimo
Psicóloga Clínica/Psicoterapeuta Sexual
Crp- 06/48809-1