Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, Brazil
Antes de falar da minha vida profissional quero dizer que como toda Mulher Contemporânea sou Filha, Amiga, Irmã, Esposa, Mãe dedicada etc. coisa e tal. Procuro viver intensamente e da melhor forma possível, os dias que me são permitidos viver. Como Virginiana, exigo muito de mim e acabo cobrando muito dos outros. Sou detalhista e organizada Em toda minha vida sempre busquei a perfeição e creiam meus queridos, sofria muito com isso. Hoje mais vívida e madura, descobri que a perfeição inexiste, assim sendo, escolhi deixar de sofrer e ser mais feliz !!! Falando do profissionalismo, em 1.989 juntamente com meu esposo ( Médico Urologista ) fundamos a Clínica Uroclin Unidade Urológica e Pronto Socorro S/C Ltda, onde exerço os Cargos: Diretora Administrativa e Coordenadora da mesma. Como Psicóloga Clínica especializei-me em Sexualidade Humama e Terapia Breve de Casais. Atendo Consultas e Avaliações Psicológica com hora marcada à Rua Bom Pastor, 2.606 - Ipiranga-São Paulo - Fones: (11) 2914.6290 / 2914.1219

sábado, 18 de agosto de 2012

Menopausa: Saiba como conviver com os incomodos que esta fase provoca

O termo menopausa vem do grego men (mês) e pausis (interrupção, pausa) - numa clara referência à interrupção do ciclo menstrual. A maioria das mulheres apresentam alguns sintomas ao chegar na menopausa. O primeiro sintoma que a mulher sente é a angustia. Mas outros podem chegar como a insônia. A incidência da depressão também aumenta durante este período, sendo que, muitos desses problemas são ocasionados pela falta de hormônios.

A menopausa acontece quando os ovários cessam a produção de estrógenos, ao passo em que a capacidade reprodutiva diminui. Como o organismo naturalmente adapta-se aos níveis variáveis dos hormônios, vão surgindo em graus variados sintomas circulatórios como ondas de calor e palpitações, sintomas psicológicos, como aumento da depressão, ansiedade, irritabilidade, variações de humor e falta de concentração e, finalmente sintomas de atrofia, como secura vaginal e urgência na urinação

A menopausa costuma apresentar-se na metade da vida como um momento crítico do ciclo de desenvolvimento pessoal. Algumas mulheres tem filhos muito jovens- ainda adolescentes- outras não tem filhos. outras já tem netos, algumas estão no auge de suas carreiras profissionais, outras voltam a estudar depois de passar vários anos como donas de casa, algumas ainda estão dando assistência a parentes idosos, outras mantem relações tensas com seus parceiros por problemas sexuais, algumas já são viúvas, outras se separaram ou se divorciaram de seus parceiros e outras nunca se casaram sendo que, algumas podem também ter tido orientação homossexual.

Os valores familiares,  religiosos, culturais e sociais podem influir na reputação como, imagem corporal e baixa estima dessas mulheres. Além disso na menopausa, as mulheres sentem com mais intensidade que o tempo é finito em lugar de infinito, o que as leva a um período de introspecção. A partir dos 40 anos, inicia-se em geral um decréscimo do ritimo da evolução: o ovário não produz um óvulo todo mes nem são gerados em cada mes as quantidades habituais de hormônios femininos ( progesterona e estrôgeneos. )

A menopausa é um estágio natural da vida, não uma doença ou disfunção, e desta maneira não necessita automaticamente de nenhum tipo de tratamento. No entanto, quando os efeitos corporais são severos e prejudiciais, pode-se aliviá-los com tratamento medicamentoso, neste caso nas ondas de calor, secura vaginal, insônia, a terapia de reposição hormonal como tratamento de primeira escolha.

Outras mudanças dietéticas também possuem um efeito positivo no alívio das ondas de calor. Estas incluem evitar o consumo de cafeína, bebidas quentes, chocolate, comidas apimentadas e alcool. Acredita-se que certas ervas também possam ajudar.

Regina Celia Verissimo
Psicologa Clínica/Psicoterapeuta Sexual
CRP- 06/48809-1

Nenhum comentário:

Postar um comentário