Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, Brazil
Antes de falar da minha vida profissional quero dizer que como toda Mulher Contemporânea sou Filha, Amiga, Irmã, Esposa, Mãe dedicada etc. coisa e tal. Procuro viver intensamente e da melhor forma possível, os dias que me são permitidos viver. Como Virginiana, exigo muito de mim e acabo cobrando muito dos outros. Sou detalhista e organizada Em toda minha vida sempre busquei a perfeição e creiam meus queridos, sofria muito com isso. Hoje mais vívida e madura, descobri que a perfeição inexiste, assim sendo, escolhi deixar de sofrer e ser mais feliz !!! Falando do profissionalismo, em 1.989 juntamente com meu esposo ( Médico Urologista ) fundamos a Clínica Uroclin Unidade Urológica e Pronto Socorro S/C Ltda, onde exerço os Cargos: Diretora Administrativa e Coordenadora da mesma. Como Psicóloga Clínica especializei-me em Sexualidade Humama e Terapia Breve de Casais. Atendo Consultas e Avaliações Psicológica com hora marcada à Rua Bom Pastor, 2.606 - Ipiranga-São Paulo - Fones: (11) 2914.6290 / 2914.1219

sábado, 18 de agosto de 2012

HPV- Papilomavírus Humano

O HPV é um virus que vive na pele e nas mucosas genitais dos seres humanos, tais como: Vulva, Vagina, Colo de Útero e Pênis. O HPV afeta tanto homens quanto mulheres. Existem mais de 100 tipos diferentes de HPV, sendo que nos genitais existem duas formas do virus se manifestar: As verrugas genitais que aparecem na vagina, pênis e ânus e a microscópica que aparecem no pênis, vagina e colo do útero. Os que afetam a área genital provocam mudanças na células do revestimento do colo do útero e caso não sejam tratadas, essas células anormais podem se tornar células cancerosas.

O HPV é provávelmente mais comum do que se pensa. A Organização Mundial de Saúde, em 2001 estimou que cerca de 650 milhões de pessoas estavam infectadas com o virus HPV. Atualmente estima-se que na Cidade de São Paulo pelo menos 25% dos individuos adultos com atividade sexual tiveram contato ou são portadores do vírus.

É importante saber que qualquer pessoa está suscetível a adquirir o HPV genital em contato sexual. É excepcional, porém é possível, adquirir o vírus sem a ocorrência do intercurso sexual. É altamente contagioso e pode ser adquirido com uma única exposição. Nem todas as pessoas que tem o HPV vão desenvolver câncer de colo de útero ou verrugas genitais pois, para uma maioria de pessoas as defesas do corpo são suficientes para eliminar o vírus, sendo que para outras certos tipos do HPV podem desenvolver verrugas genitais ou alterações benignas no colo do útero, vagina e vulva.

Como o HPV não apresenta sinais ou sintomas, no caso das mulheres a maioria fica sabendo através do resultado anormal do exame de Papanicolau que é realizado com a coleta de material durante a consulta ginecológica. Outro teste é o DNA do HPV ou Captura Hibrida, enquanto que nos homens as manifestações clínicas mais comuns são as verrugas genitais, causadas pelos tipos 6 e 11 do vírus. Os de alto risco, como o 16 e o 18, também causam câncer como os de pênis e ânus.

Para reduzir o risco de adquirir o HPV genital o ideal é reduzir o número de parceiros sexuais, evitar qualquer tipo de atividade sexual sem o uso de preservativos que podem reduzir o risco de aquisição do HPV. Não existe forma de prevenção 100% segura, já que o HPV pode ser transmitido até mesmo por meio de um objeto. O preservativo pode conseguir barrar até 70/80% das transmissões. Em 2006 a novidade foi a chegada da primeira vacina capaz de previnir a infecção pelos dois tipos mais comuns de HPV: o 6 e o 11, responsáveis por 90% das verrugas e também pelos dois mais perigosos, o 16 e o 18, responsáveis por 70% do câncer de colo do útero. Vale mais uma vez ressaltar que não são todos os tipos de HPV que podem levar ao Câncer. Os HPVs mais perigosos foram classificados em tres grupos distintos:

BAIXO RISCO: 06, 11, 42, 43 e 44
MÉDIO RISCO: 31, 33, 35, 51 e 52
ALTO RISCO: 16 e 18


Regina Celia Verissimo
Psicóloga e Psicoterapeuta Sexual
CRP- 06/48809-1
Dados do Hospital A.C.Camargo

Nenhum comentário:

Postar um comentário