Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, Brazil
Antes de falar da minha vida profissional quero dizer que como toda Mulher Contemporânea sou Filha, Amiga, Irmã, Esposa, Mãe dedicada etc. coisa e tal. Procuro viver intensamente e da melhor forma possível, os dias que me são permitidos viver. Como Virginiana, exigo muito de mim e acabo cobrando muito dos outros. Sou detalhista e organizada Em toda minha vida sempre busquei a perfeição e creiam meus queridos, sofria muito com isso. Hoje mais vívida e madura, descobri que a perfeição inexiste, assim sendo, escolhi deixar de sofrer e ser mais feliz !!! Falando do profissionalismo, em 1.989 juntamente com meu esposo ( Médico Urologista ) fundamos a Clínica Uroclin Unidade Urológica e Pronto Socorro S/C Ltda, onde exerço os Cargos: Diretora Administrativa e Coordenadora da mesma. Como Psicóloga Clínica especializei-me em Sexualidade Humama e Terapia Breve de Casais. Atendo Consultas e Avaliações Psicológica com hora marcada à Rua Bom Pastor, 2.606 - Ipiranga-São Paulo - Fones: (11) 2914.6290 / 2914.1219

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Sexo Pós-Parto

A gravidez é um estado de saúde da mulher, mas requer um série de mudanças ao corpo e sentimentos da futura mamãe. Algumas se queixam que após o nascimento do  bebê,  perderam a vontade de  "transar ",  que seu corpo não é mais o mesmo e que a intimidade do casal ficou prejudicada. Este momento tão desejado,  esperado durante toda a gestação, acaba comprometendo, momentâneamente, a vida a dois e o envolvimento sexual práticamente desaparece. Chamamos este sintoma  de Melancolia Pós-Parto que. afeta muitas mulheres que trazem como queixa que,  com o nascimento do bebê perderam totalmente o desejo sexual. Com este sintoma, ela  passa a viver um conflito interno de que nunca mais terá vontade de fazer sexo.
Mulheres que passam por esta experiencia, devem-se conscientizar que esses sintomas desaparecem e que, além dos motivos psicológicos, como a reviravolta causada pela chegada do bebê no convívio do lar, a falta do desejo sexual se dá devido as transformações ocorridas em seu corpo pois, após o parto, normalmente a mulher fica mais gordinha, sente-se feia e mais cansada. Este momento tambem coincide com a queda de alguns hormonios feminino que controla o desejo ( Estrogênio e Progesterona ).
O casal terá que fazer alguns ajustes, como conversar pois, a importancia do diálogo é o melhor antídoto para dar a volta por cima neste momento tão importante da vida do casal. Terão que ter uma boa dose de paciência e tolerância pois, a abstinência sexual não irá durar para sempre.
O ideal é não forçar a relação sexual. O desejo e a vontade de fazer amor retorna e tudo se normaliza. Uma alternativa válida para recuperar a intimidade é criar situações agradáveis como:  "dar uma ecapadinha sútil ", contando com  ajuda de um familiar para tomar conta do bebê. Outra dica importante é,  não acostumar o bebê a dormir na mesma cama dos pais ou no mesmo quarto pois, a sua presença inibe. Existem aparelhos que avisam os pais, diante de qualquer ruído que o bebê faça.
Não há fórmula nem receita pronta para o regresso à vida sexual. Cada casal tem o seu tempo e ritmo. De todas as maneiras irá depender de como foi o parto, se houve uma boa cicatrização ( no caso do parto Cesariana ), sendo que neste aqui terá que esperar alta médica.
Existem outras situações que a retomada normal se torna ainda mais lenta. Além da mulher continuar sem desejo para o sexo, ela tambem está apática e desinteressada de tudo.  É possível que aqui esteja instalado alguma patologia, como um quadro de Depressão Pós-Parto. Os sintomas são mais sérios : o leite materno pode desaparecer, a mãe rejeita o bebê, fica sem vontade de relacionar-se com o mundo, família e amigos. Neste caso a mulher precisa ser medicada pelo médico Psiquiatra, como tambem ter acompanhamento psicológico, para que essa fase seja minimizada e ela possa retomar de uma forma plena e sem traumas as relacões afetivas, familiar e interpessoal.


Regina Verissimo
Psicóloga Clínica/Psicoterapeuta Sexual
CRP- 06/48809-1

Nenhum comentário:

Postar um comentário