Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, Brazil
Antes de falar da minha vida profissional quero dizer que como toda Mulher Contemporânea sou Filha, Amiga, Irmã, Esposa, Mãe dedicada etc. coisa e tal. Procuro viver intensamente e da melhor forma possível, os dias que me são permitidos viver. Como Virginiana, exigo muito de mim e acabo cobrando muito dos outros. Sou detalhista e organizada Em toda minha vida sempre busquei a perfeição e creiam meus queridos, sofria muito com isso. Hoje mais vívida e madura, descobri que a perfeição inexiste, assim sendo, escolhi deixar de sofrer e ser mais feliz !!! Falando do profissionalismo, em 1.989 juntamente com meu esposo ( Médico Urologista ) fundamos a Clínica Uroclin Unidade Urológica e Pronto Socorro S/C Ltda, onde exerço os Cargos: Diretora Administrativa e Coordenadora da mesma. Como Psicóloga Clínica especializei-me em Sexualidade Humama e Terapia Breve de Casais. Atendo Consultas e Avaliações Psicológica com hora marcada à Rua Bom Pastor, 2.606 - Ipiranga-São Paulo - Fones: (11) 2914.6290 / 2914.1219

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Bissexualidade: Será que existe ou faz parte da modernidade !!!

A bissexualidade existe mesmo ou é apenas um modismo ? Nos deparamos com alguns relatos de homens e mulheres, que desejam em algum período da sua vida o mesmo sexo como tambem o sexo oposto, partindo ou não as vias de fato.

Alguns estudiosos dizem que é póssível desejar o mesmo sexo como tambem o sexo oposto, em diferentes período da vida e sem nunca ter tido com os mesmos uma aproximação mais significativa. Outros dizem que o fato de fantasiar com os diferentes sexos não significa ser homossexual os bissexual, pois o que definiria esta questão é o individuo sentir prazer físico e afetivo com alguem do mesmo sexo.


Outra possibilidade é a do individuo sentir ser bissexual mas que na verdade vai gostar mais de transar com um dos sexos e ter uma queda maior para um lado, como tambem de velar este desejo por culpa da nossa sociedade que não entende que o sexo existe para as pessoas serem felizes, sociedade esta influenciada pela tradição judaico-cristão que identifica a sexualidade como reprodução, reprimindo dessa maneira e até marginalizando outras formas de relação.

Alfred Kinsey (Biólogo) e Fritz Klein (Psiquiatra) testaram em décadas diferentes sua escala de Sexualidade sendo que, em ambos os sexos não existiriam pessoas hetero ou homossexual puros pois, tudo iria depender da fase da vida, do momento psicológico ou mesmo da circunstância do meio que a pessoa está inserida.

E AÍ VEM A PERGUNTA:  A BISSEXUALIDADE EXISTE ???
Uns sentem-se atraídos por mulheres, outros por homens e outros, a crermos em Sigmund Freud, no Dr. Alfred Kinsey e em milhões de pessoas que se declaram bissexuais, sentem atração por ambos os sexos. Mas um novo estudo levanta dúvidas sobre se existirá verdadeiramente a bissexualidade pelo menos nos homens. A investigação, da responsabilidade de uma equipe de psicólogos de Chicago e Toronto, vem dar razão aos que já algum tempo duvidam de que a bissexualidade seja uma orientação sexual estável e específica.  Neste estudo foram medidos os padrões de excitação genital em resposta a imagens de homens e mulheres. E descobriu-se que, na realidade, os homens que se declaravam bissexuais se excitavam com apenas um dos dois sexos, nomalmente com imagens de homens.
Este estudo é mais amplo de entre várias investigações recentes que indicam que os homens que se declaram bissexuais ( 1,7%, segundo os cálculos ), apresentam padrões de atração física considerávelmente distintos dos desejos que manifestam

Pelo menos desde o século XIX que os cientistas do comportamento concluíram haver alteração bissexual, quer nos homens, quer nas mulheres e tem desde então discutido qual o lugar da bissexualidade na identidade sexual do ser humano. Alguns, como Freud, concluiu que os homens são de natureza bissexual. Nos seus estudos da década de 1.940, Kinsey descobriu que muitos homens casados publicamente heterossexuais declaravam ter mantido relações sexuais com outros homens . " Os homens não representam duas populações diferenciadas, os heterossexuais e os homossexuais ", escreveu kinsey. " Não temos de dividir o mundo entre ovelhas e cabras ".

1,5% das mulheres norte-americanas declaram-se bissexuais. E a bissexualidade aparece mais fácil de demonstrar no sexo feminino. Um estudo publicado em Novembro de 2004, chegou a conclusão de que a a mioria das mulheres que afirmavam serem bissexuais apresentavam sinais de excitação perante homens e mulheres. Ainda que apenas um pequeno grupo de mulheres se declare bissexual, Bailey crê que a excitação bissexual " talvez " seja a norma entre o sexo feminino.

Em meados da década de 1.990, Diamond selecionou um grupo de 90 mulheres em marchas do orgulho GLBT, congressos de especialistas sobre questões de gênero e outros contextos. Metade dessas mulheres consideravam-se lésbicas, um terço consideravam-se bissexuais e as restantes não definiram a sua orientação sexual. " A maioria parece inclinar-se para um lado ou para o outro, mas isto não as impede de manter uma relação com o sexo não preferido ", declara. Uma acrescenta: " Uma mulher pode interessar-se principalmente por mulheres, mas o rapaz que entrega as pizzas hoje está especialmente sexy ... o que havemos de fazer ? ". E acrescenta: " Há muitíssimo movimento e flexibilidade. O que é um fato é que há muito pouca investigação nesta área e muito que aprender ".


Regina Verissimo
Psicóloga Clínica/Psicoterapeuta Sexual
CRP- 06/48809-1
Nota: Trechos deste estudo sobre Bissexualidade foi publicado no Suplemento de Saúde do EL PAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário