Entende-se por Anorgasmia, a dificuldade que a mulher tem para a obtenção do orgasmo, sendo que é considerada uma disfunção unicamente de origem emocional, não sendo considerada como uma doença fisica ou algo parecido.
São mulheres que desde o inicio da vida sexual,nunca conseguiram obter o orgasmo ( gozar ) ou ter prazer. Mesmo ela tendo desejo, como tambem uma boa lubrificação ela não chega a resolução pois, nunca se tocaram e não se masturbaram. É uma questão emocional bastante comprometida pois, são mulheres que não conseguem se envolver, possui poucas amizades, são extremamente controladoras.
As estatísticas nos mostram que 60 /70 % das mulheres tem dificuldade ou incapacidade de chegar ao orgasmo na relação sexual. Uma grande maioria mentem ou fingem uma situação que nunca sentiram, ou seja, de gemer, suspirar e desenvolver uma respiração mais intensa. Isso só vai prolongar mais a sua frustração. Para romper essa barreira, o primeiro passo é conversar muito com o parceiro, dizer o que sente, como gostaria de ser tocada e acaríciada, orientá-lo e dizer o que mais gosta que ele faça com voce na hora de fazer amor. Alem disso, a anorgasmia pode trazer consequencias negativas pois, ela pode adquirir aversão sexual devido a realização do sexo sem prazer. A mulher não possue, como o homem, um ciclo sexual definido constítuido por excitação, ereção, ejaculação e orgasmo. Ela pode ter desejo, lubrificação e mesmo assim não chegar ao orgasmo.
ETIOLOGIA: Dentre os fatores que levam a tal quadro, destaca-se de forma praticamente integral os aspectos PSICOSSOCIAIS sendo que, a questão ORGÂNICA tem baixa relevância.
FATORES PSICOSSOCIAIS: Falsas crendices, falta de informação, tabus, religião, estrutura de valores que supervaloriza a sexualidade e o desempenho sexual, medo de ser abandonada ou engravidar, experiências traumaticas ( inclusive obstétricos ), falta de intimidade com o próprio corpo ou com o parceiro, inexperiência, falta de tempo ou de local adequado, alto exigência exacerbada, culpa, tensão corporal, ansiedade, depressão, educação sexual castradora, desinteresse, insatisfação corporal, baixa-auto estima, excesso de contenção, dificuldade do cotidiano e dificuldade de estar inteira e tranquila no contato com o outro no momento da relação sexual.
FATORES ORGÃNICOS: Algumas doenças, disfunções hormonais, uso imoderados de álcool ou drogas psicoativas e dores na relação sexual ( dispareunia ).
OUTRAS CAUSAS: Má formação congênita que pode impedir o acesso ao clitores, hipertrofia dos pequenos lábios que pode imcobrir o acesso a vagina. Porem, quando descartados estes fatores, é a inadequação da mulher com a sua sexualidade, a maior responsável.
O tratamento em psicoterapia sexual, vai adequar a mulher anorgásmica a sua realidade e que o prazer é um direito que ela pode adquirir. Para isso se faz uso de exercícios dessensibilizatórios que ela vai praticar em sua casa, aliados a reeducação e conscientização sexual para diminuir a ansiedade, aumentar a auto-estima proporcionando segurança, confiança e condições para se conhecer, conhecer o seu próprio corpo, sensações, ritmo de movimentos que ajudam na obtenção do orgasmo e a conhecer qual a melhor intensidade do toque.
Regina Verissimo
Psicologa Clinica/Psicoterapeuta Sexual
CRP- 06/48809-1
Quem sou eu
- Regina Verissimo
- São Paulo, Brazil
- Antes de falar da minha vida profissional quero dizer que como toda Mulher Contemporânea sou Filha, Amiga, Irmã, Esposa, Mãe dedicada etc. coisa e tal. Procuro viver intensamente e da melhor forma possível, os dias que me são permitidos viver. Como Virginiana, exigo muito de mim e acabo cobrando muito dos outros. Sou detalhista e organizada Em toda minha vida sempre busquei a perfeição e creiam meus queridos, sofria muito com isso. Hoje mais vívida e madura, descobri que a perfeição inexiste, assim sendo, escolhi deixar de sofrer e ser mais feliz !!! Falando do profissionalismo, em 1.989 juntamente com meu esposo ( Médico Urologista ) fundamos a Clínica Uroclin Unidade Urológica e Pronto Socorro S/C Ltda, onde exerço os Cargos: Diretora Administrativa e Coordenadora da mesma. Como Psicóloga Clínica especializei-me em Sexualidade Humama e Terapia Breve de Casais. Atendo Consultas e Avaliações Psicológica com hora marcada à Rua Bom Pastor, 2.606 - Ipiranga-São Paulo - Fones: (11) 2914.6290 / 2914.1219
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário