Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, Brazil
Antes de falar da minha vida profissional quero dizer que como toda Mulher Contemporânea sou Filha, Amiga, Irmã, Esposa, Mãe dedicada etc. coisa e tal. Procuro viver intensamente e da melhor forma possível, os dias que me são permitidos viver. Como Virginiana, exigo muito de mim e acabo cobrando muito dos outros. Sou detalhista e organizada Em toda minha vida sempre busquei a perfeição e creiam meus queridos, sofria muito com isso. Hoje mais vívida e madura, descobri que a perfeição inexiste, assim sendo, escolhi deixar de sofrer e ser mais feliz !!! Falando do profissionalismo, em 1.989 juntamente com meu esposo ( Médico Urologista ) fundamos a Clínica Uroclin Unidade Urológica e Pronto Socorro S/C Ltda, onde exerço os Cargos: Diretora Administrativa e Coordenadora da mesma. Como Psicóloga Clínica especializei-me em Sexualidade Humama e Terapia Breve de Casais. Atendo Consultas e Avaliações Psicológica com hora marcada à Rua Bom Pastor, 2.606 - Ipiranga-São Paulo - Fones: (11) 2914.6290 / 2914.1219

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Ejaculação Rápida: A cura se dá com tratamento em Psicoterapia Sexual

Durante muio tempo o assunto " Ejaculação Precoce " foi visto com preconceito ou mesmo de forma pejorativa. Sabemos no entanto que é um problema sério, que afeta o relacionamento de milhares de casais.

Ejaculação Rápida (E.R) antes conhecida como Ejaculação Precoce (E.P) é definida como a falta de controlar ou adiar a ejaculação, para que o casal encontre prazer nas relações sexuais. É uma disfunção sexual que acomete grande parte dos homens e aparece já na adolescência ocorrendo no próprio aprendizado sexual, quando as tensões afetam negativamente as primeiras relações sexuais do garoto. Isso acontece ao se masturbar com pressa no banheiro pois, com medo de ser flagrado e censurado, ele se condiciona a chegar no orgasmo o mais rápido possível.

O controle da E.R depende de um aprendizado como todas as coisas que fazemos. O homem precisa aprender a reconhecer a iminência ejaculatória para que ele consiga adiar a ejaculação. Ex: ao nascer o bebê urina por reflexo, ou seja, ao se encher a bexiga, irá se esvaziar pura e simplesmente. Com o correr do tempo a criança aprenderá a reconhecer a sensação de bexiga cheia pois, foi ensinada pelos pais a pedir para ir ao banheiro e consequentemente aprenderá a adiar a necessidade de urinar até o momento mais propício.

O contato com as sensações corporais é necessário para o desenvolvimento do controle da ejaculação. Há dois tipos de ejaculação:

 EJACULAÇÃO RÁPIDA PRIMARIA: Ocorre desde o início da vida sexual do homem e que ele não consegue controlar a sua ejaculação.

EJACULAÇÃO RÁPIDA SECUNDÁRIA: Ocorre num momento mais maduro da vida, na qual existia o controle e agora por algum motivo, não consegue mais fazê-lo. Ocorre tambem outras causas que contribeum para que o homem não controle a ejaculação:

- Dificuldade de relacionamento com a parceira
- Medos inconscientes ( não conhecidos pela pessoa ).
- Ansiedades das mais variadas fontes.
- Preocupações em fazer o sexo de modo certo.
- Preocupações com o prazer da parceira em vez de sentir o próprio prazer.
- Quando se está cansado e não se admite, obrigando-se a fazer sexo.

O tratamento da ER baseia-se no aprendizado do controle voluntário da ejaculação pois, os homens que apresentam esta disfunção, não percebem de forma consciente as sensações que precedem o orgasmo. A solução definitiva para o problema é procurar um Psicólogo com especialização em Sexualidade, para que em  psicoterapia ele possa trabalhar a ansiedade de um modo geral e que possa tambem aprender a ter controle sobre o seu próprio corpo. Isto é possível através de algumas técnicas e exercícios que o Psicólogo recomendará. É preciso ter por parte do paciente, uma boa dose de motivação, para que ocorra bons resultados. São propostos exercícios que preferencialmente são realizados em parceria, ou seja, contando-se com a participação do casal em todos os passos do tratamento.

O objetivo do tratamento psicoterápico é capacitar o paciente a dominar situações de vida, minimizar o  sofrimento emocional para um estado de maior clareza,  restabelecer a auto-confiança, reduzir a ansiedade e controlar as emoções, não só no nível sexual, como também em outras áreas da vida. A sexualidade valoriza um envolvimento a dois cada vez mais franco, intenso e verdadeiro e existem várias formas de abordar o problema da ejaculação rápida: uso de medicamentos, execícios orientado por especialistas, terápias comportamentais, terapias de casal pois trata-se de um problema a ser resolvido a dois.


Regina Verissimo
Psicóloga Clínica/Psicoterapeuta Sexual
CRP- 06/48809-1

                                             

2 comentários:

  1. Olá Dra Regina...(sogrinha do coração)...adorei o blog e estou escrevendo para fazer uma pergunta.
    Sabemos que existem vários tipos de tratamento de ejaculação precoce dependendo da causa que acomete o homem. Já li algo sobre a utilização de cremes na região do pênis que diminuem a sensibilidade no ato sexual e portanto retardando a ejaculação. Gostaria de saber como é a ação desses cremes, qual é a composição e se é realmente indicado esse uso e aceito também pelos homens. Obrigada..Um beijo! E boa sorte com o blog!
    Cintia Manzoni.

    ResponderExcluir
  2. Olá. Obrigada pelo comentário.
    Cintia, até hoje não existe comprovação cientifica que justifique uma razão orgânica para esta disfunção sexual (E.R), pois ela ocorre por causas emocionais,como já havia dito Realmente existem no mercado alguns produtos que prometem cura. Com relação a esses cremes, o que sabemos é que eles anestesiam a glande do pênis, tirando desta maneira a sensibilidade do orgão masculino. Portanto, não há tratamento exclusivamente medicamentoso com capacidade curativa para a Ejaculação Rápida. O que existe é a analise de cada caso, tratamento psicoterápico aliado às técnicas de aprendizado e de controle da ejaculação, que será realizado por Psicologos especializados em sexualidade.
    Abraços

    ResponderExcluir