Alguns compulsivos sexuais as vezes nem chegam a colocar em pratica o ato sexual, o que os caracteriza são os pensamentos persistentes em torno do sexo. Quando esses pensamentos são repetitivos na qual o individuo só pensa em fazer sexo chegam a um ponto do mesmo não se controlar e ter que ir em busca do alivio, minando outros interesses e concentração em outras áreas da vida. Na compulsão sexual existe uma dor psíquica comumente relatada como um vazio interno ou buraco, na qual ira usar o sexo como válvula de escape, como remédio ou como anestesia para seus conflitos externos.
FASES DA COMPULSÃO:
Fissura- na qual o individuo ira ficar com muito desejo de sexo, tendo que ir ate um determinado local para o ato sexual acontecer e saciar sua vontade através de uma transa.
Desespero - onde muitas vezes o sexo pode acontecer em qualquer lugar e mesmo assim logo apos ocorrer a transa, em menos de 50 minutos mais ou menos o clico das fases ira ocorrer novamente.
Agressivo - a pessoa pode chegar a ficar agressiva, não consegue trabalhar pois fica cada vez menos focado nos seus afazeres, muito menos na companhia dos seus familiares e amigos pois, em seu imaginário circula somente a obtenção de prazer sexual.
Os compulsivos sexuais geralmente são indivíduos que foram negligenciados afetivamente na infância, alguns apresentam historia de abuso sexual, possuem rebaixamento da autoestima e dificuldades de desenvolvimento afetivos de confiar e de entrega. Possuem uma personalidade baseada na culpa, medo e vergonha.
A origem deste transtorno pode ser biológica, genética ou vinda do histórico de vida da pessoa. Pode também estar associada a outros distúrbios como, transtorno bipolar, esquizofrenia, depressão e transtorno obsessivo compulsivo ( TOC ).
O tratamento baseia-se em um acompanhamento psiquiátrico para uso de medicação e psicoterápico para que ele possa se auto ajudar fazendo com que o mesmo mude o comportamento diante do problema, como também participar de grupos de ajuda mutua ( DASA - Dependentes de Amor e Sexo Anônimos ).
Regina Celia Verissimo
Psicologa Clinica / Psicoterapeuta Sexual
CRP- 06/48809-1
Nenhum comentário:
Postar um comentário