Origens da palavra Ciúmes. A palavra “jealous” em inglês vem da palavra “jalousie” que é uma derivação da palavra francesa “jaloux”. A palavra “jaloux” está relacionada com a palavra “zelous” que significa cheio de zelo.
Existem vários tipos de ciúmes, no entanto os mais comuns são aqueles sentidos e vividos dentro de uma relação amorosa. Dentro dessa mesma relação podem existir o " ciúmes bons " e os " ciúmes maus ", sendo de suma importância saber distinguir e procurar lidar adequadamente com ambos,.
O ciúmes exagerado está relacionado com a falta de confiança no parceiro ( a ) ou em sí próprio. O ciúmes é o meio-termo entre o amor e o ódio, podendo tornar-se patológico chegando a transformar-se em uma obsessão. "Essa enfermidade a que os amantes chamam de ciúme, e a que melhor chamariam desespero raivoso, tem por componentes a inveja e o menosprezo. Quando tal enfermidade domina a alma enamorada, não existe ponderação que a sossegue, nem remédio que a possa curar".
Uma insatisfação aparentemente sem motivos toma conta da pessoa ciumenta que passa a acreditar, mesmo que não seja real, estar perdendo a atenção, carinho, dedicação, etc. do seu parceiro ( a ). No relacionamento afetivo quando o ciúmes se instala, qualquer coisa será motivo para nascer um espiríto de competição e disputa, fazendo com que a pessoa que sente o ciúmes, que num outro momento que apresentava ser dócil, compreensiva e companheira, torna-se áspera, agressiva podendo a partir daí destruir essa convivência pois, envolvida em seus ciúmes doentio ou pelo medo de experimentar o abandono pelo parceiro ( a ), chegam ao cúmulo de privar o objeto amado do direito de ter uma vida normal, tornando-se dessa forma patológico quando existe a idéia de posse, sinalizando dessa maneira que as coisas não vão bem com a pessoa que está demonstrando e sentindo o ciúmes.
Casos de ciúmes mais graves: Podem ser curados através de tratamento em Psicoterapia com Psicólogos especializados, para que seja trabalhado a sua auto-estima e valorização da auto-imagem.
Casos de ciúmes mais leves: Com a ajuda do parceiro ( a ), deve-se estabelecer um diálogo, com uma reflexão do que cada um sentem pelo outro e, sobre tudo os acordos que deverão ser feitos, para que possam levar a uma melhoria da relação e que esses aspectos não se torne limitador e pertubador.
Frase de Ciúmes
“O ciúme nasce sempre do amor, mas nem sempre morre com ele.”
- François de la Rochefoucauld (escritor francês do século XVII)
Regina Celia T.Verissimo
Psicóloga Clínica/Psicoterapeuta Sexual
CRP: 06/48809-1
Quem sou eu
- Regina Verissimo
- São Paulo, Brazil
- Antes de falar da minha vida profissional quero dizer que como toda Mulher Contemporânea sou Filha, Amiga, Irmã, Esposa, Mãe dedicada etc. coisa e tal. Procuro viver intensamente e da melhor forma possível, os dias que me são permitidos viver. Como Virginiana, exigo muito de mim e acabo cobrando muito dos outros. Sou detalhista e organizada Em toda minha vida sempre busquei a perfeição e creiam meus queridos, sofria muito com isso. Hoje mais vívida e madura, descobri que a perfeição inexiste, assim sendo, escolhi deixar de sofrer e ser mais feliz !!! Falando do profissionalismo, em 1.989 juntamente com meu esposo ( Médico Urologista ) fundamos a Clínica Uroclin Unidade Urológica e Pronto Socorro S/C Ltda, onde exerço os Cargos: Diretora Administrativa e Coordenadora da mesma. Como Psicóloga Clínica especializei-me em Sexualidade Humama e Terapia Breve de Casais. Atendo Consultas e Avaliações Psicológica com hora marcada à Rua Bom Pastor, 2.606 - Ipiranga-São Paulo - Fones: (11) 2914.6290 / 2914.1219
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário