Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, Brazil
Antes de falar da minha vida profissional quero dizer que como toda Mulher Contemporânea sou Filha, Amiga, Irmã, Esposa, Mãe dedicada etc. coisa e tal. Procuro viver intensamente e da melhor forma possível, os dias que me são permitidos viver. Como Virginiana, exigo muito de mim e acabo cobrando muito dos outros. Sou detalhista e organizada Em toda minha vida sempre busquei a perfeição e creiam meus queridos, sofria muito com isso. Hoje mais vívida e madura, descobri que a perfeição inexiste, assim sendo, escolhi deixar de sofrer e ser mais feliz !!! Falando do profissionalismo, em 1.989 juntamente com meu esposo ( Médico Urologista ) fundamos a Clínica Uroclin Unidade Urológica e Pronto Socorro S/C Ltda, onde exerço os Cargos: Diretora Administrativa e Coordenadora da mesma. Como Psicóloga Clínica especializei-me em Sexualidade Humama e Terapia Breve de Casais. Atendo Consultas e Avaliações Psicológica com hora marcada à Rua Bom Pastor, 2.606 - Ipiranga-São Paulo - Fones: (11) 2914.6290 / 2914.1219

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Puberdade e Desenvolvimento Sexual

A puberdade é um período em que ocorrem mudanças biológicas e fisiológicas marcantes. O corpo desenvolve-se física e mentalmente tonando-se maduro e o adolescente passa a ter capacidade para gerar filhos.


O inicio da fase da puberdade ocorre no sexo masculino entre 10 e 14 anos de idade. Nesse período os níveis de hormônio sexual aumentam e aparecem mudanças chamadas de características sexuais secundarias que são: surgimentos de pelos no púbis, nas axilas e no peito, aumento dos testículos e do pênis, crescimento da barba, voz grossa, ombros mais largos,  odor axilar, alteração no comportamento, tendencia a agressividade, crescimento acelerado, espinhas e acnes,  inicio da produção de espermatozoides, aumento de peso e da estatura.

A puberdade nas meninas começa por volta dos 9 ou 10 anos de idade e é caracterizada pela primeira menstruação ( menarca ), e o desenvolvimento dos órgãos genitais e das mamas. A primeira menstruação ocorre por volta dos 12 anos de idade, ou antes, pois dependem de fatores genéticos, raciais e nutricionais.
Principais características: inicio do ciclo menstrual, alargamento dos ossos da bacia, surgimento de pelos no púbis e nas axilas, odor axilar, crescimento acelerado, espinhas e acnes, aumento na oleosidade da pele e deposito de gordura nas nádegas, nos quadris e nas coxas.

A puberdade também modifica o emocional do adolescente e seu comportamento, principalmente o desejo sexual pois é nesse período que muitos adolescentes começam a ter relações sexuais. É recomendável que ambos procurem recomendação medica, para que se possam tomar os cuidados necessários para que não venham a ocorrer uma gravidez inadequada.



Regina Celia Verissimo
Psicologa Clinica / Psicoterapeuta Sexual
CRP. 06/48809-1

Nenhum comentário:

Postar um comentário