Sim, odores desagradáveis podem indicar que algo não está bem. O pênis é um órgão erétil, que modifica as suas dimensões de forma variável. Homens que não foram circuncidados, o prepúcio costuma abrigar germes que se não lavados adequadamente causam odores ruins.
Muitos homens se esquecem de lavar as mãos após o uso do banheiro, muitos deles também não sabem que é recomendável enxugar o pênis para que essa região não fique molhada ou úmida caso contrário, fica uma porta aberta a proliferação de fungos. Esta orientação e muito outros sobre higiene íntima não são levados a sério por alguns homens o que pode a levar a câncer de pênis.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer ( Inca ), o tumor representa 2% de todos os tipos de câncer que atingem o homem, sendo mais frequente nas regiões Norte e Nordeste. Segundo a Data/SUS, há cerca de mil amputações por ano de órgão. A doença está relacionada às baixas condições socioeconômicas e de informações à má higiene íntima e a homens que não se submeteram à circuncisão ( remoção do prepúcio, pele que reveste a glande- " cabeça do pênis ). O estreitamento do prepúcio é um fator de predisposição ao câncer peniano, assim como a infecção pelo vírus HPV.
No banho o pênis deve ser lavado com muito cuidado e atenção para que seja evitado o mau odor. Para que essa região fique completamente higienizado é necessário retrair o prepúcio (pele que encobre a glande) lavar minuciosamente ao redor da glande com sabonete neutro para retirar todo o esmegma (secreção branca) produzidas pelas glândulas do pênis que se acumula nessa região. Homens que não fizeram cirurgia de fimose, facilita ainda mais o acumulo de sujeiras devendo criar hábitos de lavarem seu órgão com sabão íntimos neutros.
Outro orientação importante é o de lavar o pênis sempre após a relação sexual pois, essa higiene ajuda a remover lubrificante do preservativo que se mistura ao sêmen. Homens que tem relações sexuais sem o uso do preservativo devem fazer a higiene para eliminar resíduo de esperma que se mistura no ato sexual às secreções vaginais. Embora todas essas orientações não garantir uma proteção 100%, lavar as partes íntimas pode diminuir muitas infecções e ou inflamações, sendo que os principais sintomas são: Coceira, Ardor ou dor na glande, Superfície Avermelhada a qual pode apresentar Secreção com odor desagradável.
A falta de higiene íntima dos homens pode ainda acarretar problemas para as suas parceiras. As mulheres devido a sua anatomia ficam mais expostas a fungos e bactérias e podem contrair doenças com mais facilidade.
Regina Celia T.Verissimo
Psicóloga Clínica/Psicoterapeuta Sexual
CRP- 06/48809-1
Quem sou eu
- Regina Verissimo
- São Paulo, Brazil
- Antes de falar da minha vida profissional quero dizer que como toda Mulher Contemporânea sou Filha, Amiga, Irmã, Esposa, Mãe dedicada etc. coisa e tal. Procuro viver intensamente e da melhor forma possível, os dias que me são permitidos viver. Como Virginiana, exigo muito de mim e acabo cobrando muito dos outros. Sou detalhista e organizada Em toda minha vida sempre busquei a perfeição e creiam meus queridos, sofria muito com isso. Hoje mais vívida e madura, descobri que a perfeição inexiste, assim sendo, escolhi deixar de sofrer e ser mais feliz !!! Falando do profissionalismo, em 1.989 juntamente com meu esposo ( Médico Urologista ) fundamos a Clínica Uroclin Unidade Urológica e Pronto Socorro S/C Ltda, onde exerço os Cargos: Diretora Administrativa e Coordenadora da mesma. Como Psicóloga Clínica especializei-me em Sexualidade Humama e Terapia Breve de Casais. Atendo Consultas e Avaliações Psicológica com hora marcada à Rua Bom Pastor, 2.606 - Ipiranga-São Paulo - Fones: (11) 2914.6290 / 2914.1219
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário