Para termos um envelhecimento saudável, os cuidados com a saúde são decisivos para que o declínio funcional na terceira idade seja o menor possível. Nunca é tarde para mudarmos nossos hábitos de saúde. Envelhecer é um processo natural do ser humano e algo que está cada vez mais evidente no Brasil e no mundo. De acordo com as projeções da Organização Mundial de Saúde ( OMS ), a nossa população de idosos será duas vezes maior em um quarto de século. Isto quer dizer que no ano de 2025 o Brasil terá 33 milhões de idosos. Assim, o crescimento da população de idosos exigirá novas políticas de saúde de caráter multidisciplinar a prevenção das morbidades ligadas ao envelhecimento.
Velhice nunca foi sinônimo de doença pois é perfeitamente possível ser uma pessoa ativa, feliz e saudável depois dos 60 anos. Para tanto, é importante mantermos a nossa capacidade funcional e termos condições físicas e saúde mental para desfrutarmos da vida com autonomia e independência, ou seja, com qualidade de vida.
O cérebro é um órgão que precisa ser estimulado sempre e o tempo todo para que funcione adequadamente de forma que a memória não sofra falhas nos momentos mais comuns e nos assuntos mais simples. À medida que a idade avança, há uma tendência ao esquecimento principalmente dos assuntos mais recentes.É nesta hora que os exercícios ajudam e muito. Precisamos entender que os cinco sentidos tem tarefa importantíssima para que a nossa memória funcione adequadamente, propiciando as associações e recordações necessárias em nosso dia a dia. A inatividade e o ato de fazer as coisas sempre da mesma maneira são dois grandes inimigos e deixam o cérebro preguiçoso.
Quando se é jovem está no auge de sua capacidade funcional. Correr, se exercitar, trabalhar, ler, sair para se divertir, enfim, não faltam saúde e disposição para as atividades do cotidiano. Uma estabilidade física prossegue nas décadas seguintes até que, por volta dos 45 anos, nosso organismo começa a apresentar uma queda na sua capacidade funcional.
Esta queda pode ser maior ou menor de acordo com os hábitos de vida que desenvolvemos ao longo dos anos. Por isso é importante desde cedo buscarmos hábitos saudáveis, ter uma alimentação balanceada, evitar o cigarro e as bebidas alcoólicas, praticar exercícios regularmente, sob orientação médica e fazer exames de avaliação de saúde periódicos.
Regina Celia T.Verissimo
Psicóloga Clínica/ Psicoterapeuta Sexual
CRP- 06/4809--1
Quem sou eu
- Regina Verissimo
- São Paulo, Brazil
- Antes de falar da minha vida profissional quero dizer que como toda Mulher Contemporânea sou Filha, Amiga, Irmã, Esposa, Mãe dedicada etc. coisa e tal. Procuro viver intensamente e da melhor forma possível, os dias que me são permitidos viver. Como Virginiana, exigo muito de mim e acabo cobrando muito dos outros. Sou detalhista e organizada Em toda minha vida sempre busquei a perfeição e creiam meus queridos, sofria muito com isso. Hoje mais vívida e madura, descobri que a perfeição inexiste, assim sendo, escolhi deixar de sofrer e ser mais feliz !!! Falando do profissionalismo, em 1.989 juntamente com meu esposo ( Médico Urologista ) fundamos a Clínica Uroclin Unidade Urológica e Pronto Socorro S/C Ltda, onde exerço os Cargos: Diretora Administrativa e Coordenadora da mesma. Como Psicóloga Clínica especializei-me em Sexualidade Humama e Terapia Breve de Casais. Atendo Consultas e Avaliações Psicológica com hora marcada à Rua Bom Pastor, 2.606 - Ipiranga-São Paulo - Fones: (11) 2914.6290 / 2914.1219
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário