Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, Brazil
Antes de falar da minha vida profissional quero dizer que como toda Mulher Contemporânea sou Filha, Amiga, Irmã, Esposa, Mãe dedicada etc. coisa e tal. Procuro viver intensamente e da melhor forma possível, os dias que me são permitidos viver. Como Virginiana, exigo muito de mim e acabo cobrando muito dos outros. Sou detalhista e organizada Em toda minha vida sempre busquei a perfeição e creiam meus queridos, sofria muito com isso. Hoje mais vívida e madura, descobri que a perfeição inexiste, assim sendo, escolhi deixar de sofrer e ser mais feliz !!! Falando do profissionalismo, em 1.989 juntamente com meu esposo ( Médico Urologista ) fundamos a Clínica Uroclin Unidade Urológica e Pronto Socorro S/C Ltda, onde exerço os Cargos: Diretora Administrativa e Coordenadora da mesma. Como Psicóloga Clínica especializei-me em Sexualidade Humama e Terapia Breve de Casais. Atendo Consultas e Avaliações Psicológica com hora marcada à Rua Bom Pastor, 2.606 - Ipiranga-São Paulo - Fones: (11) 2914.6290 / 2914.1219

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Envelhecer de forma Saudável !!!

Para termos um envelhecimento saudável, os cuidados com a saúde são decisivos para que o declínio funcional na terceira idade seja o menor possível. Nunca é tarde para mudarmos nossos hábitos de saúde. Envelhecer é um processo natural do ser humano e algo que está cada vez mais evidente no Brasil e no mundo. De acordo com as projeções da Organização Mundial de Saúde ( OMS ), a nossa população de idosos será duas vezes maior em um quarto de século. Isto quer dizer que no ano de 2025 o Brasil terá 33 milhões de idosos. Assim, o crescimento da população de idosos exigirá novas políticas de saúde de caráter multidisciplinar a prevenção das morbidades ligadas ao envelhecimento.

Velhice nunca foi sinônimo de doença pois é perfeitamente possível ser uma pessoa ativa, feliz e saudável depois dos 60 anos. Para tanto, é importante mantermos a nossa capacidade funcional e termos condições físicas e saúde mental para desfrutarmos da vida com autonomia e independência, ou seja, com qualidade de vida.

O cérebro é um órgão que precisa ser estimulado sempre e o tempo todo para que funcione adequadamente de forma que a memória não sofra falhas nos momentos mais comuns e nos assuntos mais simples. À medida que a idade avança, há uma tendência ao esquecimento principalmente dos assuntos mais recentes.É nesta hora que os exercícios ajudam e muito. Precisamos entender que os cinco sentidos tem tarefa importantíssima para que a nossa memória funcione adequadamente, propiciando as associações e recordações necessárias em nosso dia a dia. A inatividade e o ato de fazer as coisas sempre da mesma maneira são dois grandes inimigos e deixam o cérebro preguiçoso.                                                              

Quando se é jovem está no auge de sua capacidade funcional. Correr, se exercitar, trabalhar, ler, sair para se divertir, enfim, não faltam saúde e disposição para as atividades do cotidiano. Uma estabilidade física prossegue nas décadas seguintes até que, por volta dos 45 anos, nosso organismo começa a apresentar uma queda na sua capacidade funcional.

Esta queda pode ser maior ou menor de acordo com os hábitos de vida que desenvolvemos ao longo dos anos. Por isso é importante desde cedo buscarmos hábitos saudáveis,  ter uma alimentação balanceada, evitar o cigarro e as bebidas alcoólicas, praticar exercícios regularmente, sob orientação médica e fazer exames de avaliação de saúde periódicos.



Regina Celia T.Verissimo
Psicóloga Clínica/ Psicoterapeuta Sexual
CRP- 06/4809--1

Nenhum comentário:

Postar um comentário