A duração média de um abraço entre duas pessoas é de 3 segundos, entretanto os pesquisadores descobriram algo fantástico: Quando um abraço dura 20 segundos ocorre um efeito terapêutico sobre o corpo e a mente. A razão é que um abraço sincero produz um hormônio chamado " Oxitocina ", também conhecido como hormônio do amor. Esta substância tem muitos benefícios em nossa saúde física e mental, ajuda-nos entre outras coisas, a relaxar, produzir sentimento de segurança e acalmar nossos medos e ansiedades. Este maravilhoso calmante é oferecido de forma gratuita cada vez que temos uma pessoa em nossos braços, seja uma criança, nossos bichos de estimação, quando dançamos com nosso parceiro ou quando fazemos o papel de ombro amigo nas horas mais difíceis. Existe uma magia, algo muito poderoso em nossos braços que faz alguém se sentir amado, amparado e acolhido com esse simples gesto.
Estudiosos do assunto e a própria ciência diz que esse toque é de suma importância e diversas experiências demonstraram que o toque humano à qual pode ser realizado através de um abraço caloroso e acolhedor, podem desencadear alterações fisiológicas que podem ser mensuradas naquele que toca e em quem é tocado.
O simples ato de abraçar podem diminuir o nível de hormônios ligados ao estresse significando saúde para todos. Segundo Estudo da Universidade da Carolina do Norte (EUA), este contato físico pode aumentar a longevidade protegendo pessoas emocionalmente machucadas, como também, as que sofrem de solidão.Por isto deveríamos seguir o que os Orientais dizem que quando abraçarmos uma pessoa querida a quem amamos, devemos fazer da seguinte forma:
Inspirando e expirando três vezes sua felicidade se multiplicará pelo menos dez vezes;
Que o efeito terapêutico do abraço é inegável e que diante disso não podemos esperar para abraçarmos a quem queremos bem;
Se você estiver sentindo um vazio interior, tente abraçar seu amigo (a) deslizando delicadamente as mãos sobre as costas dele (a) para que o possa sentir junto a você;
Nos momentos de dor e de alegria é que vemos o bem que um grande e demorado abraço nos causa.
Sendo assim vamos adotar a prática saudável do abraço, vamos abraçar sempre ... vamos abraçar muito ... vamos tocar mais uns aos outros para potencializarmos cada vez mais o nosso bem estar físico, emocional e espiritual.
Sendo assim vamos adotar a prática saudável do abraço, vamos abraçar sempre ... vamos abraçar muito ... vamos tocar mais uns aos outros para potencializarmos cada vez mais o nosso bem estar físico, emocional e espiritual.
Regina Celia T.Verissimo
Psicologa Clínica/Psicoterapeuta Sexual
CRP-06/48809-1
Nenhum comentário:
Postar um comentário