Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, Brazil
Antes de falar da minha vida profissional quero dizer que como toda Mulher Contemporânea sou Filha, Amiga, Irmã, Esposa, Mãe dedicada etc. coisa e tal. Procuro viver intensamente e da melhor forma possível, os dias que me são permitidos viver. Como Virginiana, exigo muito de mim e acabo cobrando muito dos outros. Sou detalhista e organizada Em toda minha vida sempre busquei a perfeição e creiam meus queridos, sofria muito com isso. Hoje mais vívida e madura, descobri que a perfeição inexiste, assim sendo, escolhi deixar de sofrer e ser mais feliz !!! Falando do profissionalismo, em 1.989 juntamente com meu esposo ( Médico Urologista ) fundamos a Clínica Uroclin Unidade Urológica e Pronto Socorro S/C Ltda, onde exerço os Cargos: Diretora Administrativa e Coordenadora da mesma. Como Psicóloga Clínica especializei-me em Sexualidade Humama e Terapia Breve de Casais. Atendo Consultas e Avaliações Psicológica com hora marcada à Rua Bom Pastor, 2.606 - Ipiranga-São Paulo - Fones: (11) 2914.6290 / 2914.1219

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Sexo, Sexualidade e suas Múltiplas Fases ...

Compreende-se por sexo um conjunto de característica genéticas somáticas, comportamentais e psicossociais que caracterizam um ser humano como do sexo masculino e feminino, enquanto que a sexualidade é um conjunto de sensações eróticas e prazerosas oriundas dos órgãos dos sentidos, e se manifesta em todas as fases do ser humano.

Na resposta sexual humana irá manifestar as reações físicas e psíquicas frente a um estímulo sexual, a qualquer ação junto ao Sistema Nervoso Central - SNC que provoque sua erotização, que pode ser tátil, visual ou olfativa:
 O estímulo tátil é aquele que se inicia na pele, o que nos dá total liberdade, sem dizer que a pele também é um órgão sexual. Existem algumas áreas da pele que são mais erotizantes como a boca, os mamilos, etc ...

 O estímulo visual é aquele que estimula o SNC, através da visão que é mais comum no homem do que na mulher.

 O estímulo olfativo é aquele obtido através do olfato. Na estimulação sexual o olfato é muito importante, uma vez que existem glândulas espalhadas pela pele, e em especial na região peri anal e peri genital que secretam substâncias que estimulam o SNC para a sexualidade. Estas substâncias não possuem odor, que é uma sensação consciente, sendo que o estímulo causado por eles é inconsciente e se manifesta através da conduta sexual.

A resposta sexual humana  constituem em 4 fases que são: Desejo, Excitação, Orgasmo e Resolução.                                                                                                                                                                                    Fase do Desejo: Nesta fase estão presente os estímulos citados acima, além de ser necessário outras condições de grande importância, como a integridade anatômica e funcional dos órgãos genitais, equilíbrio psicossocial, como também, o comportamento e a qualificação do parceiro ou da parceira.

 Fase da Excitação: Já aqui ocorrem modificações orgânicas, sendo as mais significativas e evidentes a ereção do pênis e a lubrificação vaginal. Estas manifestações ocorrem pela vasocongestão pélvica. Nesta fase os estímulos erógenos mantém e ampliam a excitação, que num crescente atinge determinado ponto que estimula o centro do prazer cerebral desencadeando a próxima fase que conhecemos chamado orgasmo.

Fase do Orgasmo: Aqui ocorre uma série de fenômenos orgânicos, acompanhadas de intensa sensação de prazer, Facilmente observa-se contrações musculares, alterações cardiorespiratória e contrações da musculatura peri genital tanto no homem como na mulher. No homem o orgasmo é acompanhado da ejaculação, que é a emissão do sêmen. Em algumas mulheres é a estimulação da área clitoriana que irá desencadear o orgasmo pois, o clitóris é o condutor e transmissor da sensação erótica. Já no homem a glande e o prepúcio do pênis que resulta no reflexo do orgasmo.

Fase da Resolução: Esta é a fase final do ciclo sexual que é caracterizado por um relaxamento muscular que em poucos minutos as pulsações, pressão arterial e respiração voltam ao estado normal. No homem após o orgasmo e ejaculação experimentam um período chamado refratário, o qual muito desses homens não respondem a estimulação e, quanto mais velho, mais tempo levará esta recuperação. As mulheres não possuem este período refratário pois, quando continuam a serem estimuladas algumas delas tem facilidade de obter outros orgasmos chamados de orgasmos múltiplos, enquanto outras se satisfazem com um só. Outras mulheres relatam que se sentem bem com a intimidade sexual vinda da relação, mesmo quando não tem orgasmo.


Regina Celia T.Verissimo
Psicóloga Clinica/Psicoterapeuta Sexual
CRP:06/48809-1
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário