Compreende-se por sexo um conjunto de característica genéticas somáticas, comportamentais e psicossociais que caracterizam um ser humano como do sexo masculino e feminino, enquanto que a sexualidade é um conjunto de sensações eróticas e prazerosas oriundas dos órgãos dos sentidos, e se manifesta em todas as fases do ser humano.
Na resposta sexual humana irá manifestar as reações físicas e psíquicas frente a um estímulo sexual, a qualquer ação junto ao Sistema Nervoso Central - SNC que provoque sua erotização, que pode ser tátil, visual ou olfativa:
O estímulo tátil é aquele que se inicia na pele, o que nos dá total liberdade, sem dizer que a pele também é um órgão sexual. Existem algumas áreas da pele que são mais erotizantes como a boca, os mamilos, etc ...
O estímulo visual é aquele que estimula o SNC, através da visão que é mais comum no homem do que na mulher.
O estímulo olfativo é aquele obtido através do olfato. Na estimulação sexual o olfato é muito importante, uma vez que existem glândulas espalhadas pela pele, e em especial na região peri anal e peri genital que secretam substâncias que estimulam o SNC para a sexualidade. Estas substâncias não possuem odor, que é uma sensação consciente, sendo que o estímulo causado por eles é inconsciente e se manifesta através da conduta sexual.
A resposta sexual humana constituem em 4 fases que são: Desejo, Excitação, Orgasmo e Resolução. Fase do Desejo: Nesta fase estão presente os estímulos citados acima, além de ser necessário outras condições de grande importância, como a integridade anatômica e funcional dos órgãos genitais, equilíbrio psicossocial, como também, o comportamento e a qualificação do parceiro ou da parceira.
Fase da Excitação: Já aqui ocorrem modificações orgânicas, sendo as mais significativas e evidentes a ereção do pênis e a lubrificação vaginal. Estas manifestações ocorrem pela vasocongestão pélvica. Nesta fase os estímulos erógenos mantém e ampliam a excitação, que num crescente atinge determinado ponto que estimula o centro do prazer cerebral desencadeando a próxima fase que conhecemos chamado orgasmo.
Fase do Orgasmo: Aqui ocorre uma série de fenômenos orgânicos, acompanhadas de intensa sensação de prazer, Facilmente observa-se contrações musculares, alterações cardiorespiratória e contrações da musculatura peri genital tanto no homem como na mulher. No homem o orgasmo é acompanhado da ejaculação, que é a emissão do sêmen. Em algumas mulheres é a estimulação da área clitoriana que irá desencadear o orgasmo pois, o clitóris é o condutor e transmissor da sensação erótica. Já no homem a glande e o prepúcio do pênis que resulta no reflexo do orgasmo.
Fase da Resolução: Esta é a fase final do ciclo sexual que é caracterizado por um relaxamento muscular que em poucos minutos as pulsações, pressão arterial e respiração voltam ao estado normal. No homem após o orgasmo e ejaculação experimentam um período chamado refratário, o qual muito desses homens não respondem a estimulação e, quanto mais velho, mais tempo levará esta recuperação. As mulheres não possuem este período refratário pois, quando continuam a serem estimuladas algumas delas tem facilidade de obter outros orgasmos chamados de orgasmos múltiplos, enquanto outras se satisfazem com um só. Outras mulheres relatam que se sentem bem com a intimidade sexual vinda da relação, mesmo quando não tem orgasmo.
Regina Celia T.Verissimo
Psicóloga Clinica/Psicoterapeuta Sexual
CRP:06/48809-1
Quem sou eu
- Regina Verissimo
- São Paulo, Brazil
- Antes de falar da minha vida profissional quero dizer que como toda Mulher Contemporânea sou Filha, Amiga, Irmã, Esposa, Mãe dedicada etc. coisa e tal. Procuro viver intensamente e da melhor forma possível, os dias que me são permitidos viver. Como Virginiana, exigo muito de mim e acabo cobrando muito dos outros. Sou detalhista e organizada Em toda minha vida sempre busquei a perfeição e creiam meus queridos, sofria muito com isso. Hoje mais vívida e madura, descobri que a perfeição inexiste, assim sendo, escolhi deixar de sofrer e ser mais feliz !!! Falando do profissionalismo, em 1.989 juntamente com meu esposo ( Médico Urologista ) fundamos a Clínica Uroclin Unidade Urológica e Pronto Socorro S/C Ltda, onde exerço os Cargos: Diretora Administrativa e Coordenadora da mesma. Como Psicóloga Clínica especializei-me em Sexualidade Humama e Terapia Breve de Casais. Atendo Consultas e Avaliações Psicológica com hora marcada à Rua Bom Pastor, 2.606 - Ipiranga-São Paulo - Fones: (11) 2914.6290 / 2914.1219
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário