A ciência vem buscando ao longo do tempo desvendar as modificações que ocorre em nosso corpo quando realmente nos apaixonamos pois, tudo começa quando duas pessoas cruzam seus olhares e de alguma forma a vida de ambos muda a partir daí e a vontade de ficarem juntos o tempo todo é iminente. Alguns especialistas alertam que apaixonar-se demasiadamente pode ser um vicio. Estar apaixonado é como estar "drogado " no bom sentido pois, muitos não conseguem parar de pensar no seu amado ( a ), na qual o nível de obsessão é muitas vezes comparado com o de transtorno obsessivo-compulsivo.
Quando estamos apaixonados os corpos involuntariamente se inclinam na direção da pessoa amada. É uma manifestação física do desejo do cérebro para a intimidade emocional. Acontecem inúmeras explosões químicas dentro do nosso corpo provocando intensas reações psicológicas e fisiológicas, talvez as mais intensas que um organismo humano possa ter, Os cinco sentidos passam por transformações pois, a visão, o olfato e o tato ficam mais eriçados. O beijo, o cheiro, o ciúme, o carinho, a primeira relação sexual sendo que, para todos esses momentos a ciência tem uma explicação. Ao contrário do que muitos imaginam não é o coração o principal órgão neste processo e sim o cérebro que está no centro principal. Há diversas substâncias como hormônios e neurotransmissores que são responsáveis pelas inúmeras sensações que o estar apaixonado proporciona.
CONHEÇAM SINAIS QUE O CORPO MOSTRA QUANDO ALGUÉM ESTA APAIXONADO:
- Os vasos sanguíneos do estômago se contraem e ocorre o frio na barriga;
- Ocorre o descompasso de pensamentos e falar fica mais difícil;
- A pessoa quer a todo momento estar ao lado da pessoa amada;
- O coração bate mais forte e parece que vai explodir;
- A pessoa fica com a voz mais sedutora e excitante;
- Os toques na pele ativa o sistema de recompensa resultando em prazer;
- A pele do rosto ganha tons mais rosados;
- As pupilas delatam quando vemos a pessoa amada;
- O cheiro da pessoa amada é um bálsamo estimulante.
É bom estarmos cientes que esses sentimentos não duram para sempre e sim de 12 à 48 meses mas, não se preocupem, pois o amor não acaba aqui, e sim um tipo diferente e mais duradouro de amar. Esse é tempo necessário para fortalecer a união, de se verem como realmente são e se a relação adquiriu um forte e duradouro suporte.
Regina Celia T.Verissimo
Psicóloga Clínica/ Psicoterapeuta Sexual
CRP: 06/48809-1
Quem sou eu
- Regina Verissimo
- São Paulo, Brazil
- Antes de falar da minha vida profissional quero dizer que como toda Mulher Contemporânea sou Filha, Amiga, Irmã, Esposa, Mãe dedicada etc. coisa e tal. Procuro viver intensamente e da melhor forma possível, os dias que me são permitidos viver. Como Virginiana, exigo muito de mim e acabo cobrando muito dos outros. Sou detalhista e organizada Em toda minha vida sempre busquei a perfeição e creiam meus queridos, sofria muito com isso. Hoje mais vívida e madura, descobri que a perfeição inexiste, assim sendo, escolhi deixar de sofrer e ser mais feliz !!! Falando do profissionalismo, em 1.989 juntamente com meu esposo ( Médico Urologista ) fundamos a Clínica Uroclin Unidade Urológica e Pronto Socorro S/C Ltda, onde exerço os Cargos: Diretora Administrativa e Coordenadora da mesma. Como Psicóloga Clínica especializei-me em Sexualidade Humama e Terapia Breve de Casais. Atendo Consultas e Avaliações Psicológica com hora marcada à Rua Bom Pastor, 2.606 - Ipiranga-São Paulo - Fones: (11) 2914.6290 / 2914.1219
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário